Será que você pode usar a água da chuva no aquário? Leia esse artigo e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Muitos aquaristas possuem dúvidas sobre o uso da água da chuva no aquário. Será que ela é segura? Quais os tipos de problema que posso enfrentar ao utilizá-la?
Antigamente, a água da chuva seria uma boa opção, porém hoje com o acúmulo da poluição nos grandes centros urbanos, se torna um grande problema. O que ocorre é que a água da chuva carrega consigo muitas impurezas da atmosfera, fora que ainda pode pegar outros tipos de impurezas dependendo da maneira como é captada, por exemplo, através do telhado.
Veja também:
Há um consenso de que os primeiros minutos da chuva são os piores, já que depois a água acaba ficando um pouco mais “pura”, pois grande parte da sujeira em suspensão já foi levada no início da chuva.
Fora isso, ainda existe o fenômeno da chuva ácida que é caracterizada por um pH baixo de 4.5, causado pelo enxofre na atmosfera. A água da chuva normal, por exemplo, possui pH em torno de 5.6.
Para corrigir o pH da água do seu aquário, assim como também a água de reposição que você possa pegar da chuva ou da torneira, você pode utilizar um kit de testes específico para esse fim! Vou deixar aqui o melhor kit de testes para você adquirir agora mesmo. Basta clicar no link abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Labcon: Teste de Cloro, Teste de pH, Acid (Correção de pH) e Cristal | Utilizado para testar a quantidade de cloro na água; – Testar e corrigir o pH; – Deixar a água cristalina |
Comprar na Amazon |
Mas afinal, posso usar a água da chuva no aquário?
A água da chuva pode ser segura, mas absorve a poluição do ar e isso pode causar problemas para os peixes. A maior parte da água da chuva é limpa, mas se você mora perto de fábricas, grandes centros urbanos ou estradas movimentadas, pense duas vezes.
Além disso, como você irá captá-la? A água da chuva coleta resíduos químicos do telhado, das calhas e reservatórios de água, portanto, ela precisa ser quimicamente inerte. Telhados de ardósia e argila são geralmente seguros, mas você já parou pra pensar que pode haver animais mortos e xixi de gatos no telhado?
Veja também:
Filtrar a água da chuva utilizando um filtro químico, como o carvão ativado, já deve ajudar. Quer um exemplo? Basta encher um filtro canister com carvão ativado e colocá-lo funcionando em um balde com água da chuva. Deixe-o funcionando por cerca de meia hora, o que deve ser tempo suficiente para que ele possa “limpar” a água e retirar as impurezas dela.
De qualquer forma, você deve realizar testes na água e verificar pH, amônia e dureza para ver se são compatíveis com os peixes que você está criando.
O principal conselho é que se a água da torneira da sua casa já está sendo o suficiente para os peixes do seu aquário, evite utilizar outros meios.