Nesse artigo, descubra por que seu peixe Oscar não está comendo e aprenda como solucionar esse problema para mantê-lo saudável e feliz.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Embora o peixe Oscar (Astronotus ocellatus) não seja um animal muito exigente em relação à alimentação, com o tempo ele pode apresentar alguns probleminhas na hora de comer. Se você perceber que seu Oscar não está comendo nenhum tipo de alimento, então precisará ficar de olho nele.
O Oscar é um peixe onívoro e há muitos alimentos que esse carinha pode comer. Uma grande parte de sua dieta deve consistir de alimentos ricos em proteínas como, por exemplo, larvas de insetos, pedaços de frango, coração de boi e rações para peixes carnívoros.
Pequenas quantidades de vegetais e frutas devem complementar sua dieta 3 – 4 vezes por semana. Por mais simples que pareça, isso pode se tornar um problema. Os problemas geralmente ocorrem quando seus donos oferecem alimentos de baixa qualidade, superalimentam ou não preparam a comida de forma adequada.
No entanto, o peixe Oscar pode não estar comendo por conta de doenças ou problemas relacionados ao estresse. Nesse artigo, confira por que seu peixe Oscar não está comendo e aprenda a solucionar esse problema o mais rápido possível para mantê-lo saudável e feliz.
Por que meu peixe Oscar não está comendo?
Há vários motivos que podem fazer com que seu peixe Oscar pare de comer, como alterações no ambiente em que vive, más condições de água, estresse devido à companheiros agressivos, doenças, parasitas ou simplesmente por que ele não gosta da comida que você oferece.
Manter um peixe Oscar em casa pode ser simples para quem possui um certo grau de experiência no hobby. Existem algumas coisas tão óbvias que podem ainda não ser muito claras para um iniciante. No entanto, às vezes, até mesmo criadores mais experientes podem cair em um ou mais erros sobre os quais falaremos abaixo.
Veja também:
O importante é entender que fornecer aos peixes uma dieta bem equilibrada às vezes não é suficiente. Existem também inúmeros fatores ambientais que podem afetar sua saúde. Se eles estiverem sob estresse, por exemplo, irão recusar a comida.
O problema com a alimentação pode ser causado por outros tipos de mal-estar como doenças ou parasitas. Então, vamos ver quais são os principais fatores que podem afetar a alimentação do peixe Oscar.
1. Um ambiente novo
Infelizmente, o peixe Oscar não vai se sentir em casa logo após você adicioná-lo ao aquário. Ele precisa de tempo para se adaptar ao seu novo ambiente. Mesmo que você tenha feito o impossível para montar um aquário perfeito para ele, ainda assim será uma experiência estressante para o peixe.
É completamente normal que ele não queira comer até se acostumar. Na natureza, vagar por áreas subaquáticas inexploradas significa que pode haver várias ameaças. Pode haver predadores à espreita, procurando por peixes desprevenidos.
Com o tempo, o Oscar perceberá que não há nada a temer e que esse ambiente novo é um território seguro para ele. Enquanto isso, você pode tentar alimentá-lo sem maiores problemas e coletar os restos de comida que ficarem no fundo do aquário.
Veja também:
2. O peixe não gosta da comida
Uma coisa que você deve saber é que o peixe Oscar precisa ser alimentado com alimentos de alta qualidade. Se até o peixe sabe que o alimento é ruim, então você já deve imaginar a qualidade do alimento que está oferecendo para ele. Há muitas rações baratas por aí, mas procure evitá-las!
O peixe Oscar pode até comer algumas rações mais baratas, mas infelizmente elas não serão boas para manter sua saúde. O peixe também pode não comer a ração por que ela está vencida. Além de verificar o valor nutricional na embalagem, você deve verificar também a data de validade.
Alguns legumes, frutas e alimentos ricos em proteínas devem estar sempre limpos. Você precisa prepará-los removendo suas cascas e lavando-os em água corrente. Ao fazer isso, você remove possíveis bactérias ou partes do alimento que não são comestíveis.
Abaixo, listarei algumas das melhores rações disponíveis para o peixe Oscar. Caso queira comprá-las, basta clicar nos links:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Ração Tropical Cichlid & Arowana | Ração que desenvolve a coloração dos animais; A vitamina C presente ajuda a reforçar o sistema imunológico dos peixes; Embalagem: 90g |
Comprar na Amazon | |
Jbl NovoStick | Ração nutritiva e de fácil digestão para todas as espécies de peixes; Indicada principalmente para ciclídeos carnívoros; Embalagem: 110g |
Comprar na Amazon | |
Alcon Carnívoros | Nutrição para peixes carnívoros de água doce; Contém nutrientes que favorecem a flora intestinal dos peixes; Embalagem: 90g |
Comprar na Amazon |
3. Parâmetros de água incorretos
Quando os parâmetros da água do aquário não estão de acordo com a necessidade do peixe Oscar, pode acabar causando muito estresse ao animal. Você precisa realizar trocas parciais de água todas as semanas para mantê-la com uma boa qualidade. O peixe Oscar prefere que a temperatura da água varie entre 22 – 28°C.
Além disso, o pH deve ficar entre 6.5 e 7.5 e a dureza entre 5 – 20 KH. Grandes mudanças nesses parâmetros podem causar estresse no peixe e fazer com que ele perca o apetite.
Veja também:
4. Companheiros de aquário incompatíveis
Companheiros de aquário incompatíveis podem estar ameaçando seu peixe Oscar e causando um estresse enorme. Se você o mantiver junto de peixes maiores que também sejam agressivos ou territoriais, é bem provável que ele fique no canto e pare de comer.
Não é raro que esses tipos de companheiros ataquem e machuquem o Oscar. Estar sempre com medo reduz seu apetite porque ele está sempre acuado e fugindo de seus companheiros. Em um ambiente fechado, o animal precisa se sentir seguro.
É por isso que é muito importante escolher os companheiros de aquário certos para o peixe Oscar. Se eles são muito pequenos e passivos, o Oscar pode ser o único a intimidá-los, o que também não é bom.
Veja também:
5. Seu peixe está doente
O Oscar adora se alimentar de peixes menores. Além dos alimentos congelados, você deve alimentá-los de vez em quando com peixes alimentadores. Agora, o problema com o peixe alimentador é que você pode cair no erro de não obtê-lo de fontes confiáveis.
Por exemplo, a maneira como muitos criadores criam guppies ou kinguios é que eles fazem isso em grandes quantidades. Eles mantêm todos esses peixes juntos e podem fazer com que vários deles carreguem parasitas e outros tipos de doenças. Ao comprar qualquer tipo de peixe alimentador, seu Oscar pode ser infectado.
Veja também:
Quando se trata desse tipo de alimento, a melhor alternativa é criá-los em casa. Além disso, o peixe não comer pode ser um sinal de que esteja doente. Confira nossa lista com as doenças mais comuns em peixes de aquário e verifique se o seu Oscar apresenta alguma delas. Então, trate-o de forma adequada e você terá um peixe saudável e feliz por muitos anos.
Conclusão
Podemos concluir que há muitos problemas por trás da falta de vontade do seu peixe Oscar de comer qualquer tipo de alimento. No geral, ele é um peixe bastante faminto e você não deve ter problemas com a alimentação. Entretanto, manter a água limpa, uma dieta saudável e parâmetros de água ideais ajudam a prevenir doenças e quaisquer outros problemas.
Então, se o seu peixe Oscar não quer comer, pode ter certeza de que está faltando alguma coisa. Portanto, certifique-se de passar por cada um dos pontos que listamos acima e você descobrirá a causa do problema.
1 comentário
Às suas dicas foi muito útil, estou preocupada meu Oscar não quer comer, já tem bastante dias, comprei peixes menores, comeu só um pouquinho