Por qual motivo meus peixes estão se esfregando nas decorações do aquário? Será que pode ser alguma doença ou más condições da água?
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Os peixes podem se esfregar nas decorações do aquário por inúmeros motivos. Dependendo do ambiente em que estão, podem se esfregar em plantas, rochas, equipamentos e até mesmo decorações artificiais. No entanto, os peixes costumam fazer isso quando estão estressados ou desconfortáveis.
Esse problema pode estar relacionado a uma doença ou más condições da água. Então, continue lendo esse artigo para entender um pouco mais sobre esse assunto.
Por que meus peixes estão se esfregando nas decorações do aquário?
Abaixo, listarei alguns dos principais motivos que podem fazer com que seus peixes se esfreguem nas decorações. Lembre-se que alguns deles podem ser bem preocupantes!
Veja também:
1. Alta concentração de metais pesados
Realizar trocas parciais de água em excesso pode fazer com que seus peixes comecem a se esfregar nas decorações. Às vezes, pode haver uma concentração bem grande de metais como ferro ou cobre na água.
A presença desses elementos podem causar irritação na “pele” dos peixes. Como resultado, é bem provável que eles comecem a se esfregar nas decorações. Eles fazem isso mais para se aliviar da sensação de coceira que podem sentir.
É interessante sempre usar um bom condicionador no aquário para retirar o cloro / cloramina e outros metais pesados da água. Listarei os melhores do mercado para você comprar agora mesmo:
Última atualização em 2025-01-01 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
2. Seus peixes podem estar com parasitas
Peixes que estejam se esfregando com muita frequência podem estar com parasitas. Duas possíveis doenças responsáveis por isso serão mencionadas logo abaixo. Elas são causadas pela presença de diferentes parasitas. Então, observe os sintomas para fazer um diagnóstico correto.
2.1 Íctio
O Íctio é uma das doenças mais comuns no aquarismo. O parasita se fixa no corpo, guelras e nadadeiras dos peixes. Como eles possuem cerca de 1 mm de espessura, podem ser vistos a olho nu.
Esses parasitas aparecem nos peixes como pequenos pontos brancos, que se assemelham a grãos de sal. Esta condição é uma doença muito comum. Pode ser por isso que seus peixes estão se esfregando nas decorações do aquário.
Para entender um pouco mais sobre o Íctio e ver os possíveis tratamentos, clique aqui.
Veja também:
2.2 Verme âncora
Pode ter certeza de que seus peixes vão se esfregar nas decorações do aquário se tiverem vermes âncora em seus corpos.
Os vermes se instalam nas guelras dos peixes e causam infecções. A infecção pode ocorrer tanto nas guelras quanto na pele do animal. Além disso, eles também são fáceis de serem localizados, pois se parecem com pequenos fios grudados no corpo do peixe.
Para entender um pouco mais sobre o Verme Âncora e ver os possíveis tratamentos, clique aqui.
3. O aquário não está devidamente ciclado
Os peixes do seu aquário podem se esfregar contra as decorações porque estão em um ambiente instável. Um aquário que não esteja ciclado pode fazer com que eles tenham essa sensação. É provável que isso também aconteça quando você realiza trocas parciais de água em excesso, causando variações nos parâmetros dela.
A ciclagem em um aquário envolve a criação de um ambiente equilibrado para os peixes, trazendo os níveis de amônia e nitrito a zero.
O aumento dos níveis de amônia e nitrito podem ser prejudiciais para os animais do aquário. Na verdade, pode ser até mesmo fatal para eles. Então, caso estejam enfrentando uma situação parecida, os peixes podem começar a se esfregar nas decorações e outros equipamentos.
É interessante ter um bom kit de testes para verificar esses parâmetros no seu aquário. Abaixo, listarei os principais testes. Então, caso queira adquiri-los, basta clicar nos links abaixo:
Última atualização em 2025-01-01 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
4. Flutuações no pH e temperatura da água
Níveis muito altos ou baixos de pH podem ser prejudiciais para os peixes. Isso pode torná-los mais suscetíveis a doenças.
Além disso, uma mudança repentina na temperatura também pode trazer grandes problemas para eles. Esse estresse faz com que eles nadem de forma errática e comecem a se coçar nas decorações.
Veja também:
Verifique sempre os valores do pH da sua água. É importante monitorá-lo pois cada espécie necessita de valores diferentes.
Em relação a temperatura, adquira um termostato para que não haja flutuações nesses valores. Então, pensando nisso, vou deixar um link com os melhores termostatos para você comprar agora mesmo. Clique aqui para acessar a lista!
Conclusão
Como você pode ver, as causas mais comuns estão relacionadas a doenças e flutuações nos parâmetros da água do aquário.
Fique atento aos sintomas e consulte um veterinário de confiança para opções de tratamento. É melhor para a saúde dos seus peixes se você tratar as infecções quando elas ainda estão no início. Se você demorar, elas podem se alastrar e causar problemas para todos os peixes do seu aquário!