Será que posso colocar um bambu da sorte dentro do meu aquário? Nesse artigo, confira o que descobrimos sobre esse assunto!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Quem não gosta de fuçar no aquário de vez em quando procurando por novas opções e espaços para decorá-lo?
Ter um aquário em casa significa procurar constantemente formas para deixá-lo cada vez mais bonito! Muitos aquaristas, por exemplo, dedicam horas em montagens únicas e funcionais para as mais diferentes espécies que existem, montando biótopos que causam inveja a qualquer um.
Quando o assunto são as plantas, uma das principais preocupações é se elas podem se desenvolver em um aquário e se são seguras para os peixes.
Mas, sabe aquele bambu da sorte que você tem em casa, parecido com esse da foto abaixo?
Então, será que ele pode viver dentro de um aquário sem problemas? Confira o que descobrimos sobre essa interessante planta!
Posso colocar um bambu da sorte dentro do meu aquário?
O bambu da sorte é uma planta em que as pessoas costumam hesitar na hora de investir. A principal preocupação é se eles são adequados para aquários e se podem crescer debaixo d’água.
Mas, para acabar com as suas dúvidas, a resposta é bastante simples – sim, eles podem viver dentro de um aquário!
Veja também:
Essas plantas costumam gerar muita controvérsia se podem ser deixadas completamente submersas ou com apenas as folhas para fora d’água. No entanto, para a maioria dos aquaristas, ambas as opções funcionam de forma eficaz.
Abaixo, listaremos algumas coisinhas que você precisa saber sobre o bambu da sorte e seu cultivo em aquários.
Bambu verdadeiro VS Bambu da Sorte – Qual deles usar?
Existem dois tipos principais de bambu que as pessoas consideram quando pensam nas opções para usar como plantas de aquário.
O que acontece é que o bambu verdadeiro não é uma planta aquática e, portanto, não se dá bem em aquários. Então, o que resta pra gente é o famoso Bambu da Sorte (Dracaena Sanderiana).
Lembre-se de que ele também não é uma planta aquática, mas sua estrutura e forma de crescimento permite que sobrevivam em um aquário.
O Bambu da Sorte é uma planta muito bonita e faz com que seu aquário pareça uma mini floresta – então vale a pena descobrir as diferentes formas de encaixá-lo dentro de um aquário.
Ao contrário de sua contraparte, o bambu verdadeiro, o bambu da sorte não apodrece no aquário.
Como cultivar o bambu da sorte em um aquário?
Existem várias etapas necessárias – bem como um pouco de manutenção – se você quiser um bambu da sorte no aquário.
Mas, como mencionamos lá no começo do post, o apelo estético que ele traz para o aquário pode muitas vezes compensar a energia que você vai investir – além de criar um ambiente divertido para seus peixes nadarem.
Veja também:
Embora muitas pessoas afirmem que você só pode cultivar o bambu da sorte no filtro do aquário, isso não é verdade! Esse tipo de planta pode sobreviver se colocada no filtro apenas naqueles casos em que você tiver medo de adicioná-lo junto aos peixes. Então, vai por mim, você pode adicioná-lo no substrato sem problemas!
Aqueles que cultivam o bambu da sorte no filtro, podem acabar tendo alguns outros problemas, por exemplo, falta de espaço para a planta crescer, além de interferir no sistema de filtragem.
Como cultivá-lo totalmente submerso?
Para cultivar o bambu da sorte completamente submerso, mantenha-os sob as seguintes condições:
Forneça fontes de carbono (Líquido ou Gás)
O bambu da sorte requer uma grande quantidade de dióxido de carbono para sobreviver debaixo d’água. Então, para mantê-los saudáveis, você pode utilizar um excelente fertilizando líquido para fornecer alguns nutrientes de que eles necessitam para crescer.
Vou deixar aqui um dos meus fertilizantes líquidos preferidos para você adquirir. Basta clicar no link abaixo para comprá-lo:
- Amplo suplemento para aquários plantados
- Contém uma rica variedade de oligoelementos, vitaminas e aminoácidos importantes
- Contém ferro, magnésio, cálcio, potássio, inositol, colina, B12, biotina e outros elementos...
- Não contém nitratos e fosfatos que podem contribuir para a proliferação de algas
Última atualização em 2024-12-27 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Na maioria das vezes, os resíduos produzidos pelos peixes fornecem uma quantidade substancial de fertilizante para a planta, mas dependendo do tipo de aquário que você possui, pode ser necessário uma suplementação.
Ao usar o fertilizante, certifique-se de não adicionar muito ao aquário. Adicionar fertilizantes de forma irregular e em grandes quantidades pode prejudicar seus peixes.
Além disso, você saberá que está adicionando quantidade suficiente de fertilizante quando começar a ver novas folhas crescendo no bambu da sorte.
Veja também:
Tenha cuidado ao plantar
Certifique-se de plantar o bambu da sorte bem fundo no substrato, garantindo que não fique nenhuma raiz para fora dele. Quanto mais fundo você plantar, menor será a chance do bambu perder sua aderência na água e se deslocar.
Você deve fincar pelo menos 10 cm do bambu da sorte dentro do substrato, o suficiente para ajudá-lo a se manter estável e crescer de forma constante.
Em relação as folhas, algumas pessoas preferem deixá-las para fora da água, acima da superfície. Isso depende de como você quer no seu aquário. Na verdade, não vai fazer diferença alguma, pois ele irá crescer tanto com as folhas completamente submersas quanto acima da água.
Forneça oxigenação
Se possível, invista em um aquário grande e profundo. Quanto maior o aquário, maior a área de superfície da água – o que significa mais disponibilidade de oxigênio para o bambu da sorte. Além disso, seus peixes terão muito mais espaço para nadar e se alimentar. Sem oxigênio suficiente, a maioria das plantas aquáticas não conseguem se desenvolver.
De qualquer forma, utilizando uma filtragem adequada, seu bambu da sorte já terá todo o oxigênio que necessita para crescer.
Iluminação
O Bambu da Sorte cresce com pouca luz. A luz muito brilhante ou até mesmo a luz direta do sol pode destruir suas folhas. Então, você saberá que precisa diminuir a incidência de luz se as folhas do seu bambu começarem a ficar amareladas.
Lembre-se, no entanto, que essa espécie provém de regiões sombreadas, onde cresce sob árvores muito maiores. Por isso, não podem florescer sob luz intensa.
Água
O bambu da sorte só cresce em água doce. A água deve ser tratada com bons condicionadores e livre de quaisquer contaminantes e toxinas.
O Ideal também é fornecer um ambiente profundo, pois eles não gostam de águas rasas.
Quanto tempo o bambu da sorte pode viver no meu aquário?
Em média, um bambu da sorte bem cuidado pode viver em um aquário por cerca de 2 anos. Mas, usando um substrato adequado, eles podem viver por muito mais.
Eu tenho em casa um bambu da sorte que está comigo há mais ou menos 10 anos, nunca tive problemas! Então, acredito que vá mais do cuidado do aquarista mesmo!
Conclusão
Agora que você sabe que dá pra ter aqueles lindos bambus da sorte em seu aquário, só vai precisar escolher o que mais lhe agrada, prover as condições que ele necessita e acompanhar seu crescimento!
Os bambus da sorte são um excelente complemento e adicionarão muita beleza ao seu aquário!
5 Comentários
Olá Adriano! O bambu da sorte não faz mal para nenhum tipo de peixe? Tenho um aquario de ciclideos americanos jumbos. Tenho receio de colocar e afetar de alguma forma meus peixes
Boa noite, Adriano.
Tudo bem?
Preciso de ajuda.
Meu bambu da sorte está com manchas escuras. Não sei o que é!
pH, nitrito, amônia em índices normais. Temperatura 25 gruas.
O que devo fazer para deixá-lo verdinho?
Meu substrato é fértil e essa semana comecei a usar 5ml de Microbe-Life All In One uma vez por semana para ver se melhora a situação.
Uso iluminação de lâmpada de led e fica acesa durante o dia.
Desde já agradeço.
Pesquisei no Google e diz o seguinte:
Deve-se notar que a bambu-da-sorte é sensível ao fluoreto da água de torneira. A longo prazo, o uso de água de torneira pode fazer surgir manchas escuras ou amarelas nas beiradas das folhas, de forma que é recomendável usar água coletada da chuva ou água pura. Outra possibilidade é armazenar a água de torneira em um recipiente por uma noite, regando-se depois que o nível de fluoreto tenha sido reduzido.
Olá Alany, tudo bem?
Ambientes controlados, como um aquário, a água geralmente é tratada com um bom condicionador, onde há a remoção de cloro, cloramina e outros metais pesados. Então, você pode utilizar um bambu da sorte sem problemas no seu aquário, desde que tenha esse tipo de controle, lógico!
Um grande abraço!
Olá Adriano golob, qual fertilizante líquido você usa no seu aquário para fornecer nutrientes necessários para o bambu da sorte ?