Nesse artigo, confira qual é o perigo do excesso de nitrito para os peixes de aquário. Aprenda como eliminá-lo de uma vez por todas e mantenha seus peixes saudáveis!
Vamos ser bem sinceros, ninguém quer ter nitrito no aquário. Eu não o quero, você também não e seus peixes muito menos!
Mesmo que o nitrito seja um carinha indesejado, ainda assim ele desempenha um importante papel dentro do aquário.
Hoje, iremos aprender um pouco mais sobre essa importante composição química. Mas antes de continuar, gostaria de te indicar o artigo que fala sobre o Ciclo do Nitrogênio. Acho que depois de lê-lo, você conseguirá compreender melhor o que iremos tratar nesse texto.
Independente disso, continue lendo para saber qual é o perigo do excesso de nitrito para os peixes do seu aquário!
Veja também:
O que é o Nitrito e de onde ele vêm?
O Nitrito (NO2) é uma forma de azoto (nitrogênio) dissolvido que ocorre naturalmente na coluna d’água.
Como o nitrito vai parar no aquário é uma jornada e tanto. Mas tudo começa com o desperdício. Sem resíduos, os nitritos não existiriam. Então, algumas fontes comuns de resíduos encontrados nos aquários incluem:
- Rações não consumidas;
- Cocô de peixe;
- Plantas em decomposição;
- Filtros sujos;
Embora os resíduos dos peixes acabem levando ao aparecimento de nitritos, esta não é a principal causa. Para explicar, aqui está uma breve recapitulação do ciclo do nitrogênio:
À medida que o lixo se decompõe no aquário, ele libera amônia (NH3). Uma bactéria chamada nitrosomonas decompõe a amônia em nitrito (NO2). Uma segunda bactéria, chamada nitrobacter, então se alimenta dos nitritos e produz nitrato.
Portanto, os Nitritos não existiriam sem a amônia no aquário. O processo de conversão da amônia em nitrito pelas bactérias é denominado nitrificação.
Veja também:
Qual é o nível aceitável de Nitrito no aquário?
Caso você esteja passando por problemas com o Nitrito em seu aquário, fique sabendo que o nível aceitável para ele é…
Zero!
Sim, você leu direito…
O Nitrito é algo extremamente prejudicial para os peixes. Portanto, em um aquário estabilizado, o nível deve ser de 0 ppm (partes por milhão).
As bactérias nitrificantes em um aquário devem existir em um número bem alto para quebrar os nitritos no momento em que são produzidos – levando a uma leitura de zero quando testada.
Então, caso os níveis do seu aquário esteja acima de zero, você precisará encontrar a causa do problema e rápido.
Nota: lembre-se que é normal o aquário ter níveis elevados de nitrito durante a Ciclagem, pois as bactérias ainda estão se formando nas mídias biológicas.
Qual o perigo do excesso de Nitrito para os peixes do aquário?
Uma vez que você esteja com níveis elevados de nitrito, ele será absorvido pelos peixes – eles não têm escolha!
Quando o nitrito chega a corrente sanguínea do peixe, ele impede que o sangue do animal transporte oxigênio. Quanto mais o nitrito for absorvido pelo peixe, menos oxigênio o sangue conseguirá transportar.
O oxigênio é muito importante porque seus peixes precisam dele para sobreviver, assim como você também! Então, tenha certeza de que os níveis estejam zerados.
Por mais que seu aquário possua bombinhas de ar ou uma filtragem forte, ainda assim seus peixes irão morrer “asfixiados”, pois não conseguirão tirar o oxigênio da água para respirar.
Como testar os níveis de Nitrito no meu aquário?
Para testar os níveis de Nitrito no aquário, você deverá comprar um kit de testes vendido em boa parte dos pet shops.
Para facilitar a tarefa, deixarei um link abaixo para que você possa comprar um kit agora mesmo. Basta clicar no link para adquiri-lo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Nitrito Alcon | Teste para identificar a quantidade de nitrito tóxico na água do aquário. Funciona para aquários de água doce e salgada. Conteúdo: 100 testes |
Comprar na Amazon |
Como reduzir os níveis de Nitrito?
Se você acabou de fazer um teste de nitrito na água e descobriu que ele está bem alto, não entre em pânico! Vou te dar algumas dicas para reduzir esses níveis rapidamente.
1. Realize uma troca parcial de água
A primeira coisa que você deve fazer para diminuir os níveis de nitrito é realizar uma troca parcial de água de cerca de 30 – 50% do volume do aquário.
Você estará trocando água cheia de nitrito por outra livre dele. Contudo, o que você está fazendo é essencialmente diluir a quantidade desse composto no seu aquário.
Realizar uma troca parcial de água vai te dar um pouco de tempo para que você possa usar outros métodos listados abaixo para manter os níveis ajustados.
2. Adicione filtros ciclados
Como mencionei anteriormente, as bactérias transformam nitritos em nitratos muito menos prejudiciais para os peixes.
Em grande número, essas bactérias comem nitritos com a mesma rapidez com que são produzidos. Então, o que você está fazendo é introduzir mais delas no aquário.
Ao adicionar um filtro com as mídias biológicas de um aquário que já está ciclado, as bactérias começarão a comer todos os nitritos, baixando seus níveis.
3. Utilize um bom condicionador de água
Adquira um bom condicionador de água para o seu aquário e elimine cloro, cloramina e quaisquer outros metais pesados que possam causar problemas para os seus peixes.
Os condicionadores retêm os nitritos, tornando-os inofensivos para os peixes e dão às bactérias do filtro a oportunidade de se recuperar e transformá-los em nitratos.
O Seachem Prime é um dos melhores condicionadores do mercado para realizar essa tarefa. Para adquiri-lo, basta clicar no link abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Seachem Prime | Elimina o cloro, cloramina, ajuda no controle de amônia, nitrito e nitrato. Tamanho: 100ml |
Comprar na Amazon |
E então, você ficou com alguma dúvida sobre o perigo do excesso de nitrito para os peixes do seu aquário? Deixe sua dúvida aqui nos comentários para que possamos te ajudar!
1 comentário
Olá, tudo bem? Meu aquário de 160l com 3 kinguios está sempre com nitrito entre 0,25 e 0,5 ppm. Hoje achei estranho os peixes estarem um pouco ofegantes. Fui ver e o nitrito estava entre 0,5 e 1 ppm. Eu acho estranho porque eu tenho duas bombas de 1000l/h uma interna com mídia matrix e perlon (oxigenando o aquário também) e outra de 1000l/h num canister caseiro. Com 2,5l de midia matrix e bioglass da ocean tech. Por que será que meu nitrito não zera???
Grato