Está pensando em montar um aquário de água salobra? Quais são as plantas que você pode colocar dentro dele? Confira 5 lindas espécies compatíveis!
Quando se trata de diferentes tipos de aquários, existem duas categorias principais – água doce e água salgada. Agora, se você se aprofundar um pouco mais, há uma terceira categoria que pode considerar. Um aquário de água salobra possui os dois tipos de água, o que significa que você precisa ter cuidado na hora de escolher plantas e peixes.
O que é um aquário de água salobra?
Em termos mais simples, um aquário de água salobra é aquele que é metade água salgada e metade água doce. Isso não significa que há duas camadas no aquário, uma de água doce e outra salgada, longe disso! Isso quer dizer que a sua água é um misto das duas, um pouco salgada. Na maioria das vezes, esses habitats ocorrem em áreas onde os rios encontram o oceano, em pântanos, estuários e manguezais.
Veja também:
A salinidade de um ambiente salobro varia de acordo com a maré, bem como com o fluxo de água doce, a quantidade de chuva e a taxa de evaporação da água. A gravidade específica em um ambiente salobro irá variar de 1,006 a 1,015 e a cristalinidade pode variar de extremamente claro a extremamente escuro. Um aquário desse tipo costuma imitar as condições salobras não apenas em termos de química, mas também nos habitantes (plantas e peixes).
Quais plantas posso colocar em um aquário de água salobra?
Como esse tipo de aquário é uma mistura de água salgada e doce, muitas plantas vivas não conseguem sobreviver. Além disso, para sobreviver nesse tipo de ambiente, as plantas devem ser resistentes e adaptáveis. Contudo, a melhor maneira de garantir que elas sobrevivam é começar com um aquário de água doce tradicional (abastecido com plantas resistentes) e aumentar gradualmente a salinidade dele. Então, algumas das melhores plantas para colocar em um aquário de água salobra são:
Anubias
As anubias produzem folhas em forma de flecha e crescem em praticamente todos os ambientes aquáticos. Elas devem ser amarradas em troncos ou rochas, uma vez que não podem ter suas raízes (rizoma) enterradas no substrato.
Veja também:
Elodea
A Elodea produz folhas verdes brilhantes que crescem em hastes ramificadas. Essas plantas crescem muito rápido e, acima de tudo, são perfeitas para aquaristas iniciantes.
Samambaia de Java
A Samambaia de Java é um tipo de planta muito resistente e também uma das mais atraentes. Além disso, elas podem atingir grandes alturas e devem ser presa em rochas ou troncos.
Rabo de Raposa
A Rabo de Raposa é uma das plantas mais fáceis de cultivar em aquários. Isso é demonstrado facilmente pelo seu sucesso na natureza, já que ela se espalhou por quase todos os continentes, exceto a Antártida.
Veja também:
Essas plantas toleram várias condições de água e são ideais para iniciantes, pois possuem crescimento rápido e se propagam com extrema facilidade.
Samambaia d’água
A Samambaia d’água é uma das plantas de água doce mais bonitas que existem no aquarismo. Elas crescem bem rápido e são excelentes para retirar nutrientes da água, mas podem prejudicar outras plantas que estejam competindo por eles.
De fato, elas prosperam com luz moderada, substrato rico em nutrientes e uso de fertilizantes líquidos adequados. Por outro lado, caso essas condições não sejam atendidas, elas poderão definhar com muita facilidade.
Veja também:
Então, se você está procurando por um desafio que vai além dos tanques tradicionais, um aquário de água salobra pode ser a escolha certa. Se você decidir montar um aquário do tipo, apenas tome cuidado ao escolher os habitantes certos para ele, pois o ambiente salobro é bem diferente de um aquário de água doce ou salgada.