Finalmente você vai tirar alguns dias de descanso. E agora? Quais são os cuidados com os peixes durante as férias? Nesse artigo iremos te ajudar!
Finalmente chegou as merecidas férias! Acredito que você tenha trabalho duro durante o ano todo e finalmente chegou a hora descansar.
Quando você menos espera, o dia se aproxima e você começa a pensar – O que diabos vou fazer com meus peixes? Quem vai cuidar deles? Como serão alimentados? Como devo preparar meu aquário antes de partir para a minha viagem? Há várias coisas que iremos tratar nesse artigo e irá te ajudar a se manter livre do estresse e poder curtir suas férias em paz.
Então, confira quais são os cuidados que você precisa ter com os peixes durante as férias.
Devo alimentá-los antes de viajar?
Os peixes conseguem viver sem comida durante semanas. Entretanto, já ouvi relatos de pessoas que permaneceram com seus peixes vivos por até 3 semanas sem alimentação.
Veja também:
Isso é claro, vai de acordo com as espécies que você possui no aquário e se seus peixes estão realmente saudáveis, caso contrário, essa regra não se aplica.
O aquário pode até parecer mais limpo quando você chega em casa depois das férias, já que deve haver menos resíduos na água devido à falta de comida e, principalmente, menos resíduos produzidos pelos próprios peixes devido a essa questão.
Particularmente, não gosto da ideia de deixar os peixes sem comida durante longos períodos de tempo, ou seja, o ideal é que você invista em um alimentador automático.
Há, sem dúvida, diversos modelos no mercado e alguns são relativamente baratos e podem ser colocados em uso até mesmo quando você não estiver de férias.
Estes alimentadores podem ser preenchidos com diversos tipos de rações e pode levar várias semanas até que você precise reabastecer o recipiente novamente. A maioria deles é totalmente ajustável, ou seja, você pode selecionar a quantidade de comida que deseja que ele despeje dentro do aquário.
Esses aparelhos geralmente funcionam a base de pilhas e podem ser facilmente colocados em cima do aquário.
Veja também:
Além disso, uma outra opção que eu recomendo, é utilizar aquelas caixinhas de comprimidos, geralmente utilizadas para guardar remédios. Você coloca apenas em cada um dos compartimentos a quantidade de ração que gostaria que fosse colocada no aquário, do mesmo modo que precisará deixar uma pessoa bem instruída para realizar o procedimento.
Com isso, você não terá problemas com superalimentação no aquário e irá evitar que sua água fique poluída.
Manutenção antes de viajar
Antes de viajar, realize uma Troca Parcial de Água (TPA). Isso irá ajudar em algumas coisas. Sobretudo, os peixes receberão uma água limpa, o que deve reduzir os níveis de estresse e ajuda-los a se manter saudáveis em sua ausência.
A TPA irá te ajudar também a manter o nível da água reabastecido, por fim, evitando que você se preocupe com níveis muito baixos durante o processo de evaporação. Procure lavar as mídias biológicas, mas utilize a mesma água do aquário para realizar esse procedimento.
Veja também:
E sobre a iluminação? Como devo fazer?
Então, como eu farei para ligar e desligar a luz do aquário? Existe uma solução muito simples, já que você pode utilizar um temporizador para ligar e desligar a luz automaticamente.
Se o aquário possuir plantas ou corais, você precisará com toda certeza de um temporizador, já que os dois necessitam de luz diariamente para crescimento.
Vizinhos e parentes são ótimas opções
É sempre bom ter um vizinho ou parente em que você possa confiar os cuidados do aquário. Eles podem ser a melhor opção, pois instruindo-os sobre os cuidados necessários, você poderá viajar tranquilamente e se tiver alguma dúvida sobre algum procedimento, eles provavelmente irão entrar em contato contigo imediatamente.
No entanto, lembre-se de fornecer uma pequena lista de tarefas que você gostaria que eles fizessem. Seja breve e não coloque nada que não seja absolutamente essencial.
Abaixo, segue um exemplo de lista que você poderia passar para a pessoa que vai ficar responsável pelos seus peixes:
– Alimentar os peixes diariamente (o ideal nesse caso é utilizar a caixa de comprimidos mencionada anteriormente, pois assim já terá a quantidade ideal de comida);
Veja também:
– Verificar a temperatura do aquário (nesse caso, você deverá ter um termostato e um termômetro que indique a temperatura atual do aquário, por exemplo);
– Verificar em toda a extensão do aquário procurando por possíveis vazamentos;
– Agradecer imensamente por estar fazendo isso para você!
Convide essa pessoa uns dois dias antes da viagem e, por fim, peça para seguir os procedimentos da lista. Mostre-lhe como fazer exatamente as várias tarefas. Não espere que ele saiba exatamente o que fazer, portanto, ensine-o a colocar a ração na água e como efetuar os outros procedimentos.
Vou viajar e não tem ninguém para olhar meu aquário. E agora?
Caso você fique no máximo 1 semana fora, acima de tudo, seus peixes vão ficar bem sem comida. No entanto, se ficar mais do que isso, você estará arriscando não ter alguém para ajudar. A água do aquário vai evaporar e seus peixes ficarão sem alimentação por muito tempo. Portanto, planeje com antecedência, faça a lista e procure alguém que possa te ajudar.
Mostre para quem for ficar responsável pelo aquário, todos os procedimentos necessários.
Afinal, é muito importante ter em mente sobre quais são os cuidados que você precisa ter com os peixes durante as férias. Eles merecem todo o nosso respeito!
O principal de tudo é… Descanse!! Divirta-se nas férias e nos vemos quando você voltar!