Por que será que os camarões do meu aquário não se reproduzem? Nesse artigo, confira alguns dos motivos para esse comportamento!
Criar camarões em um aquário é uma experiência gratificante, tanto para aquaristas iniciantes quanto experientes no hobby. Cuidar da maioria das espécies de camarões de água doce é relativamente simples e, por conta disso, sua popularidade têm aumentado bastante nos últimos anos. No entanto, às vezes as coisas nem sempre saem do jeito que a gente quer. Por exemplo, os camarões podem não se reproduzir ou até mesmo pararem a produção com o tempo. Mas quais são os motivos desse comportamento?
Bom, fique sabendo que há muitas razões pelas quais os camarões não se reproduzem em um aquário. Por exemplo, parâmetros de água incorretos ou instáveis, fatores de estresse, dieta inadequada, idade, proporção de gênero, espécies erradas e etc. Na maioria dos casos, é uma combinação de alguns desses fatores.
Pensando nisso, montamos um artigo que pode ter dar um norte sobre o que está causando esse problema em seu aquário. Aproveite!
Por que os camarões do meu aquário não se reproduzem?
Abaixo, confira alguns dos principais motivos que podem fazer com que os camarões do seu não se reproduzam:
1. Parâmetros de água incorretos
É muito importante pesquisar sobre os parâmetros de água das espécies de camarões que você possui em casa. Você precisa aprender tudo sobre suas necessidades:
- Aprenda as faixas corretas de pH, kH, gH e temperatura para a água dos seus camarões;
- Se você comprou seus camarões há pouco tempo, faça algumas perguntas ao vendedor sobre seu histórico. Por exemplo: os camarões foram criados em cativeiro? Eles são primeira, segunda ou terceira geração? Em quais parâmetros eles foram mantidos? Todas essas perguntas lhe darão uma ideia sobre os parâmetros ideias para criá-los, porque é bem possível que seus camarões já estejam acostumado a parâmetros de água menos “adequados”;
Veja também:
2. O aquário não está ciclado ou totalmente estabilizado
A Ciclagem do aquário envolve uma séria de ações que tornam o ecossistema seguro e não tóxico para os peixes e invertebrados. Uma filtragem biológica eficiente ajuda a converter compostos nitrogenados nocivos (amônia e nitrito) em uma forma menos tóxica (nitrato).
A Ciclagem é o processo mais importante de um aquário. Então, caso você não faça ideia do que ela seja, clique aqui para entendê-la melhor!
Muitos artigos e guias na internet mencionam que depois da Ciclagem você já pode adicionar os camarões. Por mais que pareça tentador, eu recomendo que você espere um pouquinho mais. Várias espécies de camarões são muito sensíveis e, como resultado, suas taxas de reprodução podem ser prejudicadas.
Então, o que fazer nesses casos?
Deixe que o aquário se estabilize um pouco mais. Um aquário estabilizado é um ambiente onde não há quaisquer tipos de oscilações, desde mudanças de temperatura, até pH, amônia ou nitrito.
Quanto tempo eu devo esperar após a Ciclagem?
Sinceramente? Eu recomendaria mais 3 – 4 semanas. Durante esse tempo, o aquário desenvolverá um ecossistema estável com biofilme e algas para seus camarões pastarem.
Veja também:
3. Grandes trocas de água
Grandes trocas de água não são recomendadas para aquários de camarões. As trocas podem ter um efeito direto na reprodução desses pequenos invertebrados.
O principal problema com grandes trocas de água (assumindo que a água nova não contém nenhum produto químico nocivo), é que elas podem afetar, novamente, os principais parâmetros de água. Lembre-se que a estabilidade do aquário é a chave para o sucesso na criação e reprodução de camarões!
4. Fatores de estresse
Os camarões são animais muito sensíveis e se estressam com facilidade. Por exemplo, companheiros de aquário incompatíveis, aclimatação incorreta, má qualidade da água e até mesmo a superalimentação podem causar estresse.
Embora os camarões possam tolerar um único estressor por um curto período de tempo, vários estressores por períodos prolongados definitivamente levarão ao sofrimento, diminuição em sua taxa de crescimento, problemas de muda e também de reprodução.
Portanto, reduzir o estresse não só ajuda a proporcionar uma melhor qualidade de vida, mas também ajuda a melhorar suas taxas de reprodução.
Nota: Tenha em mente que os camarões tendem a ficar no local que eclodiram por vários dias (escondidos na maioria das vezes). Então, talvez eles estejam se reproduzindo, mas você ainda não percebeu.
5. Dieta inadequada (Falta ou excesso de alimentação)
A dieta inadequada é uma outra razão pela qual os camarões não se reproduzem.
É um fato bem conhecido de que os camarões se alimentam de tudo aquilo que encontram pela frente. Eles são uma incrível equipe de limpeza e se alimentam de uma variedade enorme de matéria orgânica que cai no fundo do aquário. Mas por que é tão importante saber sobre sua dieta? Confira abaixo!
Veja também:
5.1 Subalimentação
Ser um animal necrófago também significa que sua dieta não consiste apenas no mesmo tipo de comida todos os dias. Uma dieta para um camarão consiste em uma grande variedade de ingredientes para garantir uma nutrição adequada, uma vida longa e saudável. Como resultado, também terá um efeito direto em suas taxas de reprodução.
Os camarões não se reproduzem se estiverem famintos.
Para melhorar sua taxa de reprodução, precisamos fornecer-lhes uma dieta bem equilibrada. Ao fazer isso, o camarão irá obter todos os microelementos, vitaminas e minerais necessários para seu corpo (inclusive para a produção de ovos).
Portanto, se o aquário não está estabilizado o suficiente e não está tendo algum tipo de crescimento de algas ou biofime para sustentar a alimentação dos camarões, é necessário complementá-la com rações comerciais.
5.2 Superalimentação
Um outro problema grave é a superalimentação. Na verdade, é muito pior do que a subalimentação, porque o camarão pode sobreviver facilmente sem comida por alguns dias antes de começar a ter sua saúde afetada.
A superalimentação deteriora a qualidade da água, causa infecções e doenças e, em geral, os coloca em risco de graves problemas de saúde. Todos esses fatores geram um impacto negativo na fecundidade dos camarões e no sucesso da fertilização.
6. Idade
Dependendo da temperatura, a maioria das espécies de camarões atingem a fase adulta entre 75 e 80 dias. Depois disso, em condições ideais, os camarões bem alimentados estarão prontos para acasalar e se reproduzir dentro de 1 ou 3 dias.
Então, se seus camarões não estão se reproduzindo, é bem provável que eles ainda sejam muito jovens.
Veja também:
7. Proporção de gênero
À medida que a população de camarões cresce em um aquário, às vezes um desequilíbrio nos sexos pode causar problemas de reprodução.
Os resultados de alguns experimentos provaram que o acasalamento múltiplo deixa um grande impacto na saúde das fêmeas, aumentando sua taxa de mortalidade em cerca de 37%. Isso ocorre por dois motivos:
- Há uma enorme troca entre o número de óvulos produzidos e a quantidade de energia (tanto recursos físicos quanto cuidados femininos) colocada em cuidar dos filhotes;
- As fêmeas precisam realizar muda antes do acasalamento, isso torna o corpo macio e flexível, o que possibilita a fertilização. Ao mesmo tempo, elas ficam vulneráveis e absolutamente desprotegidas. Se houver muitos machos, eles podem dominá-las. Considerando o fato delas estarem mais vulneráveis, acaba deixando-as ainda mais estressadas.
Por outro lado, se o número de machos não for suficiente, a taxa de acasalamento bem-sucedida diminui e, com isso, a taxa de reprodução também cai. As fêmeas descartam os ovos não fertilizados e você perde uma boa ninhada em potencial.
Conclusão
Caso os camarões não se reproduzem ou parem de se reproduzir em seu aquário – não se desespere! O aquarismo é um hobby desafiador e, sim, todos cometemos erros!
É importante verificar se tudo está bem em seu aquário. Eu recomendaria começar com seus parâmetros de água e alimentação. Na minha experiência na criação desses pequenos animais, essas são, de longe, as principais causas dos camarões não se reproduzirem nos aquários!