Nunca pensou em adicionar alguns lindos camarões de água doce no seu aquário? Eles irão trazer muita beleza e leveza ao ambiente aquático.
Na maioria das vezes, quando nós vamos comprar os primeiros peixes para o aquário, ficamos vislumbrados com a quantidade de cores, formas e tamanhos das espécies disponíveis nas lojas. Mas, como não é só escolher e sair comprando tudo, você precisa se preocupar com espécies que possam ser compatíveis entre si! Pensando nisso, que tal adicionar um pouco mais de cor ao seu aquário e considerar comprar alguns pequenos camarões de água doce?
Nesse artigo, listaremos algumas espécies populares de camarões que você pode adicionar no seu aquário e também algumas dicas importantes sobre seus cuidados.
Veja também:
Espécies populares de camarões de água doce
Existem muitas espécies diferentes de camarões de água doce, mas nem todas elas são recomendadas para todos os níveis de aquaristas. Muitas delas são coloridas e também servem para diferentes propósitos. Abaixo, iremos listar 3 das principais espécies de camarões de água doce para um aquário doméstico:
Camarão Amano
O Camarão Amano pode chegar até 5 cm de comprimento. Eles são fáceis de cuidar e muito benéficos para o aquário, uma vez que se alimentam de algas e detritos. Entretanto, não é muito fácil de ser encontrado em lojas de aquarismo e também são difíceis de reproduzir em cativeiro.
Camarão Red Cherry
O Camarão Red Cherry é uma espécie bastante pequena, podendo chegar aos 3 cm de comprimento. Esses camarões possuem um tom vermelho brilhante e são perfeitos para funcionar como uma equipe de limpeza no aquário.
A espécie costuma ser muito fácil de cuidar, pois são invertebrados resistentes e que exigem pouca manutenção. Além disso, eles aceitam diferentes condições e parâmetros de água.
Veja também:
Camarão Fantasma
O Camarão Fantasma recebe esse nome por conta de seu corpo praticamente transparente. Eles podem chegar aos 5 cm de comprimento e costumam ser bastante pacíficos. Além disso, assim como o Camarão Red Cherry, se reproduzem muito fácil em aquários domésticos, desde que sejam mantidos em condições apropriadas.
Dicas para cuidar dos camarões de água doce
Cuidar dos camarões de água doce costuma ser bastante fácil, contanto que você reserve um tempo para montar um aquário adequado para eles. Os camarões não precisam de aquários grandes, no entanto, você precisa levar em consideração o tamanho deles na hora de escolher um aquário apropriado.
Depois de escolher o aquário, você precisará comprar os equipamentos necessários. A filtragem é muito importante em um aquário de camarões, já que eles precisam de água bastante limpa e níveis de Nitrato e Amônia zerados.
Portanto, você precisa ter cuidado com filtragens fortes, como filtros hang-on e canisters. Por isso, um filtro de esponja é uma boa ideia para um aquário com camarões. Entretanto, se ainda assim decidir usar alguns dos filtros mencionados acima, procure colocar uma esponja na entrada dele para evitar que os pequenos camarões sejam sugados.
Veja também:
Além de equipar o aquário com um bom filtro, você também precisará de algumas decorações. O tipo de substrato vai depender do tipo de camarão que você está criando – alguns preferem substratos arenosos, enquanto outros preferem cascalho. Decore o aquário de uma forma que forneça muitos esconderijos para que eles possam se esconder, isso deve incluir muitas plantas vivas. Felizmente, eles são bastante fáceis de cuidar e irão se alimentar de detritos que se acumulam no substrato, além de aceitar rações de fundo e vegetais.
Adicionar alguns camarões de água doce ao aquário é uma excelente ideia, mas você precisa ter cuidado ao combiná-los com peixes. Contanto que os peixes não possuam bocas grandes o suficiente para comê-los, você não precisará se preocupar.