Qual aquário comprar para uma criança? Nesse artigo te daremos algumas dicas que podem te ajudar na escolha.
Muitos de nós tivemos nossa primeira experiência com aquários ainda quando crianças. Infelizmente, aquaristas de primeira viagem não possuem informações necessárias para ter sucesso. Como resultado, eles perdem alguns ou todos os peixes, depois desistem e não tentam novamente.
Caso você esteja pensando em comprar um aquário para uma criança, ou até mesmo um adolescente, não esqueça de fazer sua lição de casa para que eles não recebam orientações erradas.
Veja também:
Antes de ir as compras, faça uma pequena lista de coisas que você precisa para não perder nada ou comprar itens desnecessários. Abaixo, podemos citar alguns itens essenciais:
– Aquário (pode ser um de 30 litros, mas lembrando que quanto maior melhor);
– Tampa para o aquário;
– Sistema de Filtragem;
– Aquecedor ou um termostato;
– Substrato;
– Redinha para pegar os peixes;
– Condicionador de água (irá ajudar na remoção de metais pesados);
– Kit de Testes (Amônia, Nitrito, pH);
– Sifão para retirar as sujeirinhas que ficarem no fundo;
– Decorações;
Comprando o aquário
Escolher qual aquário comprar para uma criança pode não ser uma tarefa tão fácil assim. Talvez porque estamos acostumados a comprar produtos pequenos para as crianças, há uma tendência de comprarmos pequenos aquários para elas. É algo comum, mas que você deve evitar.
Aquários pequenos exigem muito mais habilidade do que os grandes e não são ideais para iniciantes. Para iniciantes, compre um aquário de 30 litros ou mais. Caso o espaço ou as finanças tornarem isso impossível, aquário não deve ser menor do que 10 litros. Além disso, selecione peixes pequenos e muito resistentes.
Devo escolher vidro ou acrílico?
Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Embora muitos prefiram aquários de vidro, o acrílico possui vantagens para as crianças. Não lasca nem quebra, pesa menos e não distorce a vista como o vidro. Isso é importante, pois as crianças passam muito tempo olhando o aquário de todos os ângulos.
O lado negativo, o acrílico arranha facilmente e é mais caro que o aquário de vidro. Se o preço não for problema, considere a compra de um aquário de acrílico. Você não terá que se preocupar com o aquário sendo quebrado por um brinquedo voador, por exemplo.
Decorações
Crianças geralmente querem cascalhos coloridos e decorações. No entanto, este tipo de decoração não deixa o aquário com aspecto natural para o peixe e isso pode acabar estressando-o.
Veja também:
Ao invés de tirar a escolha do seu filho, considere discutir como é a “casa” do peixe na natureza. Faça com que ele entenda que no habitat natural, os peixes não possuem cascalho vermelho ou plantas azuis brilhantes.
Comprando o peixe
Agora vem o maior desafio! Com um novo aquário comprado, você quer sair da loja com vários peixes. Nunca compre o peixe junto com o aquário. Os erros mais comuns são comprar os peixes juntos do aquário e alimentá-los de forma inadequada.
Veja também:
É fundamental montar o aquário, deixá-lo funcionar por um dia ou dois para estabilizar a temperatura da água. Além disso, isso garante que tudo esteja funcionando adequadamente até que os peixes sejam adicionados. Nota: Este período de espera inicial não é a Ciclagem (Ciclo do Nitrogênio);
Durante o tempo que você permitir que o aquário efetue a Ciclagem (cerca de 30 dias), compartilhando alguns fatos básicos sobre a sujeira que os peixes fazem, por exemplo, ajudará as crianças ansiosas a esperar por seus novos animais de estimação.
Educar e planejar
Diga a criança que os peixes vão ao banheiro na água em que eles vivem, e além disso, os desperdícios podem prejudicá-los. Explique que há bactérias especiais que se livram desses resíduos, mas elas levam várias semanas para crescerem o suficiente para fazer esse trabalho.
Enquanto elas estão crescendo, é importante não ter peixes no aquário ou se tiver, que contenha apenas um ou outro para que as bactérias possam se livrar dos resíduos.
Adolescentes, no entanto, são capazes de compreender como o Ciclo do Nitrogênio funciona em um aquário. Aproveite esta oportunidade para ensiná-los sobre isso. Muitos donos de aquários desconhecem este processo crítico e, como resultado, perdem seus peixes.
Uma vez que aquário esteja ciclado, fale sobre as escolhas dos peixes com seus filhos. Evite peixes grandes ou agressivos. Escolha um par de peixes resistentes antes de ir à loja – dessa forma, é menos provável que seus filhos insistam em peixes inadequados.
Escolher qual aquário comprar para uma criança, pode parecer, a princípio, uma tarefa muito fácil, mas de fato não é!
Sobretudo, busque orientá-la, mostrando a importância de cada equipamento, planta ou animal que você pode adicionar dentro do aquário. Acredite! Com isso, ela se tornará mais curiosa e muito provavelmente, sua companheira ideal no Aquarismo!
1 comentário
Pingback: Confira 5 excelentes motivos para levar as crianças para visitar um aquário - MyAquarium