Você faz ideia de qual é a importância do filtro para um aquário? Nesse artigo, confira quais são seus principais benefícios!
Se você está iniciando agora no hobby de aquarismo, entender como funciona e qual a importância de um filtro para um aquário é uma das principais coisas que você precisa saber!
O sistema de filtragem garante que a água do seu aquário fique saudável para os peixes e demais habitantes, removendo contaminantes e purificando-a.
Nesse artigo, vou tirar todas as suas dúvidas em relação aos filtros de aquário. Aproveite!
Qual é a importância do filtro para o aquário?
1. Realiza a Ciclagem
Eu aposto que durante as suas pesquisas iniciais você deve ter se deparado com termos como “Processo de Nitrificação”, “Síndrome do Aquário Novo” ou “Ciclo Biológico”. Basicamente, todos esses termos se referem à mesma coisa: a Ciclagem ou Ciclo do Nitrogênio.
Você pode estar se perguntando por que isso é tão importante? Bom, a Ciclagem engloba o ciclo completo do Nitrogênio que vai para as plantas, peixes, bactérias e que volta para o ar. Em um ambiente natural, este sistema não precisa de intervenção humana.
Infelizmente, em um aquário, a nitrificação é menos um ciclo e mais um processo bioquímico que compreende a degradação contínua do nitrogênio (transformando a amônia em nitrito e, finalmente, em nitrato).
Veja também:
Os resíduos dos peixes liberam amônia na água, o que pode ser prejudicial para eles. Como esta toxina biológica está presente em todo aquário, o Ciclo do Nitrogênio precisa funcionar de forma eficaz para garantir que ele converta e se livre desses resíduos.
Mesmo que não fosse prejudicial, ainda não é saudável para os peixes. Você gostaria de estar cercado por seu cocô e xixi o dia todo? É bem provável que não!
Caso você queira entender um pouco mais o processo de Ciclagem, clique aqui para ler um artigo criado especialmente sobre o tema!
2. Oxigena a água
A segunda principal função de um filtro para aquário é oxigenar a água. Sem um filtro, a água do aquário fica estagnada e, com isso, os níveis de oxigênio disponível para os peixes tende a cair drasticamente.
Se você já é dono de um aquário, já deve ter visto como os peixes ficam ofegantes quando acaba a energia da casa ou quando o filtro está desligado por algum outro motivo. Eles ficam bem próximos à superfície para tentar retirar a maior quantidade de oxigênio possível para respirar.
Portanto, sem um sistema de filtragem, é bem provável que você tenha um aquário sem oxigênio suficiente para prover a vida saudável dos peixes, plantas e demais habitantes.
3. Mantém a água do aquário limpa e cristalina
Além de oxigenar a água com sua movimentação, o filtro também acaba mantendo-a limpa e cristalina. Dependendo do volume de carga biológica e do comportamento de determinadas espécies, o aquário pode até mesmo ficar com a água esbranquiçada ou marrom devido ao acúmulo de detritos em decomposição.
A função do filtro é manter o aquário limpo e bem oxigenado.
Veja também:
4. Gera fluxo de água para os peixes
Há muitas espécies de peixes disponíveis no hobby de aquarismo. Cada uma delas possui requisitos específicos de água, como níveis de ph, dureza e temperatura.
Uma coisa que a maioria das pessoas negligenciam é que os peixes também preferem diferentes fluxos de água. Na natureza, há espécies que vêm de águas agitadas, enquanto outras de ambientes quase que parados. Portanto, um filtro é fundamental para manter os peixes saudáveis, pois promove a movimentação da água e permite que eles cresçam e se mantenham saudáveis.
Como funciona o filtro de um aquário?
Normalmente, os filtros de aquário lidam com três tipos de resíduos: resíduos dissolvidos, sólidos e biológicos. E, por isso, há três principais tipos de filtragem:
1. Filtragem Mecânica
A filtragem mecânica ou filtragem física, envolve a circulação da água e a coação através de uma forma de mídia que funciona como um filtro.
O filtro removerá partículas sólidas, como restos de comida e resíduos, que não podem passar pela abertura da mídia.
A filtragem mecânica deve ser a primeira camada de todo o processo de filtragem, porque primeiro você precisa remover as partículas que estão em suspensão na água.
Geralmente, a filtragem mecânica é composta de malhas bem finas (como o perlon) ou até mesmo esponjas, que bloquearão a maior parte das partículas suspensas na água.
A limpeza regular da filtragem mecânica também ajudará a melhorar o fluxo de água que passa através do filtro. Caso queira entender um pouco mais sobre a limpeza do filtro, clique aqui!
2. Filtragem Biológica
A filtragem biológica envolve bactérias nitrificantes e outros microrganismos que ajudarão a transformar várias substâncias altamente tóxicas em substâncias menos nocivas. Especificamente, ela vai converter a amônia produzida pelos peixes em nitrito e depois em nitrato, uma substância bem menos tóxica.
Embora o nitrato seja relativamente inofensivo, se não for removido do aquário, pode trazer complicações para os peixes como, por exemplo, complicações no fígado, nos rins e nos olhos dos animais. Em alguns casos, uma concentração alta dessa substância pode impedir que as brânquias dos peixes absorvam oxigênio ou até mesmo causar diminuição em seu apetite.
Veja também:
A filtragem biológica ocorre quando a água passa por qualquer superfície que estimule o crescimento de bactérias. Portanto, esse tipo de filtragem só é possível ao realizar a Ciclagem.
Existem muitos tipos de mídias biológicas disponíveis no mercado. Escolha aquela que forneça a maior área de superfície para que as colônias de bactérias benéficas possam se instalar.
Quer entender um pouco mais sobre as mídias biológicas? Clique aqui!
3. Filtragem Química
A filtragem química, como o próprio nome já diz, removerá os produtos químicos dissolvidos na água. O carvão ativado, por exemplo, remove as toxinas até que fique saturado. Por esse motivo, ele sempre deve estar sendo trocado.
Em relação ao uso de medicamentos, você nunca deve usar filtragem química ao medicar peixes, pois o carvão ativado neutralizará o medicamento e ele não terá efeito nenhum nos animais.
Quais são os principais tipos de filtro para aquário?
Existem diversos tipos de filtro para aquário. Vou listar alguns dos mais usados por aqui:
1. Filtro Hang-on
Eu acredito que o filtro hang-on seja o mais popular entre todos os tipos. A maioria dos aquaristas adoram utilizá-lo porque não é apenas fácil de manter, mas também fornece excelente filtragem química, mecânica e biológica simultaneamente.
Na maioria dos casos, eles ficam pendurados na parte de trás do aquário e puxam a água através de um sifão que fica submerso.
Sobretudo, o filtro hang-on costuma ser mais usado em aquários pequenos.
2. Filtro Canister
O filtro do tipo Canister é bastante poderoso e costuma ser visto em aquários médios e grandes. Esse filtro também fornece boa filtragem mecânica, biológica e química. E como ele fica na parte externa, você pode escondê-lo atrás ou embaixo do suporte do aquário.
O Canister entra em ação quando é pressurizado para canalizar a água através dos meios filtrantes, tornando-o uma boa opção para ambientes com muita carga biológica.
A sua principal desvantagem é que ele é um tipo de filtro difícil de manter, pois costuma dar muito problema, como vazamentos. Por isso, é sempre bom comprá-lo de marcas e vendedores confiáveis!
Veja também:
3. Sump
O Sump é uma excelente opção para aquários realmente grandes que possuam uma enorme carga biológica.
Esse tipo de filtro nada mais é do que um reservatório que fica na parte de baixo do aquário principal. Esse reservatório coleta a água através de sifonagem ou gravidade, fazendo com que ela passe por todos os diversos elementos filtrantes, que são separados por seções. Então, a água retorna para o aquário principal através de bombeamento.
O reservatório do Sump deve ter cerca de 20% do volume total do aquário, mas você pode usar o tamanho que quiser. Lembrando que quanto maior melhor!
Uma das principais vantagens do Sump é que ele é fácil de limpar. Além disso, ele é o tipo mais personalizável de todos, especialmente quando você decide montar seu próprio sistema de filtragem.
Meu aquário precisa de um filtro?
Se você está se perguntando se deve ou não ter um filtro para o seu aquário, fique sabendo que a resposta é SIM! Claro, seu aquário pode até sobreviver sem um filtro, mas pelo menos você deve ter algum mecanismo de filtragem biológica.
Muitas pessoas costumam remover os peixes do aquário, retirar todas as decorações e limpar tudo. Os peixes ficam realmente estressados quando são removidos do aquário. Então, se você é um iniciante, por que incomodá-los toda semana? Se você se preocupa com o bem-estar deles, é mais fácil comprar um filtro!
Veja também:
Eu preciso trocar a água se tiver um filtro no aquário?
A reposta também é SIM! As plantas e os filtros só removerão os resíduos até certo ponto, o que significa que você precisa realizar trocas parciais de água para repor nutrientes e oligoelementos essenciais para a vida aquática.
As mídias biológicas do filtro também devem ser lavadas pelo menos uma vez por mês, mas com a água do próprio aquário!
Posso desligar o filtro do aquário durante à noite?
Como você já sabe, o filtro do aquário desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde dos peixes e plantas. Portanto, desligá-lo por várias horas pode trazer inúmeros problemas.
Algumas colônias benéficas de bactérias que vivem em seu aquário podem morrer. Por isso, não é uma boa ideia desligar o filtro do aquário durante à noite.
Com qual frequência eu devo limpar o filtro do meu aquário?
Embora o processo para determinar quando e como você deve limpar o filtro nem sempre é exato, tente limpá-lo regularmente. A rotina que você montar provavelmente determinará sua programação de limpeza.
Para filtros pequenos, você deve limpá-los toda semana, enquanto filtros maiores, como canisters e sumps, a cada três meses.
Conclusão
Você deve ter tido um bom motivo para montar um aquário em sua casa. Portanto, não deixe que resíduos químicos e físicos interfiram na saúde geral dos seus peixes e demais habitantes. Um aquário saudável depende da água limpa.
Então, você deve ter um bom sistema de filtragem. Uma boa regra é manter a água limpa e o filtro sujo. Mas ter um filtro não significa que você vai se sentar e negligenciar os cuidados com o aquário, certo?
O filtro não fará todo o trabalho pra você!