Você faz ideia de qual é a importância da aeração noturna em um aquário plantado? Nesse artigo, confira o que descobrimos sobre o assunto!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
A aeração noturna é um assunto bastante delicado e pouco falado no hobby de aquarismo. Alguns aquaristas utilizam esse processo para aumentar os níveis de oxigênio durante o período da noite e diminuir a incidência de algas nas plantas.
Takashi Amano, o grande precursor do Aquapaisagismo, costumava adicionar aeração noturna por 14 horas após as luzes dos aquários se apagarem. Bom, se você já ouviu falar alguma vez sobre ele, já deve saber que seus projetos de aquapaisagismo estão entre os mais lindos do mundo.
Afinal de contas, o que é a aeração noturna e qual é a importância dela para a vida dos peixes e plantas do meu aquário? Continue lendo o artigo para finalmente ter as respostas que tanto procura!
Veja também:
O que é a aeração noturna?
Muitas pessoas desconhecem esse termo enquanto outras já utilizam esse processo há muitos anos.
A aeração noturna é o processo pelo qual utilizamos bombas e filtros adicionais para oxigenar aquários plantados durante o período da noite.
Qual é a importância da aeração noturna em aquário plantado?
Em um aquário, as bactérias são muito importantes para o equilíbrio do sistema como um todo. Durante o período da noite, as plantas invertem seu processo respiratório liberando CO2. Essa liberação excessiva de CO2 pode causar inúmeros problemas, como a morte de camarões, que são mais sensíveis.
As bactérias, por sua vez, são muito mais sensíveis, e podem acabar morrendo devido a essa liberação excessiva de CO2 durante à noite. Um dos principais problemas que podem acarretar o desequilíbrio biológico causado pela morte dessas bactérias é o surgimento das temidas algas.
Veja também:
Muitos aquaristas também acreditam que como as plantas absorvem o O2 (oxigênio) durante a noite, devemos suprir de alguma forma a falta dele.
A grande verdade é que adicionar pedras porosas e bombinhas de ar não adiciona o oxigênio à água por si só. Contudo, o que a bombinha de ar faz é criar tensão superficial no aquário, permitindo a saída do CO2 e a absorção do O2.
Como devo realizar a aeração noturna no meu aquário plantado?
Se você faz uso de CO2 durante o dia no seu aquário para otimizar o crescimento das plantas, recomendo que você utilize algum equipamento extra para agitar a superfície da água e expulsar o CO2 em excesso durante a noite.
Você pode adquirir uma bombinha de ar com uma pedra porosa para realizar esse procedimento. Então, apenas coloque-a em um canto do aquário onde não fique muito visível. Além disso, lembre-se também de que essas bombinhas costumam fazer barulhos que podem incomodar aqueles com os ouvidos mais sensíveis.
Uma outra dica é se você utiliza lily pipe em seu filtro canister, por exemplo, pode simplesmente levantá-lo um pouco para aumentar a agitação da superfície. Novamente, isso pode gerar um pouco de barulho, então certifique-se de que não vá incomodar ninguém!
Veja também:
Conclusão
A aeração noturna é muito utilizada em aquários com vegetação densa. As plantas consomem oxigênio no processo de respiração, mas durante o dia, com a luz do Sol, isso é compensado pela fotossíntese, que absorve gás carbônico do ar e libera oxigênio.
À noite, as plantas roubam de volta um pouco desse oxigênio que produziram durante o dia. Então, dependendo da quantidade de plantas no aquário e da aeração do filtro, os níveis de O2 podem baixar de forma considerável, causando desequilíbrio biológico e o surgimento de algas.
Portanto, utilizar uma fonte externa para agitar a superfície da água e quebrar essa tensão durante a noite, ajuda a liberar o CO2 excedente e absorver o O2 da atmosfera.