Será que é possível criar Acará Bandeira com Guppy em um mesmo aquário? Como esses peixes se comportam? Confira tudo nesse artigo!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
O Acará Bandeira é um peixe incrível devido à sua aparência única. Cuidar desses animais exigirá um pouco mais de paciência e conhecimento. No entanto, criando um ambiente ideal, esses peixes podem viver por muitos e muitos anos.
Antes de adicionar qualquer Acará Bandeira no seu aquário, você precisa saber quais são os peixes compatíveis com eles. Muitas pessoas perguntam se o Acará Bandeira pode viver com Guppy em um mesmo aquário. Nesse artigo, responderemos a essa pergunta e muito mais sobre a compatibilidade dessas espécies.
É possível criar Acará Bandeira com guppy em um mesmo aquário?
O Acará Bandeira é um peixe agressivo por natureza. Então, manter guppies junto deles em um mesmo aquário pode ser algo arriscado, mas ainda assim, pode dar certo!
O único momento em que pode dar certo é quando você adiciona o Acará Bandeira ainda jovem ao aquário para fazer companhia para os guppies. Como eles ainda são jovens, não irão enxergar os guppies como uma refeição e, portanto, podem conviver em harmonia.
Veja também:
Abaixo, listarei alguns problemas que podem ocorrer caso você queira misturar guppies com Acará Bandeira adulto:
Os guppies podem ficar estressados
O Acará Bandeira costuma ser um peixe relativamente agressivo e pode não deixar o guppy em paz dentro do aquário. Eles vão perseguir os peixes principalmente se o ambiente em que estiverem for pequeno. Isso pode causar um estresse enorme para os guppies.
Além disso, os pequenos guppies não são tão rápidos ou ágeis em comparação com o Acará Bandeira. Eles tendem a ficar escondidos ao invés de enfrentar peixes maiores ou agressivos. Na maioria das vezes, eles tendem a não se aventurar pela metade superior do aquário quando estão na presença de possíveis predadores.
Fora isso, o Acará Bandeira ainda gosta de demarcar territórios dentro do aquário, o que restringe ainda mais a movimentação dos guppies. Por isso, os peixinhos menores são forçados a permanecer em um pequeno canto.
Por fim, o estresse resultante desse comportamento torna o guppy suscetível a doenças que fará com que ele morra prematuramente.
Diferenças no tamanho
Um Acará Bandeira pode ficar bem grande, atingindo cerca de 15 centímetros em sua fase adulta, enquanto um guppy não passa dos 5 centímetros. Isso significa que um Acará Bandeira adulto pode facilmente comer um guppy desavisado.
Veja também:
Na natureza, peixes pequenos se tornam presas fáceis de outros peixes maiores, por isso a importância de manter os guppies apenas com Acará Bandeira jovens. Além disso, os alevinos de guppies provavelmente irão virar alimento para o Acará Bandeira.
Comportamento territorial
Um Acará Bandeira adulto impedirá que os guppies prosperem em um aquário comunitário. Eles exibem um comportamento bastante territorial e lutam com outros peixes por esses espaços. Então, quaisquer guppies que cruzarem seus domínios irão servir de alimento para eles.
Por fim, o Acará Bandeira ainda é um peixe bastante ágil. Eles irão caçar quaisquer guppies dentro do aquário. Mesmo que você forneça muitos espaço e esconderijos para que possam se esconder.
Conclusão
A menos que você possua um aquário relativamente grande, com cerca de 300 litros, será possível manter esses peixes adultos juntos em perfeita harmonia! Caso contrário, só misture-os se o Acará Bandeira for um peixe ainda bastante jovem, pois irá enxergar os guppies como companheiros de aquário e não alimento.
1 comentário
Olá, achei bem interessante o conteúdo e procurei este tópico, porque eu tenho um pequeno aquário plantado de água doce, de 60 litros ao todo, sendo que 10 litros são ocupados pelo sump lateral. Possui excelente filtragem, ótimas mídias biológicas, purigen, seagel, e ótimos equipamentos e também dou somente rações importadas e que não são baratas. Antes da aquisição de 6 guppies, tinha em meu aquário, 3 acarás bandeiras, 4 coridoras para o fundo e 2 tetras neons. Destes acarás bandeiras, um deles já estava aproximadamente com uns 10 cm, os outros dois são pequenininhos, aproximadamente menos de 5cm. Dias após colocar os 06 guppies no aquário, sendo 5 fêmeas e 1 macho, percebi que estavam mordendo toda a hora a barriga do acará bandeira maior, que estava lindo e saudável. Com o passar dos dias, eles enfraqueceram o acará bandeira e acabaram matando o meu lindo acará bandeira, que eu tinha há muito tempo já, fiquei muito triste com isto. Eu cheguei até separá-lo, mas não adiantou, estava fraco demais. Agora estou percebendo o mesmo comportamento deles mordendo de vez em quando os meus outros 2 acarás bandeiras, que estão por enquanto saudáveis e se alimentando bem. A solução vai ser doar estes 6 guppies, uma pena, pois estão lindos também. A minha conclusão e análise é que quem foi agressivo, pelo menos no meu caso, foram os guppies. Estou observando bem, pois o aquário fica do lado onde trabalho, e não vejo hora nenhuma, os meus acarás bandeiras irem atrás dos guppies morderem eles. Sei que nem deveria ter acarás bandeiras em meu aquário, devido ao tamanho dele, mas minha dica é que não se deve misturar estas duas espécies de peixes, a menos que o aquário seja acima de 300 litros, e olhe lá. Não vejo agressividade nenhuma em nenhum momento, dos meus acarás bandeiras com os peixes do meu aquário. Fica ae a dica, pois lembre-se que são vidas e apesar de ser iniciante no aquarismo, tenho aprendido bastante. Futuramente vou trocar de aquário, para um acima de 200 litros.
Parabéns pelo post!