Será que eu posso usar pedras de rio no meu aquário e existe algum risco ao adicioná-las? Confira o que achamos nesse artigo!
Qualquer aquário que tiver o mínimo de decoração já terá seu charme próprio. No entanto, coletar algumas pedras em rios e colocá-las diretamente no aquário pode trazer alguns riscos para ele. A composição de algumas delas pode alterar a dureza e o pH da água de forma que prejudique seus peixes. Além disso, as pedras podem conter bactérias prejudicais e causar ainda mais problemas para os seus habitantes aquáticos.
Alguns especialistas possuem opiniões divergentes; muitos argumentam que, a menos que você seja um especialista em identificar a composição das pedras, é melhor ir a um pet shop e comprar de lá mesmo. Outros, entretanto, acreditam que você pode utilizar pedras da natureza sem maiores problemas, desde que você faça alguns testes antes de colocá-las no aquário.
Veja também:
Então, eu posso usar pedras de rio no meu aquário ou será que existe algum risco para os meus peixes?
Como eu posso testar a composição das pedras?
O principal perigo de usar pedras coletadas na natureza é saber se elas contém cálcio, já que ele pode alterar o pH da água. Mas, antes de testar, certifique-se de lavar bem elas e até mesmo fervê-las durante alguns minutos para ajudar a remover possíveis contaminantes.
O teste de cálcio é bastante simples, basta colocar algumas gotas de vinagre na pedra que você está querendo usar. Se o vinagre (substância ácida) efervescer ou espumar na pedra, não a use. A reação química que você está vendo indica que ela contém cálcio e, portanto, aumentará o pH da água.
Outra forma de testar é colocando todas elas dentro de um balde totalmente submersas em uma quantidade de água que você usa em seu aquário. Teste o pH e a dureza e depois deixe a água com as pedras por uma semana e teste novamente. Se houver um aumento significativo desses parâmetros, essas pedras podem causar problemas.
Veja também:
Agora, se você possui um aquário com peixes de água bastante alcalina, não há problemas de adicionar essas pedras, uma vez que elas irão causar o aumento do pH.
Existe algum risco ao adicionar pedras de rio no meu aquário?
Como já mencionamos antes, pedras de rio podem conter bactérias que irão trazer problemas para os peixes. No entanto, para evitar qualquer tipo de problema, sempre ferva as pedras antes de colocá-las no aquário.
A água quente ajuda a eliminar qualquer coisa desagradável que possa estar contido nelas. Lembre-se que não há nada que possa sobreviver à água fervente.
Conclusão
Ao coletar pedras de rio para o seu aquário, procure fervê-las primeiro e depois realize o teste com o vinagre para saber se elas alteram o pH.
Se não notar qualquer alteração ou se os seus peixes necessitarem de um pH alcalino, você poderá adicioná-las sem maiores problemas.