Quando eu devo dosar Ferro no meu aquário plantado? Essa é uma dúvida muito comum! Então, nesse artigo, iremos tentar desmistificar esse assunto!
Assim como os seres humanos precisam de nutrientes para que possam “funcionar” corretamente, as plantas aquáticas também precisam de blocos de construção fundamentais para viver e crescer. Macronutrientes (como Nitrogênio, Potássio e Fósforo) são nutrientes que as plantas consomem em grandes quantidades, enquanto os Micronutrientes (Ferro e Boro) são consumidos em números menores.
Muitos fertilizantes vendidos em lojas já contém uma boa quantidade de Ferro (Fe). Então, quando eu devo dosar ferro no meu aquário plantado?
As plantas do meu aquário precisam de mais ferro?
O ferro é usado pelas plantas para produzir clorofila, um pigmento verde que serve para ajudar a absorver luz e produzir energia. Em geral, as plantas de crescimento rápido ou que precisam de iluminação intensa consomem muito mais energia do que as outras plantas. Por conta disso, para que obtenham mais energia, elas geralmente precisam de ferro adicional para produzir clorofila em abundância. Portanto, adicionar ferro extra ao aquário pode resultar em um crescimento mais saudável das plantas e fornecer cores mais vivas para elas.
Veja também:
Será que as minhas plantas possuem deficiência de ferro?
Um fato bastante interessante sobre o ferro é que ele não pode se “mover” livremente de uma área da planta para uma outra área que não o tenha. Com isso, se o aquário tiver pouco ferro, as folhas mais novas das plantas irão parecer pálidas ou amareladas devido à falta de clorofila , enquanto as folhas velhas ainda irão possuir suas cores brilhantes.
As plantas vermelhas precisam de ferro?
O ferro ajuda principalmente a criar o pigmento de clorofila verde e não o pigmento vermelho. No entanto, plantas vermelhas como a Ammannia gracilis podem se beneficiar de ferro extra, uma vez que elas também são plantas exigentes que consomem muitos nutrientes.
As plantas de folhas vermelhas possuem grandes quantidades de pigmento vermelho e menores de clorofila verde. Os cientistas ainda investigam o propósito desses pigmentos vermelhos e por que elas se tornam mais vibrantes sob a luz solar intensa.
Sob a luz intensa, o pigmento vermelho pode servir para proteger as folhas do excesso de luz, ao mesmo tempo que o pigmento verde não se torna tão importante, já que não é necessário tanta clorofila para coletar os fótons de luz.
Veja também|:
No aquarismo, nós sempre recomendados uma combinação de luz forte, injeção de Dióxido de Carbono (CO2) e uma boa dosagem de macro e micronutrientes para realçar as cores vermelhas das plantas.
Se o seu aquário não está apresentando deficiências de nutrientes, e você não está cultivando plantas exigentes, provavelmente não precisará adicionar ferro extra para que possam crescer.
Quanto de ferro eu devo dosar no meu aquário?
Essa é uma pergunta com uma resposta bastante difícil, ainda mais se levarmos em consideração de que cada fertilizante líquido possui sua dosagem recomendada.
Se tiver dúvidas, comece com uma dosagem bem baixa e aumente lentamente após duas semanas. Alguns aquaristas relatam um aumento significativo de algas filamentosas ou algas peteca quando adicionam uma quantidade excessiva de ferro no aquário.
No entanto, há um consenso de que o ideal é atingir a faixa de 0,1 – 0,5 ppm de ferro na água do aquário.
1 comentário
Pingback: Top 5 plantas para colocar na parte da frente do aquário - MyAquarium