Será que posso criar carpas no meu aquário? Quais são as principais necessidades desses peixes? Confira tudo isso nesse artigo!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
As carpas são uns dos peixes mais famosos criados em aquários e lagos em todo o mundo. Elas são grandes, coloridas e relativamente muito tranquilas, mas necessitam de grandes espaços para viverem.
Então, se você cria ou está pensando em criar carpas em um aquário, este artigo é para você!
Posso criar carpas no meu aquário?
As carpas, assim como a grande maioria dos outros peixes, podem viver sem problemas em um aquário, mas você precisará fornecer as condições necessárias para que obtenha sucesso em sua criação. Acredite, não é nada fácil!
Simplesmente pelo fato das carpas serem peixes enormes, elas necessitam de grandes aquários para nadarem livremente. Se não tiverem espaço suficiente, podem ter muitos problemas!
Veja também:
Além disso, lembre-se que uma carpa pode viver por até 50 anos, portanto, antes de comprá-las, você precisa ter certeza de que está pronto para um compromisso do tipo.
No geral, as carpas nem sempre se dão bem com outros peixes, uma vez que são muito bagunceiras, mas com o cuidado adequado e com manutenções frequentes, é possível adicioná-las com inúmeros outras espécies.
O que eu preciso saber antes de comprar uma carpa?
As carpas são muito pacíficas e podem formar grandes grupos de 5 a 15 peixes. Esses grupos nadam juntos e possuem uma aparência muito mais agradável em grandes lagos. Mas ao contrário de boa parte dos peixes que gostam de nadar em determinadas regiões do aquário, as carpas são rápidas e podem ir para todos os níveis sem maiores problemas.
Às vezes, você pode vê-las próximas à superfície e, em outras ocasiões, podem ficar na parte inferior. Quando a temperatura da água está bem fria, por exemplo, elas costumam ficar na parte do fundo.
Veja também:
Além disso, as carpas são muito ativas e não se cansam com facilidade, então você irá encontrá-las nadando pelo aquário durante vários momentos do dia. Ao procurar por comida, por exemplo, elas acabam cavando o substrato como se fossem aspiradores inalando a comida em grandes goles, o que ajuda a filtrar os sedimentos.
Por fim, as carpas podem atingir cerca de 1 metro de comprimento, o que é muito maior do que a maioria dos peixes de aquário comuns. A fêmea costuma ser maior do que o macho e possui o corpo um pouco mais arredondado. A maioria dos peixes da espécie são prateados ou brancos com manchas brilhantes, que acabam se tornando destaques em grandes lagos e lagoas.
Decidi criar carpas! Qual é o tamanho do aquário que eu preciso?
Em comparação com os outros peixes, as carpas precisam de aquários grandes, só que muito grandes mesmo! Se você chegou até aqui, posso te dar um conselho? Evite as carpas e parta para os kinguios! Os dois são peixes de água fria e possuem requisitos parecidos, só que os kinguios conseguem sobreviver em aquários muito menores do que as carpas! Quer ver?
Veja também:
Devido ao tamanho que esses animais podem chegar, uma carpa precisa de no mínimo 800 litros, então um grupo desses peixes precisará de no mínimo 3.800 litros para sobreviver, ou seja, praticamente um lago. Deu uma desanimada, né?
Acima de tudo, o aquário deve ter águas profundas e rasas, pois as carpas adoram nadar por todas as regiões, dependendo do clima e da hora do dia.
Em suma, você pode adicionar carpas pequenas no seu aquário enquanto ainda não possui um espaço adequado para elas, mas já vai guardando dinheiro pra montar um sistema bem grande, pois elas irão crescer bastante! Além disso, elas também são peixes que vivem por muitos anos, então se você acha que tem o espaço necessário e tempo para cuidar delas, pode adicioná-las sem problemas!
Qual é a sua opinião sobre a criação de carpas em aquário? Deixe aqui nos comentários!