Quais peixes são compatíveis com o Betta? Nesse artigo, nós trazemos algumas espécies que podem conviver com eles tranquilamente. Aproveite!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Existem alguns peixes que podem viver com o peixe betta em um mesmo aquário tranquilamente. Ao longo da história, os bettas foram criados em aquários próprios, já que seu instinto de luta nunca foi deixado de lado, mesmo para aqueles criados em cativeiro.
Por esta razão, alguns peixes Betta são tão territoriais que não podem coexistir com outros companheiros no aquário. Mas, ao mesmo tempo, há espécies que são tão calmas que podem até mesmo ser assediados por outros peixes.
De um modo geral, cada peixe Betta possui uma personalidade e temperamento diferente um do outro. Então, será que eles podem conviver com outros peixes?
Aqui vai uma pequena dica:
- Evite adicionar mais de um betta macho no mesmo aquário;
- Machos e fêmeas não devem ser colocados juntos;
- As fêmeas podem viver em grupos sem problemas;
Abaixo, iremos listar alguns peixes, além de outras criaturas compatíveis com os peixes Betta. Além disso, fique atento ao tamanho do aquário recomendado para mantê-los juntos, ok?
Veja também:
A alimentação de boa qualidade é fundamental para manter os bettas saudáveis! Por isso, selecionei as melhores rações do mercado pra você adquirir agora mesmo! Confere aí:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tetra Color Flakes 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 30,95 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2025-01-01 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Quais peixes são compatíveis com o peixe Betta?
1. Coridoras
- Nome científico: Corydoras aeneus;
- Origem: América do Sul;
- Tamanho: Até 7.5 cm;
- Temperamento: pacífico; vive em grupos;
- Tamanho do aquário: 40 litros ou mais;
A coridora é um excelente peixe para conviver com o Betta. Elas são fáceis de cuidar e desfrutam das mesmas condições de água que eles. Além disso, elas costumam viver e passar a maior parte do tempo no fundo do aquário, em grupos ou sozinhas.
A expectativa de vida de uma coridora gira em torno de 3 – 4 anos e elas possuem comportamento bastante pacífico. Isso as tornam companheiras perfeitas para o briguento peixe Betta.
2. Rasbora Arlequim
- Nome científico: Trigonostigma heteromorpha;
- Origem: Ásia;
- Tamanho: Até 5 cm;
- Temperamento: pacífico; vive em grupos;
- Tamanho do aquário: 40 litros ou mais;
O Rasbora Arlequim é um peixe de cardume que prefere viver em grupos com no mínimo 10 exemplares. Eles são ótimos companheiros para os bettas, desde que o aquário possua no mínimo 40 litros. Um aquário nesse tamanho lhes dará mais espaço para que possam nadar e realizar suas atividades diárias.
De um modo geral, o Rasbora Arlequim é uma espécie bastante pacífica, agregando uma qualidade adicional à coexistência com o betta.
Veja também:
3. Sapo Anão Africano
- Nome científico: Hymenochirus Boettgeri;
- Origem: África;
- Tamanho: Até 6.4 cm;
- Temperamento: pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros ou mais;
O Sapo Anão Africano também é um dos animais compatíveis com o peixe Betta por conta de seu comportamento pacífico, ainda mais levando em consideração que eles também são bem fáceis de cuidar. Esses incríveis animais podem medir até 6,4 cm de comprimento e viver por até 5 anos. Os machos tendem a ser um pouco menores do que as fêmeas.
Essa espécie costuma ser bastante ativa e gosta de explorar todos os cantos do aquário. Além disso, eles costumam vir à superfície para buscar ar, pois possuem pulmões e não guelras. Se você tiver muita sorte, pode até vê-los trocando de pele (a cada 1 – 2 semanas).
4. Tetra Neon
- Nome científico: Paracheirodon Innesi;
- Origem: América do Sul;
- Tamanho: Até 4 cm;
- Temperamento: pacífico; vive em grupos;
- Tamanho do aquário: 40 litros ou mais;
Embora você deva evitar peixes com cores brilhantes, ainda assim pode manter o Tetra Neon com um peixe Betta, uma vez que são extremamente rápidos. Em um aquário comunitário, você precisará colocar no mínimo um grupo de 6 peixes da espécie. Além disso, o aquário deve ser mais largo do que alto para que tenha bastante espaço horizontal para esses peixes nadarem.
A expectativa de vida do Tetra Neon é de até 5 anos em cativeiro e eles podem crescer até 4 cm de comprimento. É fascinante observar os Tetras Neon, enquanto nadam juntos em busca de comida ou segurança. Assim como os bettas, eles também apreciam aquários densamente plantados.
Veja também:
5. Tetra Foguinho
- Nome científico: Hyphessobrycon amandae;
- Origem: América do Sul;
- Tamanho: Até 2 cm;
- Temperamento: pacífico; vive em grupos;
- Tamanho do aquário: 40 litros ou mais;
O Tetra Foguinho é um peixe bastante pequeno e precisa viver em grupos com no mínimo 10 indivíduos. Novamente, assim como os bettas, eles preferem aquários bem plantados e alguns tipos de alimentos vivos, como artêmias, por exemplo.
Com expectativa de vida em torno de 3 anos, eles também trarão anos de alegria para o seu aquário comunitário. Em relação ao comportamento, essa espécie costuma nadar no meio do aquário, enquanto os bettas preferem ficar na parte superior, minimizando problemas de compatibilidade entre eles. Ambos são, entretanto, peixes que se alimentam na superfície. Fique atento aos sinais de agressão!
6. Cobrinha Kuhli
- Nome científico: Pangio Kuhlii;
- Origem: Ásia;
- Tamanho: Até 12 cm;
- Temperamento: pacífico;
- Tamanho do aquário: 75 litros ou mais;
Uma outra espécie muito legal que pode conviver com o peixe Betta é a Cobrinha Kuhli, já que ela é bastante pacífica. Esses peixes possuem corpos alongados, em forma de enguia e adoram ficar escondidas entre pequenas fendas.
Elas irão se dar bem com o peixe betta, ainda mais se o aquário tiver um substrato de areia, já que elas podem até mesmo se enterrar nele e ficar lá escondidas durante bastante tempo.
É bom ficar de olho…
Apesar dos equívocos comuns de que os peixes betta só podem viver sozinhos, todas as espécies listadas acima podem ser companheiras de aquário para eles. No entanto, é bom ficar de olho neles! Mesmo se você fizer tudo certo, não há garantia de que o seu betta não se tornará agressivo com outros peixes.
Então, depois de adicionar alguns companheiros para ele, monitore-o e veja se há sinais de agressão. Isso pode incluir falta de apetite, feridas visíveis (por exemplo, nadadeiras desfiadas), perseguições e longos períodos de luta.
O estresse prolongado e as brigas podem levar os peixes a ficarem doentes. Certifique-se de seguir a lista de verificações acima, principalmente na criação de ambientes amplos que possuam muitos esconderijos. Em situações onde o aquário pareça um local inseguro, remova o betta e deixe-o separado dos outros peixes!
Mas, se o seu peixe Betta não se dá bem com outros peixes no aquário, não se preocupe, eles não são animais de cardume e ficarão bem sozinhos.
7 Comentários
Pingback: Peixe Betta estressado? Veja como identificar e o que fazer! - MyAquarium
Pingback: Posso colocar Guppy e Betta juntos em um aquário? - MyAquarium
Pingback: Top 7 peixes compatíveis com o Barbo Sumatra - MyAquarium
Pingback: Peixe Betta (Betta Splendens) - Guia Completo de Cuidados | MyAquarium
Pode colocar o beta com um tilapia
?
Olá Maira, tudo bem?
Essa combinação não vai funcionar, pois a tilápia é um peixe bastante rápido e territorial. Com toda certeza do mundo eles irão brigar! Então evite! 😉
Olá, adquiri um aquário de 60L onde já vinha incluído Néons e Guppys. Pretendo fazer um aquário de Betas, mas a minha dúvida prende-se com a relação destes (Betas) com os Guppys, sendo que pelo o que li, com os Néons não tem qualquer problema. Que aconselham? Desde já obrigado.