Quais peixes posso colocar com os guppies? Essa é uma dúvida muito comum entre os aquaristas, então, criamos uma lista que vai te ajudar a escolher os companheiros ideais para os famosos barrigudinhos.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Os guppies são famosos por inúmeras razões, pois possuem uma enorme variedade de cores e padrões, além disso, são animais resistentes e se reproduzem com muita facilidade. Para as pessoas que estão começando no aquarismo agora – ou apenas à procura de peixes fáceis de criar e muito bonitos – nós recomendamos sempre os Guppies.
Neste guia, mostraremos quais peixes você pode colocar com os guppies e explicaremos alguns cuidados necessários para cada uma dessas espécies.
Vamos falar sobre os Guppies
Os Guppies são uma das espécies mais comuns em aquários de água doce. Embora originalmente nativos da América do Sul, eles podem ser encontrados em quase todos os países. Para aqueles que estão começando no aquarismo, os guppies são uma ótima opção, já que são resistentes e possuem um baixo custo.
Veja também:
Esses lindos peixes podem viver em aquários comunitários, o que significa que eles se dão bem com a grande maioria das outras espécies. Então, quais são os peixes que posso colocar com os guppies?
Antes de se aventurar na lista com os peixes compatíveis com os guppies, que tal adquirir algumas rações de excelente qualidade para eles?
Selecionei as melhores rações disponíveis no mercado para essa espécie. Então, caso queira comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tropical Ração Para Peixes Guppy 20G Para Peixes | R$ 39,00 | Comprar na Amazon | |
Tetra Color Flakes 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 31,14 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-12-31 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Peixes compatíveis com os Guppies
Plati / Platy (Xiphophorus maculatus)
O plati é um peixe de água doce muito resistente e que se tornou popular por suas cores e resistência. Assim como os guppies, os platis são peixes prolíferos, ou seja, se reproduzem com muita facilidade. Esses peixes possuem muitas cores diferentes, então cabe ao aquarista escolher aquela que mais lhe agrada.
A espécie costuma ser muito pacífica e vive muito bem em uma ampla variedade de ambientes – como resultado, eles são ótimos companheiros para os guppies. Esteja preparado apenas em ter muitos filhotes no aquário, embora se você já esteja criando guppies, já deve estar se preocupando com isso. Os platis comem bastante e aceitam a maioria das rações para peixes ornamentais.
- Nota de compatibilidade com os guppies: 10/10
- Nível de cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 60 litros;
Peixe Espada (Xiphophorus hellerii)
Se você está em busca de um peixe que se dá muito bem em aquários comunitários, o peixe espada é imbatível. Eles possuem um ótimo temperamento, pois se comportam bem com a maioria das outras espécies de água doce. Assim como os guppies e platis, o peixe espada costuma se reproduzir com muita facilidade.
Além disso, o peixe espada se adapta as diferentes condições de água – mesmo que você altere e erre a química da água em determinado momento. Novamente, se você está em busca de um peixe para fazer companhia para os seus guppies, esse é um dos nossos favoritos.
- Nota de compatibilidade com os guppies: 10/10
- Nível de cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 40 litros;
Veja também:
Molinésias (Poecilia sphenops)
As molinésias são peixes versáteis e muito populares entre os aquaristas iniciantes. Esta espécie é conhecida por ser extremamente resistente e pode sobreviver em ambiente com água doce e salgada (loucura, né?). Assim como os outros peixes mencionados acima, as molinésias também se reproduzem com extrema facilidade.
As mollies são ótimas companheiras para os guppies, pois são pacíficas, fáceis de cuidar e permanecem relativamente pequenas. Se você está procurando um peixe tranquilo, que adora mordiscar algas no aquário e quer companhia para os seus guppies, as mollies são a escolha ideal.
- Nota de compatibilidade com os guppies: 10/10
- Nível de cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 75 litros;
Coridora Mascarada (Corydoras metae)
Se tem um peixinho que é unanimidade entre os aquaristas é a coridora. Elas são pacíficas, possuem comportamento noturno e são muito fáceis de manter em aquários. Elas se dão bem com a maioria dos peixes, então não é nenhuma surpresa que sejam companheiras ideais para os guppies.
Caso planeje manter coridoras no seu aquário, certifique-se de montar seu aquário com um substrato arenoso. Infelizmente, o cascalho é muito ruim para elas, podendo machucar suas nadadeiras e barbilhões.
- Nota de compatibilidade com os guppies: 10/10
- Nível de cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 40 litros;
Colisa Mel (Trichogaster chuna)
Se você já possui certa experiência no aquarismo e está procurando um pouco mais de dificuldade, a Colisa mel é uma ótima escolha. Elas requerem cuidados mais específicos do que os outros peixes de aquário de nossa lista.
Para começar, as colisas precisam de aquários plantados e que possuam muitos esconderijos, assim como também de áreas sombreadas com plantas flutuantes. Tirando esses requisitos, a Colisa Mel é muito sociável, mas deve ser mantida em grupos com no mínimo 4 indivíduos da mesma espécie. Para aquaristas que possuem aquários pequenos, esse fato por si só pode tirar esse peixe da lista.
No geral, as colisas podem ser companheiras incríveis para os guppies, desde que você esteja disposto a cuidar das suas necessidades. Embora possam não ser os peixes mais fáceis da nossa lista, elas são muito divertidas, possuem bom temperamento e dão vida a qualquer aquário em que habitam.
- Nota de compatibilidade com os guppies: 8/10
- Nível de cuidado: Difícil;
- Tamanho do aquário: 75 litros;
Limpa vidro (Otocinclus affinis)
O limpa vidro é uma das espécies mais apreciadas no mundo do aquarismo. Devido a sua timidez, o limpa vidro adora aquários bem plantados e com muitos esconderijos. Assim como as coridoras, eles devem ser mantidos em grupos com no mínimo 5 indivíduos.
Além de sua natureza dócil, acima de tudo os aquaristas amam essa espécie simplesmente pelo fato dela adorar comer algas no aquário. Embora pequenos, um grupo de limpa vidros pode acabar com as algas em alguns poucos dias. No entanto, eles devem ser alimentados com rações específicas, para que tenha certeza de que estejam recebendo todos os nutrientes que necessitam.
Veja também:
Em comparação com as outras espécies dessa lista, os limpa vidros são mais sensíveis às condições de água. Então, o aquário deve estar ciclado e com os parâmetros estáveis para que você possa adicioná-los. Além disso, fique de olho nos guppies – embora eles sejam pacíficos, são conhecidos por ficar mordiscando e atormentando outros peixes.
- Nota de compatibilidade com os guppies: 9/10
- Nível de cuidado: Moderado;
- Tamanho do aquário: 40 litros;
Cobrinha Kuhli (Pangio Kuhlii)
A Cobrinha Kuhli é um peixe bem interessante. Elas adoram ficar no fundo do aquário, principalmente cavando a areia, explorando e buscando por possíveis esconderijos. A espécie é originária do sudeste da Ásia. Além disso, possuem o corpo igual ao de uma enguia, de cor amarelo e rosa, com faixas ou listras marrons que circundam parcial ou totalmente a extensão dele.
As cobrinhas Kuhli vivem mais felizes, de fato, quando mantidas em grupos de meia dúzia ou mais de espécies semelhantes. Elas podem ser mantidas com peixes não agressivos. Quando mantidas sozinhas, entretanto, ficam muito tímidas e se escondem a maior parte do tempo.
O habitat ideal para as cobrinhas Kuhli precisa ter muitas plantas vivas, troncos e um substrato de areia (areia de filtro de piscina funciona bem). Assim como as coridoras, cascalhos podem danificar as barbatanas e seu delicado estômago.
Como elas são animais noturnos, não se preocupe caso não consiga vê-las nos primeiros dias. Conforme elas se adaptam ao aquário, se sentirão mais confortáveis e ficarão mais sociáveis.
- Nota de compatibilidade com os guppies: 9/10
- Nível de cuidado: Moderado;
- Tamanho do aquário: 75 litros;
Veja também:
Quais peixes devo evitar colocar com os guppies?
Ciclídeos
Na maioria das vezes, os ciclídeos tendem a ser agressivos e rápidos, assim como também possuem um apetite voraz por peixes pequenos. Para grande parte deles, os guppies se parecem mais com comida do que qualquer outra coisa.
Além disso, os ciclídeos costumam ser bem territoriais. Os guppies, com sua natureza enérgica, adoram dar voltas ao redor do aquário – o que significa que podem acabar nadando em direção à morte.
Qualquer outro peixe que possua a boca grande o suficiente para comê-los
Em geral, os guppies tendem a ser ótimos companheiros de aquário para muitas espécies diferentes – entretanto, devido ao seu pequeno tamanho acabam se tornando vulneráveis a praticamente qualquer peixe que possua uma boca grande o suficiente para comê-los. Certifique-se de evitar espécies grandes e agressivas.
E então, o que achou do nosso artigo mostrando os peixes que você pode colocar em um aquário de guppies? Já teve experiência com outras espécies? Conte-nos nos comentários!
3 Comentários
Olá boa tarde, a minha dúvida, é se os neons que tenho, não comem os guppies, vejo que têm nascido, gupys mas desaparece. Obrigada aguardo pela resposta
Olá Flor, tudo bem?
Por mais que os Neons sejam peixes pequenos, ainda assim irão se alimentar de qualquer coisa viva menor do que eles. Além disso, os próprios Guppies irão se alimentar de seus filhotes. Por isso, a melhor opção é criá-los separados de todos.
Um grande beijo
Olá, será que com kribensis e BArbo Xadrez eu posso criar guppy?