Você faz ideia de quais são os peixes mais sujões do aquário? Confira essa lista que nós montamos!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
As pessoas adoram ter aquários dentro de casa porque são uma adição, esteticamente falando, agradável ao design de diversos tipos de ambientes.
No entanto, antes de montar seu primeiro aquário em casa, é preciso saber que essas pequenas caixinhas de vidro vêm com suas cotas de responsabilidade. Afinal, um aquário sujo ou com cheiro ruim não é agradável aos olhos de ninguém!
É por esse e outros motivos que você deve reservar um tempo para manter seu aquário limpo e bem cuidado. Isso também ajudará a manter seus peixes saudáveis e felizes, bem como garantir que eles tenham uma vida longa.
Pensando nisso, criei uma pequena lista para te mostrar quais são os peixes mais sujões do aquário. Se você não quer ter muito trabalho para limpar o substrato e retirar resíduos (cocôs) dos peixes do fundo com muita frequência, evite essas espécies!
Quais são os peixes mais sujões do aquário?
Escolher a espécie certa para colocar dentro do aquário é de extrema importância quando o assunto é a limpeza e a manutenção.
Alguns peixes são muito úteis pois ajudam a comer algas e sobras de outras espécies, além de rações próprias. Esses animais são conhecidos como comedores de algas. Eles são muito úteis porque comem quaisquer pedacinhos de ração ou algas que tenham ficado fundo do aquário.
Veja também:
Por outro lado, existem alguns peixes que são perfeitos bagunceiros e produzem muitos resíduos. Como resultado, você precisa ter um aquário com uma filtragem poderosa e terá que realizar manutenções com mais frequência.
Abaixo, segue a lista com os peixes mais sujões do aquário:
Oscar
O Oscar é um membro da família dos ciclídeos. É uma espécie que possui olhos grandes, cores lindas e isso faz com que muita gente o leve para casa para seus aquários.
Além de sua beleza, o caráter predatório de um Oscar também é um motivo pelo qual as pessoas gostam de colocá-los em seus aquários. Eles são peixes bem agressivos! No entanto, a maioria das pessoas não estão cientes de algumas desvantagens de criar esses animais em casa.
Devido ao seu comportamento agressivo, o Oscar é bastante bagunceiro e se alimenta excessivamente de peixes pequenos. É por isso que eles acabam lançando mais resíduos na água do que outros peixes.
Além disso, os nitratos produzidos pelos resíduos desses animais tornam a água de um aquário tóxica. Dessa forma, a água dentro rapidamente se torna insalubre para o Oscar e quaisquer outros habitantes. Como resultado, você precisa realizar trocas parciais de água com mais frequência para manter os seus bichinhos saudáveis!
Veja também:
Trocas parciais de água semanais são indicadas para um aquário quando você possui um peixe Oscar dentro dele. Caso contrário, a má qualidade pode facilmente levar à doenças.
Além disso, um Oscar adulto pode alcançar até 35 cm de comprimento. Por conta disso, requerem aquários grandes com no mínimo 300 litros para um único exemplar. Lembre-se que um aquário maior significa que as trocas parciais de água serão ainda mais demoradas.
Cascudo
Uma outra espécie bastante sujona que eu não recomendo ter em aquários relativamente pequenos é o famoso cascudo.
Muitos lojistas indicam que as pessoas comprem cascudos porque eles se alimentam de algas que crescem dentro dos aquários. No entanto, embora seja verdade de que eles adoram mordiscar as algas, eles também costumam acabar com a qualidade da água.
À medida que aumentam de tamanho, passam a comer cada vez mais e a produzir uma quantidade enorme de resíduos. Como resultado, você nunca poderá dar uma relaxada na manutenção do aquário quando tiver esse tipo de peixe dentro dele.
Veja também:
Os cascudos são considerados uma das espécies que mais produzem resíduos. De forma bastante rápida, eles arruínam a qualidade da água devido a quantidade de cocô que fazem. É por isso que muitas pessoas chegaram a rotulá-los de “máquinas de fazer cocô”.
Portanto, tome cuidado e evite colocar cascudos dentro do seu aquário, caso não realize manutenções com muita frequência.
Kinguios ou Peixinhos Dourados
Uma outra espécie que adora fazer sujeira no aquário é o famoso kinguio, popularmente conhecido como peixinho dourado. Esses peixes são uns dos mais famosos do aquarismo, populando aquários em todo o mundo com sua aparência laranja brilhante. Pode ter certeza, ao mesmo tempo que eles trazem luz ao aquário, trazem também alguns probleminhas.
O principal problema de cuidar dos peixinhos dourados dentro de um aquário é que eles são muito bagunceiros, e precisam de água extremamente limpa para uma vida saudável. Eles são animais que não se importam muito com restos de comida no aquário, por isso, essa ração acaba apodrecendo no fundo com o tempo.
Veja também:
Isso significa que você precisa de um filtro eficiente para se livrar dessas impurezas com frequência. Além disso, você também terá que realizar muitas trocas parciais de água para mantê-los saudáveis e em forma. A maioria dos aquaristas sugerem trocas de pelo menos 25% da água semanalmente.
Por fim, o peixinho dourado precisa de uma quantidade enorme de oxigênio no aquário, muito mais do que boa parte dos outros peixes. Isso significa que você precisará ter um sistema de filtragem poderoso e boa oxigenação na água para manter esses animais saudáveis.
Botia Palhaço
Embora muitos aquaristas tentem alertar contra a compra do Botia Palhaço para iniciantes no hobby, ainda assim as pessoas compram esses peixes.
A maioria das pessoas compram esses animais porque eles são muito sociáveis e brincalhões, mas esquecem que são grandes sujões. Além disso, eles são frequentemente vistos perseguindo uns aos outros dentro do aquário, um comportamento bastante interessante de se observar.
Veja também:
No entanto, uma desvantagem de ter esses peixes no aquário é que – além da bagunça que eles fazem – são animais que gostam de viver em grupos, ou seja, você precisará ter no mínimo um grupo com cinco exemplares.
Isso significa que o seu aquário deve ter no mínimo 280 litros para comportar um cardume desses peixes, assim como também uma filtragem bastante poderosa para deixar a água limpa. Lembre-se que o Botia Palhaço é um peixe bastante sensível a águas sujas, por isso, um aquário limpo é essencial para manter sua saúde intacta.