Quais peixes eu posso colocar em um mesmo aquário com o Barbo Cereja? Confira nossa lista com os 5 melhores peixes para fazer companhia para ele!
O Barbo Cereja (Puntius titteya) é um ótimo peixe para iniciantes, mesmo porque eles podem tolerar uma ampla gama de parâmetros de água e, além disso, podem viver em aquários comunitários, pois são muito pacíficos.
Então, criamos essa lista pra te ajudar a escolher quais peixes você pode colocar em um mesmo aquário com o Barbo Cereja.
Quais peixes eu posso colocar com o Barbo Cereja?
1. Tetra Diamante
- Nome científico: Moenkhausia pittieri
- Origem: Lago Valência, Venezuela
- Tamanho: Até 6 cm
- Temperamento: pacífico; vive em grupos;
O Tetra Diamante é um peixe muito resistente e que pode viver por muitos anos em um aquário. Eles são ideais para aquários comunitários, mas são considerados bastante ativos.
Contudo, esses pequenos animais podem atingir cerca de 6 cm de comprimento apenas, e suas atraentes escamas violeta prateadas apresentam tons que refletem o verde, amarelo e o laranja, dando a estes peixes uma linda aparência cintilante. Esse efeito, no entanto, só é observado em peixes que atingem a fase adulta.
O Tetra Diamante não é uma espécie difícil de criar, mas o aquário precisa ter água extremamente limpa, que seja bem plantado e que possua uma iluminação fraca para simular seu habitat natural.
Veja também:
2. Guppy
- Nome científico: Poecilia reticulata
- Origem: Brasil, Guiana, Jamaica, Trinidad e Tobago, Venezuela e Barbados
- Tamanho: Até 5 cm
- Temperamento: pacífico; Ideal 1 macho para 3 fêmeas;
Os guppies são conhecidos por sua beleza e também porque se reproduzem com muita facilidade. Além disso, esses animais são coloridos, pacíficos e bem baratos, além de resistentes e fáceis de cuidar.
Embora existam mais de 300 espécies diferentes de guppies, a maioria atinge aproximadamente o mesmo tamanho e preferem águas tropicais.
Veja também:
Divertidos, os guppies costumam ser bem pequenos e não ocupam muito espaço, mas a regra aqui é um guppy pra cada 3 litros d’água.
Além disso, procure adicionar no mínimo 1 macho para cada 3 fêmeas, pois se ficarem em menor número, o macho acaba estressando a fêmea e isso pode desencadear o surgimento de doenças.
3. Rasbora Mosquito
- Nome científico: Boraras brigittae
- Origem: Indonésia
- Tamanho: 3.5 cm
- Temperamento: Pacífico; Vivem em grupos;
Peixes muito pequenos são excelentes escolhas para espaços apertados, portanto, com apenas 3.5 cm de comprimento, o Rasbora Mosquito é uma excelente escolha para viver em um mesmo aquário com o Barbo Cereja.
Mantendo-os em grupos com no mínimo 8 exemplares, por exemplo, eles se sentirão menos tímidos e, consequentemente, exibirão com mais frequência seu comportamento natural. Os machos também exibem suas melhores cores enquanto competem uns com os outros pela atenção das fêmeas.
Veja também:
4. Rasbora Galaxy
- Nome científico: Danio margaritatus
- Origem: Ásia
- Tamanho: 2.1 cm
- Temperamento: Pacífico; Territorial
O Rasbora Galaxy foi descoberto recentemente em Mianmar em 2006, ou seja, ainda é uma espécie relativamente nova no mundo do aquarismo. No entanto, se tornou alguns dos peixes mais populares para aquários plantados nos últimos anos.
Ao contrário da maioria dos outros Danios, eles não são de fato um peixe de cardume. Os machos estabelecem pequenos territórios e lutam pela influência sobre as fêmeas.
Certifique-se apenas de fornecer esconderijos para eles, uma vez que os machos podem acabar brigando entre si.
5. Gourami Chocolate
- Nome científico: Sphaerichthys osphromenoides
- Origem: Malásia e Indonésia
- Tamanho: 6 cm
- Temperamento: pacífico; Tímido
O Gourami Chocolate é uma excelente espécie para conviver com o Barbo Cereja, uma vez que não passam dos 6 cm de comprimento e possuem um comportamento relativamente pacífico.
A única ressalva fica por conta dos parâmetros de água, já que eles são mais exigentes em termos de qualidade da água. A espécie vêm de riachos de águas negras, ou seja, locais onde a matéria orgânica em decomposição e a quase falta de minerais dissolvidos deixam o pH entre 4.0 – 6.0.
De qualquer forma, eles prosperam muito bem em um pH que fique estabilizado em 6.0, mas quanto mais alcalina for a água, mais suscetíveis se tornam a pegar fungos, bactérias e outras doenças.
Por fim, o Gourami Chocolate possui um padrão delicado de tons entrelaçados de marrom e creme. Eles devem viver em aquários bem plantados, onde possam entrar e sair da cobertura das folhas ao lado do Barbo Cereja.
2 Comentários
Parabéns pelos comentários, são de grande valia para quem.esta buscando ter qualidade e um aquário lindo e calmo.
Obrigado, Evandro! Um grande abraço.