Será que eu posso reutilizar as mídias biológicas do aquário? Nesse artigo, confira o que descobrimos sobre esse assunto!
Eu tinha um aquário em casa que estava sem peixes e não via mais utilidade para ele, então resolvi desativá-lo por completo, removendo todas as mídias e substrato, deixando-o completamente limpo. Nesse meio tempo, me perguntei se poderia reutilizar as mídias biológicas do aquário no futuro? Além disso, como eu faria para limpá-las da forma correta? Foi isso que eu descobri vasculhando a internet.
Veja também:
Posso reutilizar as mídias biológicas do aquário?
A resposta para essa pergunta é bem simples: SIM! Você pode reutilizar as mídias biológicas do seu aquário em algum outro momento. Na verdade, há alguns processos simples que você deve fazer para deixá-las zeradas novamente!
Então, não se preocupe se estiver pensando em desativar o aquário com medo de que as mídias biológicas percam a capacidade de alojar novas bactérias benéficas! Isso não vai acontecer!
Como eu devo limpar as mídias biológicas do aquário para reutilizar?
Renovar as mídias biológicas não é uma tarefa das mais difíceis, portanto, confira abaixo como realizar a limpeza da maneira correta:
1. Coloque as mídias em um balde separado com água sanitária
Como você pode ver, não há muito segredo na limpeza, já que basta apenas deixar as mídias biológicas em uma solução de água sanitária, geralmente utilizando uma porção de 1 colher de sopa para cada litro de água.
Contudo, deixe as mídias submersas nessa solução por mais ou menos 24 horas.
Veja também:
2. Remova as mídias e deixe-as secando
O próximo passo é retirá-las da solução com água sanitária e enxaguá-las bem, assim como também deixá-las secando ao sol por mais 24 horas. Isso fará com que o cloro evapore e renove as mídias.
3. Mergulhe-as em uma solução com anticloro
Após as 24 horas secando ao sol, o cloro terá evaporado. Mas para ter absoluta certeza de que não há mais cloro algum dentro das mídias, coloque-as em uma solução utilizando o mesmo anticloro que você usa para realizar as trocas parciais de água. Isso irá remover quaisquer resquícios de cloro que tenha ficado nas mídias.
Por fim, você pode deixá-las secando mais uma vez ou até mesmo reutilizá-las em um outro sistema de filtragem, pois estarão zeradas e prontas para criar novas camadas de bactérias benéficas no seu aquário.
1 comentário
Me chamo Roberto, gostei muito do seu site e conteúdo,
e até salvei aqui nos Favoritos para ler com calma outras
postagens depois. Quero saber se Vocês aceitam parcerias
para troca de Backlinks para aumentar as suas visitas reais?
Se tiver interesse em melhorar seu posicionamento e o
número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no meu
site tambem (2viaGratis.com.br) e Cadastre-se Grátis.