Será que eu posso deixar a luz do meu aquário acesa durante a noite? Nesse artigo, confira o que descobrimos sobre esse assunto!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Aquaristas de primeira viagem costumam ter muitas dúvidas sobre os cuidados e a manutenção de um aquário. No entanto, uma dúvida muito comum é sobre deixar a luz do aquário acesa durante a noite.
Posso deixar a luz do meu aquário acesa durante a noite?
A resposta para essa questão é bastante simples: Não! Você não deve deixar a luz do aquário acesa durante a noite.
Assim como nós, os peixes também precisam de escuridão total para descansar. O fato de não possuírem pálpebras faz com que eles necessitem de um ambiente bem escuro para poderem descansar e dormir.
Então, se você possui o hábito de deixar a luz do aquário acesa 24 horas por dia, 7 dias por semana ou se esquece de desligá-la com frequência, pare imediatamente! Seus peixes precisam da escuridão para se manterem saudáveis e felizes. Dê isso a eles!
Continue lendo esse artigo para entender um pouco mais sobre a importância da luz e da escuridão para os peixes.
Por que a luz é necessária para os peixes?
Uma coisa é fato, os peixes precisam de cerca de 8 a 12 horas de luz por dia, lembrando que esses valores podem variar um pouco dependendo das espécies que você está criando. Eles precisam dessa luz para que possam realizar suas atividades diárias, e a falta dela pode torná-los letárgicos.
Veja também:
A letargia pode fazer com que os peixes comam menos e possivelmente fiquem doentes. Alguns peixes, como os kinguios, podem até perder suas cores se não ficarem expostos à luz todos os dias.
Além disso, as luzes são necessárias não só apenas para os peixes, mas também para todas as plantas naturais que você possa ter dentro do aquário. As plantas precisam de luz para realizar a fotossíntese e, por isso, a falta dela pode fazer com que elas morram, e você provavelmente terá que substitui-las para manter seu aquário sempre bonito.
Os peixes também precisam dormir
A grande maioria das espécies de peixes não possuem pálpebras, o que pode dar a impressão de que eles não dormem. Entretanto, esse não é o caso!
Como eles não possuem pálpebras, é fundamental que suas noites sejam escuras o suficiente para que possam descansar.
A falta de um bom descanso pode fazer com que eles fiquem inquietos e letárgicos no dia seguinte. Essa letargia pode induzir ao estresse e fazer com que comam menos ou nem comam nada. Seus peixes podem adoecer assim e até mesmo morrer por falta de energia.
Veja também:
Além disso, os peixes precisam de energia para comer, nadar e viver. O descanso é de extrema importância para a sobrevivência de praticamente todos os animais, por isso, você deve deixar seu aquário no escuro durante várias horas.
Você já deve ter notado que ao acender a luz na parte da manhã, alguns peixes estão relativamente parados no fundo do aquário. É assim que eles dormem, e isso pode ser considerado semelhante à maneira como os humanos sonham acordados.
Lembre-se que os peixes não possuem o sono REM como muitos animais, mas precisam descansar da mesma forma. Deixar a luz do aquário acesa durante a noite toda irá impedi-los de fazer isso.
Regule os horários de luz e escuridão total
Tente replicar ao máximo o ciclo natural do dia e da noite! Todos os animais possuem um relógio biológico que indica quando devem acordar ou dormir. Ele coincide com o ciclo natural do dia e da noite.
Portanto, é melhor acender a luz do aquário durante o dia e desligá-la à noite para evitar problemas.
Seus peixes precisam de algo entre 8 – 12 horas de luz por dia, dependendo do tipo da fauna que você possui. Pesquise os requisitos ideais de luminosidade para as espécies que você está criando e estabeleça uma rotina que lhes proporcione o melhor ambiente.
Utilize um temporizador de energia para ligar e desligar a luz do aquário automaticamente durante o dia. Abaixo, deixarei uma lista com os melhores do mercado para você adquirir:
Última atualização em 2024-12-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
A maioria das pessoas costumam chegar em suas casas após um dia de trabalho cansativo por volta das 18h e 19h. A primeira coisa que querem fazer é apreciar seus peixes nadando pelo aquário enquanto ainda estão acordadas. Utilizando um temporizador, você pode controlar o momento em que as luzes irão se acender e apagar no aquário.
Veja também:
Então, nesses casos, você pode programar para que liguem as 18h e desliguem as 23h. Lembre-se que isso vai depender muito dos tipos de peixes que você possui e também se o aquário é plantado. Caso ele possua plantas, você deve deixar as luzes ligadas por no mínimo 8 horas.
Durante o dia, enquanto você sai para trabalhar, seu aquário pode ficar com as luzes apagadas. No entanto, certifique-se de que ele esteja em um local onde pode ficar às escuras durante o dia para que seus peixes consigam descansar.
Seja qual for a sua programação, você deve ser consistente ao ligar e desligar a luz do aquário. Por isso, se planeja replicar o ciclo natural do dia e da noite, não o altere se houver convidados chegando durante a noite, por exemplo.
Mudanças abruptas na programação da luminosidade pode fazer com que os peixes fiquem desorientados e inquietos durante o processo. Mantenha-os confortáveis e felizes. Esse é o seu dever como aquarista!
1 comentário
Olá!
Gostei muito da explicação. Só uma questão, por favor,se possível. Eu trabalho em home office das 22 às 6 e tenho um aquário no meu escritório e é a hora que mais posso curti-los. É um aquário comunitário, com guppies, neons, Molly, curydoras e plates. Ligo a luz do aquário as 17 e desligo às 03 da madrugada. Más a duvida é se Durante o dia eles poem ficar com a Luz natural vinda da janela ou se precisam ficar na total escuridão, pois vou receber visita que Vai user o escritório durante o dia e precisará dele iluminado. Estou preocupada. Poderia me esclarecer, por favor? Obrigada.
Os melhores cumprimentos