Você faz ideia de quando e como trocar a água do aquário do seu peixe betta? Confira esse guia completo que criamos!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
As trocas parciais de água são a manutenção básica para qualquer um que cria peixes em aquários. Nenhum filtro pode processar todos os resíduos que se acumulam. E você sempre precisará adicionar água nova para substituir a que evapora com o tempo, por exemplo. Os bettas adoram quando você realiza trocas de água em seus aquários, mas quando e como realizar?
Nesse artigo, aprenda quando e como trocar a água do aquário do seu peixe betta!
Quais as condições ideais de água para o peixe Betta?
Os bettas são muito populares porque podem se desenvolver em uma ampla variedade de condições aquáticas. Nas regiões selvagens da Tailândia, por exemplo, eles são encontrados em riachos rasos, arrozais, lagoas e outros corpos de fluxo de água lentos, até mesmo locais com água parada. Nessas condições, a quantidade de oxigênio dissolvido fica tão baixo que outros peixes muitas vezes não conseguem sobreviver.
Felizmente, os bettas possuem um órgão chamado Labirinto, que lhes permite respirar e retirar o ar da atmosfera. Você já reparou como o seu betta sobe à superfície a cada poucos minutos para respirar? Então, eles respiram o mesmo ar que a gente, já que o ar retém cerca de 100 vezes mais oxigênio por volume do que na água.
Veja também:
Além de preferirem condições mais quentes, os bettas também possuem uma tendência a gostarem de águas relativamente ácidas. Na natureza, por exemplo, esses animais vivem em locais com muitas plantas e matéria vegetal em decomposição. Então, taninos, ácidos húmicos e outras substâncias atuam como tampões, trazendo o pH para uma faixa abaixo de 7.0. Entretanto, os bettas também prosperam em águas alcalinas; mas se você puder, mantenha o pH sempre neutro (7.0) ou um pouco abaixo disso, para que possam se sentir mais felizes!
Quando eu devo trocar a água do aquário do meu peixe Betta?
Existem alguns fatores que influenciam a frequência com que você deve trocar a água do aquário do seu peixinho. Mas pequenas trocas parciais de água de 10-20% uma vez a cada 7-10 dias são eficientes para mantê-lo saudável. Isso também pressupõe que você esteja usando um filtro no aquário. Além disso, você pode realizar trocas de 20-30% uma vez a cada 2 – 3 semanas, mas as trocas menores de água são melhores para condições de água estáveis!
Com que frequência você alimenta seu Betta?
A quantidade de comida que você dá ao betta é muito importante – e não apenas porque ele precisa comer! Qualquer sobra de comida contribuirá diretamente para o aumento da amônia e de outros resíduos. Portanto, quando te disserem “nunca superalimente seus peixes”, significa que você não deve deixar sobrar ração no aquário!
Deixar um “pouco mais de comida” para que eles possam comer mais tarde, definitivamente não é uma boa ideia. Qualquer alimento extra começará a se decompor e criar problemas para eles. É melhor subalimentar do que superalimentar, neste caso.
Veja também:
Os bettas comem bastante em uma única refeição; uma alimentação por dia é tudo de que precisam. Eles não são muito ativos quanto outras espécies e não precisam de tanta comida. Alimente o betta o suficiente para que seu estômago se curve um pouquinho. Quanto mais você alimentá-lo, mais fácil saberá a quantidade exata de comida que necessita.
Agora, se você gosta de interagir com seu peixinho, também pode dividir a refeição em três refeições menores por dia.
Selecionei algumas das melhores rações disponíveis no mercado para o Peixe Betta. Caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tetra Color Flakes 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 37,79 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2025-01-13 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Qual é o tamanho do aquário do seu peixe Betta?
Ao contrário da crença popular, aquários grandes são muito mais fáceis de cuidar do que os pequenos. Quanto mais água você tiver, mais tempo levará para que a química dela mude. Então, aquários grandes mantém a temperatura, salinidade, pH e outros parâmetros mais estáveis.
Ainda assim, você consegue manter o seu peixe tranquilamente em um aquário com 15 litros, o que ainda é bom. Significa apenas que você precisa ficar mais atento em relação à superalimentação e outros potenciais problemas de poluição.
Como eu devo trocar a água do aquário do peixe betta?
Embora você não possa usar água da torneira não tratada, testá-la e tratá-la não leva muito tempo. Uma pequena modificação na química da água ajudará a garantir que ele permaneça saudável!
Equipamentos que você precisa
- Sifão (Mangueira): a mangueira é utilizada para remover a água de um aquário para um balde, por exemplo. Fique atento apenas ao fluxo de água, pois dependendo do tamanho dela, pode começar a sugar muita água do aquário e até mesmo acabar sugando o peixe. Portanto, fique de olho sempre que for fazer esse procedimento;
- Anticloro / Condicionador de água: a água da torneira contém cloro ou cloramina. Então, você precisará adquirir um produto conhecido como anticloro ou condicionador de água, que irá eliminar essas substâncias, além de outras que podem ser nocivas para o peixinho.
- Kit de testes de água: para monitorar as condições em seu aquário, bem como a química da água da torneira, você precisará obter testes de pH, amônia, nitrito e nitrato. Felizmente, esses testes são muito fáceis de serem encontrados em lojas de aquarismo.
- Termostato / Aquecedor: Ao realizar uma troca parcial de água, ela precisará estar na mesma temperatura daquela que está no aquário. Choques de temperatura podem deixar os peixes doentes. Então, adquira um termostato tanto para o seu aquário quanto para realizar trocas parciais da água.
Por mais que seja o ideal ter a mesma temperatura na água de reposição, ainda assim, você não precisa ser super preciso. Como está apenas trocando parcialmente a quantidade de água, a temperatura ainda pode ser um pouco mais fria ou quente do que o normal, mas não exagere! Mudanças drásticas de temperatura provavelmente trarão problemas para os peixes.
Veja também:
Caso ainda não tenha comprado, você precisará de um termostato para manter a temperatura da água sempre constante para o seu peixinho. Embora eles sejam vistos em pequenos potes de água, sem termostatos e filtros, ainda assim, precisam de cuidados como qualquer outro ser vivo.
Vou listar alguns dos melhores condicionadores do mercado para você adquirir agora mesmo para tratar a água do seu peixe betta! Para comprá-los, basta clicar nos links abaixo:
Última atualização em 2025-01-13 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Frequência na troca de água
Para aquários de todos os tamanhos, é muito melhor fazer pequenas trocas parciais de água frequentes (10 – 20%) do que grandes e infrequentes. O problema com as grandes trocas de água é que elas podem causar uma ruptura na química da água do aquário.
Os bettas são peixes muito resistentes e provavelmente não demonstram muitos sinais de estresse. Mas certamente não ficará entusiasmado com, digamos, uma mudança repentina de pH de 6,5 para 7,5 após adicionar uma grande quantidade de água. Outros espécies, por exemplo, podem morrer imediatamente após uma mudança do tipo.
Abaixo, confira alguns modelos de sifão para te ajudar no processo de troca de água do aquário:
Última atualização em 2025-01-07 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Conclusão
As trocas de água são importantes e muito fáceis de fazer, contanto que você siga alguns passos essenciais! Realizar pequenas trocas parciais e com frequência são melhores opções do que fazer uma única grande troca a cada 2 semanas, por exemplo. Ao usar uma mangueira, lembre-se de tomar cuidado com seu betta, para que ele não seja sugado pelo cano.
Quando for adicionar uma nova água ao aquário, certifique-se de que ela tenha os mesmos parâmetros de temperatura e química, porque uma mudança drástica pode expor seus peixes a doenças e outros inúmeros problemas.
6 Comentários
Posso trocar a agua colocando agua da torneira. Se eu deixar a agua evaporar o cloro e usa-la sem precisar de colocar produtos para tirar o cloro ou tenho que colocar o produto e qual?
Olá Neuza, tudo bem? Obrigado pelo comentário!
A água mais recomendada para trocar é justamente a água da torneira. No entanto, caso você não possua um bom condicionador de água para tratá-la rapidamente, pode deixá-la descansando durante cerca de 24 horas, até que o cloro tenha evaporado!
O uso de um bom condicionador de água não só retira o cloro e metais pesados instantaneamente, como também possui compostos que ajudam a proteger a mucosa natural dos peixes e também melhora a saúde e bem-estar deles!
Vou deixar um link abaixo com um artigo que listo os melhores condicionadores do mercado! Todos eles serão perfeitos para o seu peixe betta! Veja aquele que se encaixa melhor no seu orçamento e seja feliz 😉
https://myaquarium.com.br/artigos/aquarios-de-agua-doce/5-condicionadores-ideais-para-a-agua-do-seu-aquario/
Boa noite Adriano.
Eu e minha esposa compramos um beta. Nosso primeiro peixinho.
Já está na hora de trocar a água. Pelo que entendi, só tiramos 20% da água. Mas devemos tirar o peixe também??? Ou ele fica na água que está no aquário e só completamos com ele dentro do aquário???
Olá, Luiz! Tudo bem?
A quantidade de água que você vai trocar no aquário vai depender de alguns fatores como, por exemplo, a quantidade de sujeira que acumula dentro dele e se ele também possui uma boa filtragem.
Na grande maioria das vezes, você NÃO precisa tirar o peixe do aquário, o máximo que você vai fazer é trocar um pouco da água (cerca de 20% mesmo), adicionar um bom anticloro e retirar a sujeira que estiver acumulada no fundo.
Eu tenho um artigo que fala exatamente sobre como montar um aquário para um peixe betta. Se você está começando agora, dá uma olhadinha nele, acho que vai te ajudar bastante! 😉
https://myaquarium.com.br/artigos/aquarios-de-agua-doce/como-montar-um-lindo-aquario-para-um-peixe-betta/
Qualquer outra dúvida, só me mandar!
Abraços.
Olá. Você disse sobra a troca de água em um aquário com filtro. E um aquário sem filtro, sem bomba, sem nenhum desses itens e sem nenhum tratamento? Devo trocar diariamente? Estou esperando o filtro e outros produtos chegarem, estou com medo da água do meu peixe estar muito contaminada e ele morrer. É um betta.
Olá Sabrina, tudo bem?
Não há necessidade de trocar a água todos os dias caso você não possua um filtro. No entanto, eu recomendo que você evite a superalimentação, ou seja, dê bem pouca ração pra ele, pois isso ajuda a evitar que a água suje mais rápido.
Troque a água se você perceber que ela está com muito cocô do peixe acumulado no fundo.
Até mais.