Você está procurando um peixe pequeno para o seu aquário? Confira essa lista que nós montamos!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Se você possui um aquário pequeno, provavelmente está procurando por peixes minúsculos para cuidar. Muitas das espécies que iremos listar aqui são ideais para esse tipo de aquário e adoram viver em cardumes, o que é muito legal para um iniciante.
Então, se você está procurando um peixe pequeno para o seu aquário, continue lendo esse artigo!
Afinal, qual é o menor peixe de aquário?
O menor peixe de aquário conhecido é o Rasbora Ruby (Paedocypris Progenetica), que mede cerca de 1,04 cm de comprimento. Ele pode facilmente viver em um aquário com 10 litros. Este peixe detém o recorde mundial de ser a menor espécie de nano peixe do mundo.
Para colocar as coisas em perspectiva, um peixe adulto dessa espécie é tão pequeno quanto um mosquito adulto. Eles foram descobertos nas florestas tropicais da Nova Guiné e vivem bem em cardumes em aquários com no mínimo 10 litros.
Em relação ao habitat, esses animais vivem em áreas pantanosas com águas escuras e bem ácidas devido à decomposição das folhas das árvores. É por isso que eles amam águas que possuem pH na faixa de 3.0.
Veja também:
No entanto, devido ao seu pequeno tamanho, eles podem ser difíceis de cuidar, uma vez que são animais extremamente sensíveis ao pH. Manter os níveis de pH tão baixos pode ser um trabalho bem complicado, ainda mais se você for um iniciante.
Portanto, tenha em mente que o Rasbora Ruby é uma espécie para aquaristas experientes. Na verdade, essa espécie está enfrentando ameaças de extinção devido à destruição de seu ecossistema na natureza.
Qual outro peixe pequeno eu posso colocar em um aquário?
Embora o Rasbora Ruby seja um peixe relativamente exigente, existem muitas outras espécies amigáveis para o aquarista iniciante. Muitas espécies não crescem mais do que 5 centímetros e parecem muito atraentes e delicadas. Além disso, elas trazem muitas cores ao aquário doméstico.
Uma outra características muito interessante desses peixes é que eles são pacíficos e adoram viver em grandes cardumes. No entanto, eles são ótimos saltadores e costumam passar a maior parte do tempo na região superior do aquário.
Então, se você está procurando um peixe pequeno para o seu aquário, aqui vai uma pequena lista que pode te ajudar:
Peixe Lápis Anão (Nannostomus marginatus)
O Peixe Lápis Anão é uma espécie que pode atingir cerca de 2,5 cm. Eles são bem ativos e possuem uma personalidade cativante! Esses animais irão trazer muito brilho ao seu aquário, já que preferem viver em grupos com no mínimo 5 indivíduos, sendo o ideal 10.
Quando estão sozinhos ou isolados, esses nano peixes podem se sentir solitários e bastante estressados. Por isso devem ser mantidos em grupos, pois assim se sentem mais confortáveis e ficam mais ativos.
Esses animais preferem temperaturas ligeiramente mais frias que fiquem na casa dos 23° – 28°C, com um pH de 5,7 – 7,0. Além disso, o Peixe Lápis Anão prefere habitats com águas escuras. Então, para criá-los, você precisará de uma iluminação bem fraca, assim como também água ligeiramente ácida.
Veja também:
Essa espécie costuma viver bem em ambientes com pouco fluxo de água, portanto, você deve ter uma filtragem bastante suave. O ideal é que o aquário possua pelo menos 40 litros para que os peixes possam brincar e se desenvolver.
Procure adicionar, por exemplo, plantas flutuantes para absorver o excesso de luz que entra na água. Isso manterá o substrato escuro e um ambiente tranquilo para esses animais.
Peixe-lua Pigmeu (Elassoma gilberti)
O Peixe-lua Pigmeu é uma espécie incrível para criar em aquários domésticos. Esses animais pertencem à família Elassoma e é a menor das sete espécies, podendo medir cerca de 2,54 cm de comprimento. No entanto, a maioria deles não passam dos 2,48 cm.
O que é mais intrigante sobre esses peixes é que foram descobertos há apenas uma década. Eles são extremamente bonitos e delicados, com ricos tons de azul elétrico.
Em relação ao aquário, eles podem viver em ambientes com 15 litros ou mais, com uma temperatura que varie entre 20° – 23°C e pH de 6,5 – 7,5.
O peixe macho dessa espécie realça suas cores azuis quando tenta reivindicar seu território.
Sobretudo, procure mantê-los em aquários com muitas plantas e água ligeiramente mole. Uma vez capturados na natureza, o Peixe-lua Pigmeu pode sobreviver a uma ampla gama de parâmetros de água.
Um aquário com cerca de 15 litros pode acomodar dois a três peixes-lua.
Tetra Neon Verde (Paracheirodon simulans)
O Tetra Neon Verde é uma outra espécie incrível que pode medir até 2 cm de comprimento. Nativos da América do Sul e da bacia do Rio Orinoco, são uns dos peixes de aquário mais fáceis de cuidar.
Veja também:
Esses animais preferem viver em grandes cardumes e precisam de aquários com no mínimo 40 litros. No entanto, seus companheiros devem ser outros de sua própria espécie ou outros nano peixes. Procure manter a temperatura da água entre 22° – 29°C com um pH de 5,5 – 6,0.
O Tetra Neon Verde é uma espécie muito calma e atraente. Com cores azuis esverdeadas, eles podem dar um toque único ao seu aquário.
Rásbora Mosquito (Boraras brigittae)
O Rásbora Mosquito é uma espécie bastante pacífica encontrada nos rios da Indonésia, que pode medir cerca de 3,5 cm de comprimento. Como peixes de cardume, ficam lindos em grandes grupos de 10 – 12.
A princípio, esses animais se desenvolvem bem em temperaturas que fiquem na faixa dos 20° – 28°C e um pH de 6,5 – 7,0. Como eles também vêm de habitats de águas escuras, você deve adicionar muitas plantas vivas ao aquário para criar regiões sombreadas.
O Rásbora Mosquito é um peixe sensível ao pH do aquário. Portanto, certifique-se de manter uma acidez alta em todos os momentos.
Tanictis (Tanichthys albonubes)
O Tanictis é um nadador bastante ativo e pode trazer vida ao seu aquário. Esses incríveis animais não passam dos 4 cm de comprimento.
Perfeitos para aquários com cerca de 20 litros, esses peixinhos podem ser mantidos em grupos com no mínimo 6 indivíduos. Além disso, preferem pH que fique entre 6,0 – 8,0 e aceitam uma ampla gama de temperaturas, podendo variar entre 7° – 21°C.
Veja também:
Eles são animais muito pacíficos e ideais para aquários comunitários, ao mesmo tempo que aceitarão rações em flocos, alimentos congelados, liofilizados e vivos.
Badis Escarlate (Dario Dario)
O Badis Escarlate é um peixe que possui uma aparência deslumbrante, temperamento tímido e pacífico, e não é surpresa alguma que tenha se tornado muito popular dentro do aquarismo.
Esses pequenos peixes podem atingir cerca de 1,5 cm de comprimento e são muito bonitos, já que possuem cores vibrantes! Eles são uma ótima escolha para aquaristas iniciantes.
Em aquários comunitários, no entanto, esses animais podem ser agressivos e territoriais. Ao mantê-los com outros peixes, certifique-se de criar limites visuais, adicionando decorações, plantas, rochas e troncos.
Bom, acredito que se você estava procurando um peixe pequeno para o seu aquário deve ter encontrado alguma espécie que lhe agradou mais!
Sobretudo, manter peixes pequenos é sempre mais fácil do que manter animais grandes e que precisam de equipamentos poderosos. E, como a maioria deles gostam de viver em grupos, o seu aquário estará cheio de vida o tempo todo!
Por fim, atente-se apenas aos requisitos mínimos de cada espécie, pesquisando sobre suas características e necessidades. Pode ter certeza que se você fizer isso, terá sucesso em sua nova empreitada!