Você faz ideia de quanto tempo leva para as plantas do aquário começarem a crescer? Confira o que descobrimos sobre esse assunto!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Um dos principais motivos que levam os aquaristas aos aquários plantados é a aparente facilidade de manutenção em relação à algumas espécies de plantas. Muitas plantas crescem bastante rápido e aceitam uma variedade enorme de condições de água.
Quanto tempo leva para as plantas do aquário começarem a crescer?
Por experiência, posso dizer que a maioria das plantas começarão a crescer em alguns dias – 2 ou 3 dias – após serem colocadas no aquário. No entanto, a rapidez com que podem atingir o tamanho máximo ou com que crescem dependerá de muitos fatores, incluindo iluminação, utilização de fertilizantes líquidos, substrato e CO2.
Veja também:
Quanto tempo leva para as plantas do aquário enraizarem?
Algumas plantas, como por exemplo, a Samambaia de Java e as anúbias, começam a crescer praticamente de forma instantânea, embora demorem um pouco para se estabelecerem no aquário. Além disso, espécies de plantas que costumam ficar enraizadas, levarão algumas semanas para se estabelecerem antes que possam crescer, mas atingirão um tamanho aceitável com bastante rapidez.
A maioria das plantas de aquário que precisam ser enraizadas desenvolvem suas raízes em até duas semanas. Obviamente, caso elas estejam em um substrato fértil – rico em nutrientes – as raízes se estabelecerão muito mais rápido.
Como enraizar rapidamente as plantas?
Enraizar as plantas no substrato é a maneira mais comum e rápida de fazer com que elas se desenvolvam. No entanto, se você não colocá-las do jeito certo, elas podem acabar flutuando e isso pode levar um tempo maior para que consigam atingir o solo.
Cultivar e enraizar as plantas aquáticas é bem parecido com o processo de enraizar as plantas terrestres. Você só precisa seguir algumas regras em relação à iluminação e fertilização.
Para começar, você precisa limpar bem o substrato, pois você não deve perturbar a planta depois de adicioná-la no aquário.
Uma outra coisa que você deve considerar é o tipo de substrato que vai utilizar, porque embora plantas mais resistentes sobrevivam mesmo quando ancoradas no cascalho, algumas espécies requerem substratos férteis. Esse tipo de planta é conhecida como planta exigente (High Tech).
Veja também:
Mesmo assim, caso você não possua plantas muito exigentes mas que possam sobreviver tranquilamente em um cascalho comum, certifique-se de fertilizá-las de vez em quando para que elas possam crescer mais rápido.
Vou deixar aqui um link para compra de um excelente produto para ajudar a nutrir suas plantas. O Seachem Flourish Excel é uma fonte de carbono orgânico ideal para ajudar no crescimento de inúmeras espécies de plantas aquáticas.
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Seachem Flourish Excel | Fonte de carbono orgânico para aquários plantados. Tamanho: 50ml |
Comprar na Amazon |
Após limpar o cascalho para colocar a planta, remova-a do saquinho de transporte ou do vaso e coloque-a em um pote com água. Enquanto isso, você pode novamente ajustar o substrato para recebê-la.
Normalmente, eu cavo um buraco no substrato ou areia do aquário com cerca de 3 – 4 cm de profundidade, o que geralmente é o suficiente para seguras as raízes. Em seguida, pego a planta, coloco no substrato e cubro um pouco abaixo de onde começa o caule.
Veja também:
No entanto, certifique-se apenas de que o cascalho não seja muito compacto ao redor das raízes para permitir que haja circulação de água.
Caso você encontre algum problema para manter a planta ancorada no substrato, tente prender uma pequena pedra no caule da planta com um pedaço de linha de pesca.
Por fim, você também pode utilizar troncos e rochas grandes para ancorar plantas que não possuem caule, como musgo de java e anúbias. Você deve grudar essas plantas nas decorações utilizando linhas para que elas possam se ancorar.