Que tal testar a qualidade da água do seu aquário com os melhores produtos do mercado? Selecionamos os 3 melhores pra você!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Independentemente do tipo de peixe que você está criando no aquário, pode ter certeza que precisará testar a água para ter certeza de que ela está de acordo com os parâmetros que eles necessitam.
Como aquarista, é sua responsabilidade certificar-se de que seu aquário contenha tudo aquilo que seus peixes precisam. Mesmo que você possua um aquário comunitário, ainda assim, todos os peixes precisam ter os mesmos parâmetros para que possam viver saudáveis!
Pensando nisso, criei um pequeno artigo para te mostrar três dos principais produtos que você necessita comprar pra testar a qualidade da água do seu aquário! Vamos lá?
1. Labcon Test Amônia Tóxica
Você sabia que a amônia se origina da sobra de alimentos, plantas em decomposição, assim como também do cocô dos seus peixes?
A amônia (NH3) é um composto químico invisível altamente tóxico para eles. Infelizmente, também ocorre naturalmente em todos os aquários. Conforme os resíduos começam a se decompor, eles liberam amônia. Pode até parecer engraçado, mas a única maneira de evitar a amônia é não ter um aquário! Felizmente, em um aquário saudável, onde foi feita a Ciclagem, a natureza cuida dela pra você!
Veja também:
Para monitorar os níveis de amônia recomendo que você adquira o teste da Labcon Amônia Tóxica. Esse teste é bastante sensível e irá te dar todos os parâmetros que você necessita para monitorar a qualidade da água e ver os níveis desse composto.
Lembre-se que os valores para esse teste devem ser praticamente zerados, caso contrário, você precisará realizar trocas parciais de água, ou ver se a filtragem está sendo eficiente para a quantidade de peixes que está criando!
2. Labcon Teste Nitrito
Você sabia que o Nitrito é muito mais tóxico do que a Amônia para os peixes? Então, ele chega no seu aquário como resultado da oxidação da Amônia ao Nitrito, e depois ao Nitrato menos tóxico.
Em um aquário bem cuidado, não há ameaças de nitrito à fauna, já que há níveis baixos graças a uma população saudável de bactérias nitrificantes. Quando algo dá errado na filtragem, ou uso de dosagens exageradas de medicação, as bactérias responsáveis por manter os nitritos baixos podem acabar morrendo.
Veja também:
Níveis elevados de nitrito podem causar estresse nos animais, afetar os glóbulos vermelhos do sangue e reduzir a capacidade respiratória deles! Isso quer dizer que sob tais condições, o nitrito elevado pode provocar a morte dos peixes por asfixia.
Por isso, você precisa sempre monitorar os valores desse composto! Vou deixar um link aqui embaixo para você adquirir agora mesmo esse produto:
3. Kit de testes pH Labcon
Não vai adiantar muito ter a amônia e o nitrito zerados se o pH do seu aquário não está de acordo com os valores que as espécies que vivem dentro dele necessitam. É sempre importante verificar o pH do seu aquário para ter certeza de que esse valores estão corretos!
Veja também:
Além disso, você deve não só apenas verificar os valores de pH do aquário como também da água de reposição que você usa para fazer trocas parciais. Por isso, vou deixar aqui pra você esse pequeno kit de testes de pH, onde você vai poder medir e corrigir os valores tanto para cima (Alcali) quanto para baixo (Acid).
É muito importante que você tenha esses 3 produtos em casa! Eles irão te dar todos os parâmetros que você necessita para manter seus peixes saudáveis por muitos anos!