Será que eu posso usar areia da praia em um aquário de água doce? Nesse artigo, aprenda o que descobrimos sobre esse assunto!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Todo mundo que monta um aquário quer ter um ambiente lindo para os seus peixinhos! Além deles, o aquário pode ser embelezado por uma infinidade de decorações e outros adereços.
No entanto, em muitos casos, o que determina a beleza do ambiente aquático e garante a saúde dos peixes é o substrato utilizado. O substrato se refere ao material que fica no fundo do aquário – pense nele como o fundo de um rio ou mar. Esse material desempenha um importante papel na química da água e ajuda também na filtragem do aquário.
Veja também:
Além disso, também ajuda a garantir o bem-estar dos animais e confere um certo apelo estético. Na verdade, em muitos aquários, o substrato fornece nutrientes e uma base segura para as plantas.
Recentemente, recebi uma pergunta bastante interessante: Posso usar areia de praia em um aquário de água doce? Como os peixes são animais aquáticos, é bastante natural que aquaristas de primeira viagem façam esse tipo de questionamento.
Acontece que há uma resposta bastante surpreendente para essa pergunta! Confira o que descobrimos!
Posso usar areia da praia em um aquário de água doce?
Não! Você não deve usar a areia da praia em um aquário de água doce!
A areia da praia está contaminada pela água do mar, que possui uma química diferente e contém diversos compostos nocivos.
Embora pareça lógico usar areia de praia em aquários, é extremamente prejudicial usá-la como substrato. Como resultado, muitos especialistas e entusiastas do hobby proíbem o uso de areia de praia em aquários de água doce.
Quais são os perigos de usar areia de praia?
Por mais surpreso que você possa estar, há muitos motivos pelos quais esse substrato é o pior tipo de material a ser usado no seu aquário. Com o aumento da poluição e as preocupações ambientais, a água do mar e a areia são algumas das coisas mais poluídas que temos.
Veja também:
Vários derramamentos de óleo, vazamentos de esgotos, resíduos químicos e humanos, assim como também outros tipos de contaminantes são transferidos para a areia, tornando-a um dos tipos de substratos mais nocivos para os aquários.
Para piorar, ainda existem mais perigos associados ao uso de areia de praia como substrato de aquário, continue lendo para conferir!
Contém microorganismos prejudiciais
A areia da praia está cheia de microorganismos que podem prejudicar o ecossistema do aquário e também causar danos aos peixes. Esse tipo de substrato pode conter diferentes tipos de bactérias, parasitas e cepas que podem acabar se transferindo para os animais.
Acima de tudo, a areia de praia também contém micróbios, que podem transmitir vírus mortais e patógenos transmitidos aos animais pela água, e que podem comprometer o sistema como um todo.
Contém muitos poluentes
Para piorar um pouco mais, a areia de praia contém poluentes nocivos como produtos químicos, metais pesados e outros compostos orgânicos e inorgânicos que são inadequados para aquários de água doce.
De acordo com algumas pesquisas, esses compostos podem prejudicar seriamente a saúde humana, quanto mais os animais aquáticos!
Então, não vale a pena arriscar incluir esse tipo de areia no seu aquário. Os poluentes podem reagir com a água e produzir toxinas. Isso, por sua vez, resultará em doenças como podridão das barbatanas, Hidropsia e muitos outros problemas, que podem levar à morte.
Possui muitos resíduos
É do conhecimento geral que a areia da praia é o lar de lixo e outros contaminantes. Além disso, grandes quantidades de resíduos humanos, médicos e industriais são lançados nos oceanos, o que também afeta a areia da praia.
Veja também:
As partículas desses resíduos se decompõem e são muito pequenas para serem identificadas, a menos que você use um microscópio. Quando colocados em um aquário de água doce, eles podem envenenar a água e fazer com que os peixes fiquem vulneráveis à doenças.
Por fim, contém níveis prejudiciais de sódio e acidez
Os aquários precisam de um certo nível de pH para sustentar a vida – embora isso dependa do tipo de peixe que você possui, os níveis de pH estão longe dos aceitáveis para aquários de água doce.
Além disso, os animais são muito sensíveis às mudanças de água. Por isso, os níveis de acidez, sódio, nitratos e outros compostos presentes na água podem ser afetados pelo substrato de sua escolha, tornando a areia de praia uma opção bastante ruim para isso!
Antes de você ir embora…
Como sempre, estudar bastante é a chave para entender o tipo de substrato que seus peixes precisam! Eu aconselho que, quando você for montar seu primeiro aquário, pesquise bastante sobre as espécies que quer criar. Veja quais são suas principais características e necessidades em relação aos parâmetros da água, bem como se elas prosperam em águas alcalinas ou ácidas.
Além disso, mantenha uma limpeza regular para manter a qualidade da água. Resíduos de peixes e restos de comida podem liberar gases prejudiciais que afetam a eficácia da Ciclagem.
Por fim, a única coisa que você tem que colocar na mente é: não use areia de praia em aquário de água doce!