Por que a minha planta cryptocoryne está derretendo no meu aquário? Há algum motivo para isso acontecer? Tire suas dúvidas nesse artigo!
Você acabou de plantar sua “Cripta” (Cryptocoryne wendtii) no aquário, e ela parece ficar bem nos primeiros dias. Então, percebe que uma ou duas folhas começam a desbotar e derreter. Em alguns casos, elas ficam amareladas, em outros com grandes buracos ou simplesmente começam a murchar. Logo a planta inteira parece desaparecer aos seus olhos. Esse fenômeno pode assustar no começo, mas é muito comum que isso aconteça em um aquário.
A Cryptocoryne wendtii é uma planta muito sensível as grandes mudanças na água, por isso, elas respondem absorvendo as folhas existentes à medida que se ajustam às diferentes condições do aquário. A energia que ganham ao “consumir” as folhas velhas permite que criem novas raízes e folhas que podem mais uma vez reunir os nutrientes e luz necessários para sobreviverem.
Por que minha Cryptocoryne está derretendo?
O derretimento da Cripta ocorre com mais frequência quando acabam de ser colocadas em um aquário. As fazendas onde elas são cultivadas, geralmente as produzem de forma emersa, onde as folhas ficam ao ar livre e apenas as raízes cobertas pela água. Por isso, as folhas são capazes de ter acesso a luz e ao dióxido de carbono (CO2) mais facilmente no ar do que na água. Portanto, esse método permite que elas cresçam mais rápido e bem maiores. O cultivo dessas plantas fora d’água também protege suas folhas de algas, caramujos e outros problemas que possam surgir quando submersas.
Veja também:
Então, quando você compra uma cryptocoryne cultivada de forma emersa e a coloca totalmente debaixo da água, a planta começa a fazer uma transição para que se acostume a absorver luz e CO2 da água. Todas as folhas grossas, largas e emersas começarão a derreter, dando lugar as folhas menores, mais finas e submersas.
Portanto, depois da troca das folhas, certifique-se de que estejam recebendo nutrição através do substrato, de uma boa iluminação, além de fertilização líquida.
O que eu faço com as folhas derretidas?
Se você notar que uma folha está derretendo, corte-a na base do caule perto do substrato. As folhas podres às vezes podem causar picos de amônia ou crescimento de algas, então é melhor removê-las.
Por que minhas Cryptocorynes já estabelecidas ainda estão derretendo?
Às vezes, a cryptocoryne pode derreter de forma aleatória, apesar de crescerem bem nos aquários por muitos meses. Conforme já mencionamos antes, elas são muito suscetíveis as mudanças dentro do aquário, por exemplo:
- Qualidade da água;
- Frequência de trocas parciais de água;
- Localização (evitar mover a planta de lugar);
- Iluminação adequada;
- Fertilização líquida;
- Temperatura;
- Injeção de CO2;
Veja também:
Para que essas plantas possam sobreviver ao período de transição, você pode podar as folhas conforme elas derretem ou aparar todas as folhas ao redor do substrato. Na teoria, esse processo faz com que elas se concentrem apenas em criar novas folhas ao invés de tentar salvar as antigas.
Mantenha o ambiente do aquário o mais estável possível e espere algumas semanas para ver se as folhas voltam a crescer. Além disso, lembre-se de que, enquanto as criptas estão derretendo ou sendo podadas, seu aquário ficará mais sujo e elas podem ficar sujeitas a ter uma proliferação de algas.
Por isso, considere adicionar algumas plantas de crescimento rápido e plantas flutuantes para ajudar a minimizar o crescimento de algas e manter o aquário equilibrado.