Você não faz ideia de qual é a importância da agitação da água na superfície do aquário? Nesse artigo, aprenda tudo sobre esse assunto!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Todos nós sabemos que a vida aquática também não pode sobreviver sem oxigênio. O oxigênio é vital para a manutenção da vida de praticamente todos os seres vivos – desde peixes à invertebrados, bem como plantas vivas e bactérias benéficas que se alojam nos filtros e substrato do aquário.
Nos aquários, a agitação da superfície aumenta os níveis de oxigênio, e isso pode ser feito através da utilização de equipamentos que ajudam a causar essa pequena turbulência. Níveis altos de oxigênio dissolvido na água são necessários para que os animais possam respirar e as plantas realizar a fotossíntese.
Veja também:
Além disso, a agitação contribui para sustentar a vida dos habitantes e a saúde geral do aquário. Lembre-se que uma boa oxigenação é algo que você nunca pode deixar de lado!
O que é a agitação da superfície do aquário?
A agitação da superfície é apenas o movimento que a água faz na superfície.
Na natureza, fenômenos naturais como o vento, ação das ondas e chuva, causam movimento na superfície da água; assim, quebrando a tensão entre ela e o ar, liberando o oxigênio dissolvido para os peixes, camarões, caranguejos, caramujos e outros animais aquáticos.
Já nos aquários, as famosas bombinhas de ar e filtros são responsáveis por causar essa agitação e oxigenar a água para os peixes. Esse processo facilita as trocas gasosas; a infusão de oxigênio e a expulsão de dióxido de carbono.
Esses equipamentos são responsáveis por quebrar a tensão superficial para promover a troca adequada desses gases.
Como ocorre essa troca gasosa?
Através da respiração, os peixes absorvem o oxigênio da água e o converte em dióxido de carbono, que é então exalado pelas suas guelras.
Veja também:
Esses gases (oxigênio e dióxido de carbono) são trocados na superfície da água através da utilização de filtros e bombas.
As trocas gasosas provocam a expulsão do dióxido de carbono do aquário para o ar e, ao mesmo tempo, a absorção do oxigênio para a água. Quando o oxigênio atmosférico entra em contato com a água, ele se dissolve nela, aumentando os níveis de oxigênio dissolvido.
Além disso, a troca gasosa acontece quando a tensão superficial da água do aquário é quebrada. O movimento gerado por filtros e bombas ajudam a quebrar essa tensão. E, como resultado, os gases são trocados!
Afinal, qual a importância da agitação da água na superfície do aquário?
A área de superfície de um aquário desempenha um importante papel na troca gasosa. Essencialmente, a agitação da superfície promove a saturação do oxigênio; ter altos níveis de oxigênio em um aquário determinará a quantidade de peixes e outros animais que podem ser colocados dentro dele.
Portanto, quanto maior for o nível de oxigênio dissolvido na água, maior será a capacidade de manter mais peixes dentro do seu aquário. Além disso, as trocas gasosas ajudam a manter a superfície do aquário sempre limpa.
Aquários com problemas de oxigenação e agitação costumam ter um pequeno biofilme (camada de óleo) na superfície.
Veja também:
No entanto, se você utilizar um sistema de CO2, precisará ter um nível adequado de agitação para efetuar as trocas gasosas e evitar o acúmulo desse gás no aquário. Aquários que possuem esse tipo de sistema, devem ter a oxigenação aumentada à noite para introduzir oxigênio, pois as plantas também extraem uma boa quantidade desse gás da água do aquário.
Conclusão
Você não pode subestimar a importância da agitação da água na superfície do aquário, uma vez que:
- Ela desempenha um papel importante na troca gasosa do seu aquário. A agitação promove a saturação do oxigênio. Algumas espécies precisam de níveis altos de oxigênio dissolvido na água para viverem felizes.
- A agitação também ajuda a manter a superfície da água limpa;
- Esse processo também ajuda a equilibrar as injeções de CO2;
- Por fim, a agitação noturna também ajuda a oxigenar a água durante os períodos de escuridão e expele o dióxido de carbono liberado pelas plantas;