Será que eu posso deixar o aquário próximo de uma janela? Há algum perigo para os peixes? Confira o que achamos nesse artigo!
Ao pensar em escolher um local ideal para colocar o seu aquário, você pode presumir que próximo de uma janela seja uma boa ideia. Afinal, a luz solar natural é boa para o seu aquário e tudo que há nele, certo? Embora o aquário possa se beneficiar de uma quantidade mínima de luz natural, colocá-lo próximo de uma janela pode trazer mais problemas do que benefícios.
Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Então, confira alguns motivos pelos quais deixar o aquário próximo de uma janela não é uma boa ideia!
Temperatura
Se você colocar seu aquário sob a luz solar direta, por exemplo, será difícil manter uma temperatura constante dentro dele, pois a água esquentará durante o dia quando o sol começar a aquecê-la e esfriará durante à noite.
Veja também:
O vidro é um isolante ruim, então a água do aquário irá se adaptar à temperatura ambiente. Se a temperatura aumentar por causa do sol, o aquário também aumentará. Isso pode ser um grande problema, mas o efeito é muito pior quando a luz do sol atinge diretamente o aquário. A luz direta pode causar outro problema ainda mais difícil de lidar, o famoso crescimento de algas.
Algas
Uma outra grande preocupação que você pode ter de enfrentar ao deixar o aquário próximo de uma janela é o crescimento excessivo de algas. Semelhante às plantas, as algas precisam da luz solar para crescer e se desenvolver. Quanto mais luz solar disponível, mais rápido será esse crescimento. Se você colocar seu aquário próximo de uma janela, terá dificuldade em acompanhar e retirar aquelas algas verdes que podem começar a tomar conta das decorações e vidros.
Veja também:
As algas vêm em muitas formas diferentes, e muitas vezes aparecem com uso inadequado de fertilizantes líquidos, iluminação artificial e falhas na manutenção geral do aquário. No entanto, é crucial controlar a quantidade de luz que o aquário recebe, uma vez que ela é uma das principais causas do crescimento dessas pragas nos ambientes aquáticos.
Conclusão
O ideal é que o aquário fique longe da luz solar direta, portanto, afastado de janelas ou quaisquer outros lugares que possam haver esse tipo de incidência. A luz direta do sol pode causar flutuações na temperatura do aquário e prejudicar bastante os peixes, assim como também trazer outros problemas muito graves, como o crescimento de algas.