Quais plantas posso colocar em um aquário de ciclídeos? Será que existe alguma espécie compatível com esses animais que adoram revirar o substrato?
Os ciclídeos são bastante populares no aquarismo e podem ser encontrados na África, América do Norte e Sul, mas também em outras partes do mundo. Esta grande variedade de peixes deixa qualquer tipo de aquário bonito. No entanto, se você tiver um aquário plantado, eles podem causar alguns problemas.
Na verdade, a maioria dos ciclídeos são herbívoros e gostam de se alimentar de algas e plantas ricas em nutrientes. Portanto, você precisa ter cuidado na hora de colocá-los em um aquário com qualquer tipo de vegetação.
Além disso, eles podem ser bastante agressivos com elas, uma vez que adoram redecorar o aquário. Na maioria das vezes, adicionar plantas nesse tipo de aquário é uma aposta, mas se você souber escolher as espécies certas, pode ter algum sucesso.
O que torna uma planta de aquário ideal para ciclídeos?
Novamente, os ciclídeos não são os peixes mais adequados para aquários plantados, já que boa parte deles, enxergam as plantas como alimento. E com os ciclídeos maiores, pode ser ainda mais difícil encontrar plantas que se enquadrem nos parâmetros e requisitos de um aquário com esses animais.
Veja também:
Em suma, as plantas colocadas em qualquer tipo de aquário de ciclídeo precisam ser extremamente resistentes e se enquadrar nos parâmetros de água desses peixes.
Em outras palavras, as plantas devem suportar temperaturas mais altas, lidar com um pH alto e água dura, e que sejam difíceis de serem comidas. Além disso, plantas que não precisam ficar em substratos são as melhores opções.
Quais plantas posso colocar em um aquário de ciclídeos?
1. Anubias
Há uma variedade enorme de anubias disponíveis para venda, que variam em cor, tamanho e até mesmo em formato de folhas. Assim, você pode encontrar facilmente uma planta que se encaixa na estética do seu aquário.
As folhas grandes das anubias são duras, por isso, pode ser difícil para um ciclídeo comê-las. Então, se estiver pensando em alguma planta para colocar em um aquário com ciclídeos, comece pelas anubias.
Além disso, as anubias são fáceis de cuidar, pois prosperam em diferentes condições de água. Esse tipo de planta não pode ser colocada diretamente no substrato, mas sim amarrada em troncos ou rochas, por isso, perfeitas para os ciclídeos, já que eles adoram revirar o substrato.
2. Amazonense
A Amazonense é adequada para uma variedade enorme de ciclídeos. Assim como as anubias, pode ser colocada em aquários com grandes ciclideos, já que são extremamente resistentes. As folhas dessa planta, mesmo quando retiradas, voltam a crescer rapidamente e são bem duras.
Veja também:
Mesmo que seu ciclídeo tente mexer nela, a amazonense será bastante difícil de matar. A alta taxa de regeneração e um sistema radicular forte, faz dessa planta uma excelente escolha para um aquário com ciclídeos.
A Amazonense precisa ficar enraizada no substrato. No entanto, certifique-se de usar fertilizantes para promover o desenvolvimento da espécie.
3. Samambaia de Java
A Samambaia de Java é uma outra planta bastante popular para aquários de ciclídeos. Elas não requerem substrato e podem ser amarradas em rochas, troncos e outros objetos decorativos. Além disso, essas plantas possuem folhas bastante duras.
Entretanto, o ideal é obter uma samambaia de java mais madura, pois as plantas mais jovens tendem a ter folhas mais macias. Isso impedirá que ela seja danificada pelos ciclídeos.
Veja também:
No geral, essas plantas são perfeitas para um aquários de ciclídeos, uma vez que requerem pouca manutenção, além de não exigirem luminosidade alta e aceitar uma ampla variedade de temperatura e níveis de pH.
4. Cryptocoryne
A Cryptocoryne é uma outra planta difícil de matar. Elas toleram altos níveis de pH e poderão viver tranquilamente em um aquário com cicídeos. Assim como a Amazonense, você precisará colocá-las no substrato do aquário.
A recomendação é enraizar bem esta planta e alimentá-la com o uso de fertilizantes líquidos. Desta forma, a planta pode desenvolver um sistema radicular forte e ficar segura no aquário.
As criptas, gostam de temperaturas mais altas e aceitam baixos níveis de luminosidade. No geral, elas são plantas fáceis de cuidar.
5. Bucephalandra
Caso você esteja procurando uma planta de aquário bem resistente, a bucephalandra pode ser a escolha ideal. A espécie, bastante parecida com as criptas e as anubias, possui os mesmos requisitos e cuidados.
Veja também:
Assim como as anubias, a bucephalandra precisa ficar ancorada em rochas e troncos. Portanto, você não precisará se preocupar com os peixes desenraizando a planta do substrato.
A Bucephalandra é uma excelente planta para iniciantes e apresenta poucos problemas para donos de aquários com ciclídeos. É uma planta curta e que não cresce muito, no entanto, se desenvolve bem em todos os tipos de condições de água.