Quais são as principais diferenças entre os peixes de água fria e os tropicais? Você faz ideia? Se não souber, tire todas as dúvidas nesse artigo!
Quando você está montando seu primeiro aquário de água doce, pode acabar ficando confuso na hora de escolher entre peixes de água fria ou peixes tropicais. Embora ambos sejam fáceis de cuidar quando o aquarista já possui um certo conhecimento, existem algumas diferenças que precisam ser esclarecidas antes de fazer uma escolha entre um peixe e outro.
Então, nesse artigo, nós iremos te mostrar quais são as principais diferenças entre os peixes de água fria e os peixes tropicais.
O que é considerado um Peixe de água fria?
Os peixes de água fria, em termos de comércio de peixes ornamentais, referem-se a quaisquer espécies que preferem temperaturas de águas mais frias. A temperatura ideal para esses peixes oscilam na faixa dos 20°C, embora esses valores possam variar dependendo da espécie.
Veja também:
A principal coisa que você precisa ter em mente é que esses peixes gostam de águas mais frias em comparação com os tropicais. Normalmente, eles sobrevivem em temperaturas ainda mais baixas do que estão acostumados, por um breve período de tempo. Algumas espécies notáveis que você poderá encontrar em lojas de aquarismo que se enquadram nessa categoria são: carpas, kinguios, paulistinhas e etc.
As principais vantagens e desvantagens dos Peixes de água fria
A principal vantagem de escolher montar um aquário de água fria é que você não vai precisar se preocupar com uma fonte de calor para manter a água aquecida. Esta vantagem pode influenciar muito na hora de escolher entre uma espécie de água fria ou tropical. No entanto, pode haver algumas desvantagens em seguir esse caminho em comparação ao aquário com peixes tropicais.
Os peixes de água fria costumam ter menos cores em comparação com suas contrapartes tropicais. Claro, a beleza está nos olhos de quem vê, e cada pessoa possui gostos diferentes. Mas, como um todo, os peixes tropicais possuem uma variedade maior de cores em relação aos peixes de água fria.
No entanto, esses peixes precisam de aquários bem grandes para viver confortáveis. Os kinguios, por exemplo, exigem bastante espaço, pois ficam muito maiores do que as pessoas pensam. As carpas e até mesmo os kinguios, são mais adequados para viver em lagoas ao ar livre, ou pelo menos em aquários muito grandes.
Veja também:
Junte com isso, a ideia de que esses peixes podem viver por muitos mais anos em comparação com outras espécies. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo se você está comprometido em cuidar deles.
O que é considerado um Peixe Tropical?
Os peixes tropicais são aqueles que devem ser mantidos em aquários aquecidos. Por isso, essas espécies exigem temperaturas mais altas, variando entre 21°C e 26°C em alguns casos. Os peixes dessa categoria são muito mais comuns no aquarismo e são fáceis de encontrar em pet shops. Alguns exemplos mais conhecidos seriam os Bettas, Guppies, Ciclídeos e muitos outros. O principal requisito para manter esses animais vivos é adicionar uma fonte de calor, ou seja, um termostato ao aquário.
As principais vantagens e desvantagens dos Peixes tropicais
Os peixes tropicais, em sua maioria, precisam de uma fonte de calor para os seus aquários. Eles vêm de águas naturalmente mais aquecidas e não se dão bem em temperaturas que podemos considerar como confortáveis para nós. Então, um termostato ou aquecedor é um dos requisitos básicos que muitos aquaristas utilizam para manter a temperatura sempre constante. No entanto, não é incomum que esses aparelhos venham a falhar após muitos anos de uso.
Este fator de risco adicional é algo que os aquaristas precisam ficar cientes. Portanto, ao escolher um termostato, certifique-se de fazer a lição de casa e não tenha medo de desembolsar algum dinheiro extra para um equipamento de qualidade. Agora, se você é um aquarista que possui um local com muitos aquários tropicais montados, o ideal é aquecer logo a sala, ao invés de utilizar um termostato para cada aquário.
Veja também:
Há algumas vantagens que os peixes tropicais têm sobre as espécies de água fria. Eles são muito mais fáceis de serem encontrados do que suas contrapartes. Além disso, muitos desses peixes vivem bem em aquários pequenos, e suas cores podem variar bastante, causando contrastes lindos em qualquer ambiente aquático.
Conclusão
Qualquer um dos caminhos que você seguir, terá vantagens e desvantagens. Apenas certifique-se de que nem todas as espécies se enquadram em categorias únicas, uma vez que há sempre exceções às regras e cabe a nós, como aquaristas, fazer as escolhas certas para nossos amiguinhos.
Lembre-se que há muitas outras etapas que você precisa seguir a partir do momento que determina o tipo de aquário e peixe que resolveu criar. Por isso, pesquise bastante antes de se comprometer com a criação de qualquer tipo de animal.