Será que é possível manter um aquário plantado sem filtro? Confira o que achamos nesse artigo!
Se você é um aquarista experiente, sem dúvida entende a importância de ter um sistema de filtragem de alta qualidade instalado no aquário. Ter um filtro é essencial para manter a qualidade da água, pois ajuda a remover substâncias nocivas e manter os níveis de oxigênio elevados para os peixes. No entanto, as plantas possuem uma função bem parecida no aquário. Então, será que eu preciso de um filtro quando tenho um aquário densamente plantado?
O que as plantas fazem no aquário?
As plantas não só ajudam a melhorar a aparência do aquário, mas também fornecem muitos benefícios. As plantas de aquário passam pelo processo de fotossíntese durante o dia (ou quando as luzes estão acesas) para crescer. Elas absorvem dióxido de carbono da água (produzido pelo subproduto da respiração dos peixes) e usam a luz como energia para converter esse dióxido em oxigênio.
Veja também:
As plantas também extraem certos poluentes da água, incluindo amônia, nitrato e nitrito – todas essas substâncias são prejudiciais para os peixes, por isso é necessário removê-los do aquário. Além disso, as plantas aquáticas ajudam a impedir o crescimento de algas, porque competem pelos mesmos nutrientes de que elas precisam para crescer.
Afinal, eu posso deixar um aquário plantado sem filtro?
Para resumir aquilo que escrevemos logo acima, as plantas filtram substâncias nocivas e convertem dióxido de carbono em oxigênio. Com essas informações, você pode estar se perguntando o que torna as plantas vivas tão diferentes de qualquer filtro? Afinal, elas parecem desempenhar o mesmo papel.
A resposta para essa pergunta será diferente pois depende de vários fatores, incluindo o tamanho do aquário, quantidade de plantas e o que você possui dentro dele, por exemplo, se há peixes ou apenas plantas.
Você não pode adicionar uma ou duas plantas no aquário e esperar que elas sejam um substituto adequado para o filtro. Caso você tenha um aquário grande ou um número de habitantes grandes, a capacidade dessas poucas plantas de filtrar toxinas e produzir oxigênio não será suficiente para acompanhar a carga biológica do aquário.
Veja também:
Agora, se você possui um aquário de tamanho médio, com um número muito grande de plantas vivas e possui apenas alguns poucos peixes, essas plantas podem ser capazes de acompanhar a produção de resíduos e dióxido de carbono pelos quais seus peixes são responsáveis.
O único problema disso tudo é que você não saberá se o aquário plantado pode prosperar sem um filtro, a menos que você experimente. Lembre-se que é essencial fazer a Ciclagem antes de adicionar qualquer habitante dentro dele – isso é válido também para aquários plantados.
Ter um filtro instalado enquanto o aquário está ciclando é essencial, ainda mais porque você deseja que a qualidade da água seja alta para os peixes. Então, não é uma má ideia montar um aquário com um filtro e continuar adicionando mais e mais plantas até que ele se torne desnecessário. Apenas certifique-se de que você tenha outro meio de cultivar bactérias benéficas para manter o Ciclo do Nitrogênio depois de remover o filtro. Para isso, você pode tentar instalar um filtro de esponja ou deixar as bactérias crescerem nas superfícies do aquário.
O que eu devo considerar ao manter um aquário plantado sem filtro?
Existem várias razões pelas quais é recomendado manter um sistema de filtragem em um aquário plantado, mesmo que você tenha muitas plantas dentro dele. Em primeiro lugar, porque as plantas obterão a maioria dos nutrientes de que precisam para crescer através da água. Se houver um fluxo suave criado pela circulação de um filtro pode ajudá-las a obter os nutrientes de que precisam mais facilmente.
Veja também:
Além disso, se você tiver peixes em seu aquário, a filtragem mantém a água limpa e cristalina, e isso ajuda a mantê-los saudáveis por mais tempo. O resultado final disso tudo é que as plantas e os peixes irão se beneficiar do movimento da água, ao invés de um ambiente todo estagnado.
Certamente, é possível cultivar um aquário plantado sem um filtro, mas pode ser um pouco complicado de mantê-lo. As plantas são capazes de lidar com a carga biológica dentro dele, mas será que você sabe quando é o suficiente? A menos que não haja peixes dentro dele, eu recomendaria mantê-lo sempre com um filtro!