Você faz ideia de quais são os produtos domésticos comuns que podem ser extremamente prejudiciais para os peixes do seu aquário? Confira a lista que montamos!
Os peixes são animais maravilhosos para pessoas de todas as idades e costumam ser uma excelente adição a qualquer ambiente da casa. Embora um aquário deixe o ambiente mais bonito, tome cuidado, pois dependendo de onde ele estiver pode estar cercado de perigos.
Criar peixes é muito diferente do que manter outros animais de estimação, no sentido de que você é responsável por controlar todos os aspectos de seu delicado ambiente aquático. Esse equilíbrio, no entanto, pode ser prejudicado, principalmente por produtos domésticos agressivos que podem ser encontrados em muitas latas de spray ou cosméticos.
Veja também:
A água do aquário atrai e coleta inúmeros poluentes transportados pelo ar e, portanto, muitos contaminantes podem entrar no aquário, mesmo que ele esteja com uma tampa. Por exemplo, uma bombinha de ar puxará o ar de fora e trará toxinas para o aquário. A fim de reduzir os riscos de poluir o aquário, é melhor saber quais são os produtos domésticos comuns que podem ser prejudiciais para os peixes do seu aquário.
Quais produtos prejudicam os peixes?
Desodorizadores de ambiente
Todo mundo quer ter a casa sempre cheirosa e acolhedora, não é mesmo? A solução mais rápida para isso é pulverizar um bom purificador de ar. Bem, se você é o dono do aquário, ainda mais se ele está sem uma tampa, este não é o melhor caminho a seguir. Produtos como os desodorizadores de ar podem envenenar e causar a morte rápida dos seus peixes.
Produtos de limpeza / Sprays
Limpadores de janelas, sprays antibacterianos, produtos para remover pó e lustrar móveis são apenas alguns dos produtos de limpeza que a maioria de nós temos em casa. Embora o uso desses produtos vá deixar sua casa limpa e brilhante, também pode deixar o aquário cheio de peixes mortos, caso não sejam tomadas as devidas precauções.
Veja também:
A melhor coisa que você pode fazer é borrifar qualquer produto de limpeza em um pano em um outro local e, em seguida, limpar as superfícies do cômodo onde está o aquário. Com isso em mente, evite ao máximo utilizar limpadores de vidro no aquário! Limpe a parte externa do aquário com um pano macio e água morna apenas.
Desodorantes / Perfumes
Desodorantes em spray / aerossol pode ser um grande problema se você tiver um aquário em seu quarto. Na maioria das vezes as pessoas costumam se arrumar e passar perfumes e desodorantes no mesmo lugar onde está o aquário.
Neste caso, recomendamos que você utilize qualquer produto do tipo em outro local. Portanto, mantenha esses itens armazenados em um lugar mais apropriado, por exemplo, o banheiro. Assim como os outros produtos, eles são extremamente prejudiciais para os peixes e podem matá-los em pouco tempo se cair alguma coisa na água.
Sabonetes / Álcool
O sabonete e o álcool são ótimos desinfetantes para as mãos DEPOIS que colocamos elas no aquário, mas evite passar esses produtos antes de colocar as mãos no aquário.
Se for realizar uma troca parcial de água, alimentar os peixes, arrumar as plantas ou pedras, as mãos devem ser enxaguadas com água sem uso de sabão. Se você lavar as mãos com um sabonete, por exemplo, os resíduos podem grudar nela ou embaixo das unhas e ser liberado para o aquário.
Veja também:
Inseticidas
Não preciso nem me aprofundar muito quando o assunto é o inseticida, certo? Esses produtos químicos permanecem no ar por um longo período de tempo e são extremamente prejudiciais para os peixes. Nunca, em hipótese alguma, borrife qualquer produto do tipo em cima de um aquário.
Tintas
Se você planejou realizar uma reforma, como pintar a casa, certifique-se de ter um plano bem elaborado para o aquário. As tintas já fazem mal para nós humanos, imagina para os peixes. Você não vai querer que o aquário fique no mesmo local onde está sendo feito uma reforma, vai? Nós sabemos que é extremamente trabalhoso mover um aquário de lugar, mas valerá muito a pena fazer isso!
Mas o que fazer se notar que os peixes estão envenenados?
A principal coisa que você deve fazer é realizar uma troca parcial de água. Em casos menos extremos, realize uma troca de cerca de 20%. Em situações de emergência, realize uma troca de até 50%, mas tenha em mente que seus peixes podem sofrer um pouco devido a instabilidade dos parâmetros durante esse tipo de troca.