Nesse artigo, confira alguns peixes e invertebrados comedores de algas marrons para o seu aquário.
Acredito que a maioria dos aquaristas já devem ter passado por esse problema alguma vez na vida. Em um dia, seu aquário está limpo com a água extremamente cristalina, e no outro, infestado por um tipo de alga bastante comum no aquarismo, as algas marrons!
De qualquer forma, fique tranquilo! Elas podem ser um problema agora, mas se você adicionar algumas dessas criaturas que iremos mencionar abaixo, pode ter certeza que conseguirá eliminá-las por completo. Lembre-se que há diversos motivos para o surgimento desse tipo de alga no aquário e, portanto, você deve investigar a causa antes de simplesmente adicionar qualquer outro peixe novo ao aquário.
Veja também:
Continue lendo esse artigo para conhecer alguns peixes e invertebrados que irão te ajudar na eliminação das algas marrons do seu aquário.
Melhores peixes e invertebrados comedores de algas marrons no aquário
1. Cascudo Comum
Não tem como começar essa lista de comedores de algas marrons sem colocar o famoso Cascudo no topo dela. Eles são uns dos maiores comedores de algas para aquários e são muito fáceis de criar. No entanto, esses animais costumam ficar bem grandes – podendo atingir até 50 cm de comprimento – e são famosos por serem grandes sujões.
O cascudo passa a maior parte do tempo grudado junto ao vidro, pedras e troncos do aquário consumindo algas. Além disso, ele gosta de ficar na região inferior do aquário, geralmente em cavernas e fendas durante o dia, sendo mais ativo apenas no período noturno.
2. Comedor de Algas Siamês
Assim como o Cascudo, o Comedor de Algas Siamês é um dos peixes mais recomendados para comer as algas do aquário. A principal dieta desses peixes está descrita no seu próprio nome. Na natureza, eles se alimentam de algas, matéria vegetal e, além disso, comem tudo o que encontrarem pela frente, incluindo animais mortos e insetos.
Veja também:
O Comedor de Algas Siamês também é ideal para iniciantes e adoram viver em grupos. Portanto, se você adicionar um grupo desses peixes no aquário, pode ter certeza que verá todos eles em um mesmo ponto se alimentando das algas.
3. Caramujo Trombeta
Há uma controvérsia entre manter ou não caramujos no aquário. Eu recomendo que você mantenha uma população saudável desses animais, pois eles são perfeitos para se alimentar de algas e outros tipos de matéria orgânica em decomposição.
O Caramujo Trombeta é um animalzinho que não passa dos 4 cm de comprimento e vai se alimentar das algas do seu aquário de maneira bastante rápida. No entanto, eles também se reproduzem muito facilmente e, por isso, você deve ter cuidado com a superpopulação da espécie.
Eles passarão praticamente o dia todo enterrados no substrato, saindo apenas durante os períodos de escuridão para se alimentarem das algas.
Veja também:
4. Caramujo Red Ramshorn
O Caramujo Red Ramshorn é um dos meus preferido, pois são animais muito pacíficos e nada tímidos.
Essa espécie passará boa parte do tempo andando pelos elementos de decoração do aquário, como plantas, substrato e vidros. Além disso, eles são um bom indicador de qualidade da água. Caso estejam todos na superfície, por exemplo, é um sinal de que a água está com pouca oxigenação ou porque existem picos de amônia / nitrito.
Assim como o Caramujo Trombeta, o Red Ramshorn também se reproduz com muita facilidade e, por isso, você deve ficar sempre de olho em sua população e na quantidade de matéria orgânica em decomposição no aquário.
Conclusão
Não há muito o que temer quando você tiver algas marrons no aquário. Elas são fáceis de remover e, como você viu, há algumas espécies que irão adorar comê-las. Entretanto, apenas fique de olho na quantidade de nutrientes que você está adicionando ao aquário e se as manutenções e trocas parciais de água estão sendo feitas com frequência.
Por fim, se você realizar manutenções periódicas, limpando o substrato e realizando trocas parciais de água, pode ter certeza de que as algas marrons irão sumir com o tempo.