Quais peixes eu posso colocar em um aquário com até 20 litros? Se você não faz ideia, leia esse artigo e tire suas dúvidas!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Criar peixes em um aquário é uma tarefa bastante interessante e prazerosa, mas se você está começando agora, pode se tornar algo bem complicado e estressante. Uma das primeiras coisas que você precisa saber é o tipo de peixe que você pode manter em um determinado aquário!
Por mais que o ideal seja você começar com um aquário com no mínimo 60 litros, às vezes, por não ter espaço suficiente em casa, você acaba optando por um bem pequeno, ainda mais se for levado em consideração seu baixo custo.
Veja também:
Se você está procurando por aquários completos, com filtro e iluminação, vou listar dois modelos excelentes para você adquirir agora mesmo:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Boyu - Aquário Curvo Ms-320 20L Preto 110v | R$ 830,97 | Comprar na Amazon | |
HOPAR AQUARIO HP-300 BLACK 20L C/LED 127V | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-12-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Quais peixes eu posso colocar em um aquário com até 20 litros?
Então, aqui está nossa lista com os 5 melhores peixes para se colocar em um aquário com até 20 litros:
1. Guppy Endlers
- Nome científico: Poecilia wingei
- Origem: América do Sul
- Tamanho: 2 cm
- Temperamento: Pacífico
O Guppy Endlers está intimamente ligado aos guppies comuns e outros vivíparos, mas eles são bem menores. Na maioria das vezes, esses peixes são vendidos com cores de forma selvagem, que são semelhantes, mas mais intensas do que as do guppy comum. Recentemente, no entanto, algumas novas cores surgiram para combinar com seus primos mais populares.
Esses pequenos peixes se reproduzem com a mesma frequência e são fáceis de cuidar. O Guppy Endlers prefere condições neutras e água ligeiramente alcalina (pH 7,0 – 7,5).
Procure alimentá-los com uma ração em flocos de boa qualidade mas triturada para que possam conseguir colocar na boca. Contudo, quando bem alimentados e mantidos em um aquário bem limpo, eles se reproduzem com bastante facilidade.
Veja também:
2. Rasbora Galaxy
- Nome científico: Danio margaritatus
- Origem: Ásia
- Tamanho: 2.1 cm
- Temperamento: Pacífico; Territorial
O Rasbora Galaxy é um peixe pouco exigente, mas apenas se seus requisitos mínimos forem prontamente atendidos. Eles são muito resistentes, mas ainda assim preferem água mole e ligeiramente alcalina. Além disso, a espécie não precisa de muito espaço, pois não são nadadores ativos.
Evite apenas colocar muitos machos em um mesmo aquário, pois eles podem se tornar agressivos uns com os outros, principalmente em um aquário com até 20 litros.
3. Rásbora Mosquito
- Nome científico: Boraras brigittae
- Origem: Indonésia
- Tamanho: 3.5 cm
- Temperamento: Pacífico;
O Rásbora Mosquito é uma espécie muito pacífica, mas não deve ser mantida em aquários comunitários, já que são muito pequenos e tímidos. O ideal, no entanto, é que sejam mantidos em aquários próprios e em grupos com no mínimo 8 exemplares.
Veja também:
Mantendo-os em grupos, por exemplo, eles se sentirão menos tímidos e, consequentemente, exibirão com frequência seu comportamento natural. Os machos também exibem suas melhores cores enquanto competem uns com os outros pela atenção das fêmeas.
4. Betta
- Nome científico: Betta Splendens
- Origem: Tailândia
- Tamanho: 6 cm
- Temperamento: Agressivo;
Como esquecer dele, né? O betta é um dos peixes mais comercializados no mundo e um dos mais judiados, já que vivem em pequenas beteiras de poucos litros d’água.
Esses peixes possuem cores vibrantes e preferem viver sozinhos em um aquário. No entanto, também requerem uma filtragem suave, assim como também boas condições de água para que possam viver saudáveis.
Procure adicionar muitas plantas no aquário, assim como também enfeites para que eles possam se esconder.
Os bettas possuem um órgão chamado labirinto, que faz com que consigam retirar o ar da superfície para respirar. Então, coloque plantas ou enfeites altos para que possam ficar próximos à ela e ajudá-los a respirar e descansar com mais facilidade.
5. Baiacu Anão
- Nome científico: Carinotetraodon travancoricus
- Origem: Índia
- Tamanho: 3 cm
- Temperamento: Agressivo; Territorial
O Baiacu Anão é uma pequena máquina de comer que infelizmente pode se tornar uma ameaça para outros peixes, a menos que você planeje muito bem o aquário antes de adicioná-lo.
Esses pequenos animais exploram seu mundo usando a boca. No entanto, eles têm dentes poderosos que podem beliscar nadadeiras, olhos e quaisquer outros lugares dos peixes.
Veja também:
Provavelmente, camarões e caramujos serão devorados por esse animal. Portanto, você deve mantê-los em pequenos grupos em seu próprio aquário ou com peixes que possuam nado bem rápido.
O Baiacu Anão é muito curioso e fascinante de observar enquanto eles te olham fixamente, esperando por mais uma bela refeição.
Bônus…
6. Camarão Red Cherry
- Nome científico: Neocaridina davidi var. red
- Origem: Tailândia
- Tamanho: 3 cm
- Temperamento: Pacífico
Os camarões Red Cherry são muito resistentes e, portanto, prosperam em uma ampla gama de condições de água.
Além disso, esses lindos animais passam a maior parte do tempo pastando entre plantas e musgos em busca de algas e restos de comida dos outros peixes.
Procure adicionar um bom fluxo no filtro do aquário e tente manter a água um pouco mais “dura”. A chave para criação dessa espécie, no entanto, é manter as condições de água estáveis e evitar picos de amônia, nitrito e nitrato. Fora isso, tenha cuidado com o uso de medicamentos e, mais importante, evite o cobre, pois pode ser fatal para a espécie.
2 Comentários
Pingback: Confira 8 lindas espécies de Coridora para você colocar no seu aquário! - MyAquarium
Pingback: Baiacu Anão (Carinotetraodon travancoricus) - MyAquarium