Caso você não faça ideia da quantidade e da frequência ideal de ração que deve dar para os seus camarões, chegou ao lugar certo!
A primeira dúvida que surge em nossa mente quando começamos a criar camarões é: qual a quantidade e a frequência ideal de ração que eu devo dar para esses invertebrados? Embora a alimentação dos camarões possa parecer algo bem simples, não é bem assim!
A grande verdade é que há tantas respostas para essa pergunta quanto aquários de camarões no mundo. Na maioria das vezes, a quantidade e a frequência ideal de ração que você deve dar para os seus camarões vai depender da configuração do aquário, do número de exemplares e da idade deles.
Veja também:
Cada montagem de aquário é única e requer abordagens diferentes quando se trata de alimentação. O problema, porém, é que essas explicações encontradas na internet geralmente não ajudam muito, ainda mais para quem está começando no hobby.
Portanto, neste artigo, você irá descobrir qual a quantidade e a frequência ideal de ração que você deve dar para os seus camarões, assim como também como evitar a superalimentação.
O que os camarões preferem comer?
Primeiramente, vamos entender um pouco sobre quais os tipos de alimentos que os camarões gostam de comer.
Na natureza, esses bichinhos possuem uma variedade enorme de opções alimentares, mas algumas análises dos intestinos desses animais mostraram que, quando dada uma escolha, eles preferem comer:
- detritos (encontrado em 93% das tripas de camarões);
- algas (até 65% das tripas de camarões);
- biofilme (era de 30 a 85% das tripas de camarões);
Mas com qual frequência eles se alimentam desses materiais na natureza?
De certa forma, o camarão come o tempo todo. O sistema digestivo desses animais é muito curto e bastante simples, ou seja, eles não armazenam comida, portanto, precisam estar comendo quase que o tempo todo.
Em um aquário, você poderá ver os camarões pastando em rochas, troncos e plantas, sempre a procura por algumas algas. De acordo com um outro estudo, algumas espécies de camarões podem consumir até 51% de alimento em relação ao seu peso corporal.
Então, isso significa que eu devo ficar perto do aquário e deixar um pouco de comida toda hora? Claro que não!
- Os camarões são animais necrófagos e conseguem encontrar comida em locais que você nem sabia que existia;
- Apesar de comerem sem parar, os camarões são animais muito pequenos. Em alguns casos, por exemplo, a quantidade de comida que você dá para os peixes pode ser à quantidade de comida que a sua colônia inteira de camarões precisa por uma semana ou mais;
- Quando falamos sobre a fome, os camarões costumam ser bem resistentes. O resultado de um experimento mostrou que os camarões podem viver por até 7 dias sem maiores problemas. Após cerca de 14 dias de fome completa, eles começaram a ter algumas pequenas mudanças em sua saúde. No entanto, uma vez que eles começaram a se alimentar novamente, sua saúde melhorou bem rápido;
Qual é a quantidade e frequência ideal de ração que eu devo dar para os meus camarões?
Agora que você já possui um bom conhecimento sobre a natureza dos camarões, chegamos às questões mais importantes deste artigo.
A resposta para essa pergunta será bem direta:
Você pode alimentar seu camarões quantas vezes quiser, apenas evite a superalimentação!
Dependendo da montagem do aquário e da quantidade de alimento natural disponível (algas e biofilme) existentes, você pode alimentar os camarões de 1 a 5 vezes por semana. A dose ideal vai depender da reação dos camarões, uma vez que eles precisam comer toda a comida em até 2 ou 3 horas. As sobras devem ser retiradas do aquário.
Veja também:
Nenhum criador experiente de camarões dirá exatamente quanto e com que frequência alimentar esses animais, já que ninguém irá se responsabilizar por dar à você a resposta errada que pode trazer inúmeros problemas para o seu aquário. Nesse caso, estou falando sobre a superalimentação.
A superalimentação é um dos grandes problemas nos aquários! Na verdade, ela é uma das causas mais comuns de mortes de camarões:
- Alimentos não consumidos podem se decompor de forma rápida e causar um surto de infecções e parasitas;
- A superalimentação também pode desencadear um aumento excessivo de caramujos;
- A amônia e os nitratos se acumulam quando há excesso de alimentos e resíduos orgânicos. Portanto, é necessário sempre estar de olho nesses compostos;
Aproveitarei esse artigo para te indicar algumas excelentes rações para os seus camarões. Caso queira comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Tropical Shrimp Sticks | Ração em formato de pequenos bastões para crustáceos, por exemplo, camarões caridinas e neocaridinas. Embalagem: 55g |
Comprar na Amazon | |
JBL Novoprawn | Ração completa indicada para camarões e outros crustáceos. Além disso, pode ficar ate 24 horas dentro da água sem que se inicie a decomposição. Embalagem: 58g |
Comprar na Amazon | |
Tropical Crusta Sticks | Ração enriquecida com cálcio, que estimula a formação e desenvolvimento da carapaça dos crustáceis, assim como também estimula a muda e desova. Embalagem: 58g |
Comprar na Amazon |
Como evitar a superalimentação?
Muitos processos acontecem em nosso aquário todos os dias e a maioria deles afetará o quanto você precisa alimentar seus camarões. Então, iremos te dar alguns exemplos:
- Você limpou os vidros, retirou as algas das decorações e sifonou o substrato. Isso significa que os camarões terão menos coisas pra comer, portanto, precisarão de um pouco mais de ração;
- Caramujos, peixes ou camarões mortos. Alimento natural para eles, ou seja, menos alimentação;
- Você decidiu aumentar um pouco o tempo que a luz fica acesa no seu aquário. Isso significa que vai haver um crescimento de algas. Portanto, o camarão precisará comer menos rações;
- Você adicionou folhas de amendoeira ao aquário. Com o tempo, essas folhas criam uma espécie de biofilme, portanto, o camarão precisará comer menos;
Veja também:
Tá vendo? Tudo no aquário pode afetar a quantidade de comida que você precisa dar para seus camarões. No entanto, isso não significa que você precisa ser um cientista para descobrir tudo isso. Não há necessidade!
A única coisa que você precisa prestar atenção é a reação de sua colônia de camarão em relação à comida.
Alimente os camarões o quanto eles puderem comer em algumas horas (2 a 3 horas é mais do que o suficiente), mas caso sobre um pouco de comida, é sinal de que é muita coisa para eles. Portanto, da próxima vez, você pode alimentá-los menos. Por outro lado, se eles comerem tudo em uma hora, da próxima vez você pode dar um pouco mais.
Referências Bibliográficas
Influence of the ornamental red cherry shrimp Neocaridina davidi (Bouvier, 1904) on freshwater meiofaunal assemblages. Limnologica 59 (2016) 155–161. http://dx.doi.org/10.1016/j.limno.2016.06.001
Assessment of a biofilm-based culture system within zero water exchange on water quality and on survival and growth of the freshwater shrimp Neocaridina heteropoda heteropoda. Article in Aquaculture Research. January 2015. DOI: 10.1111/are.12701.