Confira nesse artigo quais são as melhores plantas para você colocar em um aquário com o famoso Acará Bandeira!
Na natureza, o Acará Bandeira (Pterophyllum scalare) passa a maior parte do tempo se deslizando entre plantas fortemente entrelaçadas à procura de pequenos peixes e invertebrados para comer. De fato, os aquários plantados são o melhor ambiente para eles, pois não apenas se sentem mais seguros, mas também fornecem local perfeito para a desova.
Então, com isso em mente, nós criamos esse artigo para mostrar quais são as melhores plantas que você pode colocar em um aquário com o Acará Bandeira! Boa leitura!
Quais plantas eu posso colocar em um aquário com Acará Bandeira?
1. Amazonense
- Nome científico: Echinodorus amazonicus
- Origem: América do Sul
- Altura: Até 50 cm de altura
- Intensidade da luz: Moderada / Forte
- Necessidades nutricionais: Altas
- Nível de dificuldade: Moderado
Se há uma planta que todo aquarista que cria Acará Bandeira em casa precisa ter é a famosa Amazonense, mas por quê? Assim como o próprio nome sugere, elas vêm de águas rasas do Rio Amazonas. Geralmente elas são a peça central em um aquário e, portanto, na maioria das vezes, servem de abrigo e local de desova para muitos peixes de água doce, inclusive nosso famoso Acará Bandeira.
Então, se você está procurando uma planta para compor a região do meio ou fundo do aquário, adquira a Amazonense.
Veja também:
2. Hygrophila difformis
- Nome científico: Hygrophila difformis
- Origem: Ásia
- Altura: Até 30 cm de altura
- Intensidade da luz: Fraca / Moderada
- Necessidades nutricionais: Baixa
- Nível de dificuldade: Fácil
Como a maioria das espécies de Hygrophilas, a Hygrophila difformis é uma planta fácil e pouco exigente e, ainda assim, prospera mesmo em condições com pouca iluminação ou falta de nutrientes.
Seu padrão de crescimento muda drasticamente em condições com pouca luz; por exemplo, as folhas em forma de estrela encolhem e a planta fica um pouco mais rala. Então, quanto mais luz e CO2 você puder fornecer, melhor para ela!
Contudo, quando saudáveis, elas possuem uma atraente cor verde limão e uma taxa de crescimento bastante rápida. Embora as folhas sejam estreitas demais para o Acará Bandeira desovar, muitos de seus companheiros de aquário vão adorar os densos matagais que elas formam.
3. Samambaia Africana
- Nome científico: Bolbitis heudelotii
- Origem: África
- Altura: Até 40 cm de altura
- Intensidade da luz: Fraca / Moderada
- Necessidades nutricionais: Baixa
- Nível de dificuldade: Fácil
A Samambaia Africana é uma alternativa atraente para a popular Samambaia de Java, para o caso de quem está em busca de plantas para um aquário com Acará Bandeira. Assim como a Samambaia de Java, elas prosperam em ambientes com pouca luz e nutrientes.
Por outro lado, como são epífitas, elas não absorvem nutrientes pelas raízes. Por isso, precisam ser presas à rochas e troncos, até que possam se ancorar para obter nutrientes da coluna d’água.
Além disso, quando a planta fica muito grande, o rizoma pode ser dividido em dois ou três. Então, cada seção continuará desenvolvendo folhas, clonando a planta original para outros lugares no aquário.
Veja também:
4. Musgo de Java
- Nome científico: Taxiphyllum Barbieri
- Origem: Ásia
- Altura: Até 12 cm
- Intensidade da luz: Fraca / Moderada
- Necessidades nutricionais: Baixa
- Nível de dificuldade: Fácil
Se você é fã de paisagens aquáticas com musgos, então você precisa colocar o Musgo de Java em seu aquário de Acará Bandeira, uma vez que são facilmente encontrados na maioria das lojas de aquarismo.
Quando presos à uma superfície sólida, por exemplo, o musgo de java se fixa e forma um emaranhado que se expande para cobrir o máximo de espaço possível. No entanto, se não for bem aparado, ele poderá tomar todas as superfícies de rochas e troncos.
Além disso, o musgo de java serve como um local de desova para muitos peixes, inclusive danios e tetras. Os alevinos também encontram refúgio nesses locais.
5. Anúbias
- Nome científico: Anubias sp.
- Origem: África Ocidental
- Altura: Variável
- Intensidade da luz: Fraca / Moderada
- Necessidades nutricionais: Baixa
- Nível de dificuldade: Fácil
É difícil pensar em uma planta melhor para um aquário de Acará Bandeira do que as Anubias. Elas são resistentes, prosperam em condições com baixa luminosidade, preferem água ácida e, ainda assim, crescem quase em qualquer lugar onde você colocá-las. Assim como a Samambaia de Java, as anubias são epífitas, por isso devem ser amarradas em superfícies duras.
Sobretudo, quando bem cuidadas, as anubias até florescem, enviando uma linda flor branca ou amarela à superfície através de um longo caule. Entretanto, é preciso ter um pouco de paciência com elas, uma vez que possuem crescimento bastante lento, mesmo em condições ideais.
Veja também:
6. Hygrophila Corymbosa
- Nome científico: Hygrophila corymbosa
- Origem: Ásia
- Altura: Até 40 cm
- Intensidade da luz: Moderada / Forte
- Necessidades nutricionais: Moderada
- Nível de dificuldade: Fácil
A Hygrophila corymbosa é uma planta ideal para um aquário de Acará Bandeira, já que elas precisam de águas quentes, ácidas e ricas em oxigênio, nas quais o Acará Bandeira também prospera.
Embora elas sejam fáceis de cuidar, ainda assim são exigentes e necessitam de uma boa iluminação para crescerem. Considerando o quão largo esta planta pode ficar, certifique-se de fornecer bastante espaço ao plantar espécimes mais jovens, para que não se aglomerem enquanto crescem.
7. Bacopa monnieri
- Nome científico: Bacopa monnieri
- Origem: Sobretudo no Sul e Leste da Índia, África e América do Norte e Sul.
- Altura: Até 30 cm
- Intensidade da luz: Moderada / Forte
- Necessidades nutricionais: Baixa
- Nível de dificuldade: Fácil
A Bacopa monnieri é uma planta versátil e pouco exigente. Ela pode crescer tanto emersa ou submersa e, embora prefira luz moderada, é uma das poucas plantas com caule que se dá bem em aquários com pouca luz.
O CO2 e a fertilização líquida ajudam a acelerar seu crescimento, mas também não são obrigatórios. O Acará Bandeira se dá bem com esta planta porque eles não são tão estabanados, uma vez que a Bacopa possui caules que quebram com bastante facilidade. Ainda assim, esses caules cortados podem ser replantados, formando uma nova planta!
2 Comentários
Pingback: Acará Bandeira Macho vs Fêmea: Como diferenciar? - MyAquarium
Pingback: Acará Bandeira Altum (Pterophyllum altum) - MyAquarium