Nesse artigo, listaremos 10 lindos peixes de água doce coloridos para você colocar no seu aquário. Confira as características de cada um deles!
A primeira coisa que você pensa quando inicia no aquarismo é ter espécies coloridas que possam trazer muita beleza para seu aquário, certo? Fique sabendo que existem muitas espécies de aparência incrível!
Como na vida nem tudo são flores, você pode acabar ficando um pouco confuso na hora de escolhê-las, ainda mais se levarmos em consideração que só basta você olhar para o lado e encontrar um outro peixe ainda mais bonito do que aquele que você viu!
Além disso, quando adicionamos alguns parâmetros como, por exemplo, nível de cuidado, parâmetros de água e tamanho do aquário, as coisas pioram ainda mais.
É por isso que nós reunimos uma lista com 10 lindos peixes de água doce coloridos e divertidos para você colocar no seu aquário. Aproveite para conhecer as principais características e necessidades daquele que será seu peixinho de estimação por muitos e muitos anos!
Que tal adquirir algumas rações para os peixes do seu aquário? Selecionamos as melhores do mercado para você dar uma olhada:
Última atualização em 2024-12-26 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Top 10 peixes de água doce coloridos para colocar no aquário
1. Ciclídeo Pavão Real
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Pacífico com outras fêmeas da espécie;
- Tamanho: Até 13 cm;
- Tamanho do aquário: 150 litros;
Vamos começar a nossa lista com um dos peixes mais coloridos do aquarismo, o famoso Ciclídeo Pavão Real. Esta espécie é absolutamente linda e vai se destacar em qualquer aquário em que esteja.
Uma das coisas que mais gostamos nestes peixes é a variedade de cores que possuem. Alguns deles são amarelos brilhantes, outros azuis e têm até aqueles com cores vermelhas. O Ciclídeo Pavão é oriundo do Lago Malawi (o nono maior lago do mundo) e suas cores variam de acordo com a área do lago em que vivem.
Ao contrário de alguns outros ciclídeos, o pavão é muito fácil de cuidar. Então, se está procurando um peixe de água doce colorido para deixar no seu aquário, escolha esse e não terá aborrecimentos!
Veja também:
2. Jack Dempsey
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Vive melhor sozinho, pois é muito agressivo;
- Tamanho: Até 25 cm;
- Tamanho do aquário: 200 litros;
O Jack Dempsey é um outro peixe bastante interessante devido a sua mistura de cores e padrões muito interessantes. A variação de cor padrão possui várias listras e manchas azuis brilhantes em suas laterais que criam um efeito cintilante sob a luz.
Embora esses peixes sejam muito bonitos, há uma desvantagem. Eles podem ser bastante agressivos e irão brigar com quase todos os peixes que estiverem junto deles. Portanto, este pode ser o principal obstáculo para se ter um Jack Dempsey no aquário!
3. Acará Disco
- Nível de Dificuldade: Difícil;
- Comportamento: Territorial e precisa viver em grupos;
- Tamanho: Até 20 cm;
- Tamanho do aquário: 200 litros para um grupo de cinco peixes;
Quando você começa a se interessar por aquarismo, um dos primeiros peixes que vêm na cabeça para criar é o incrível Acará Disco. De fato, eles são peixes realmente incríveis e muito coloridos, além de possuir a reputação de serem os “reis dos aquários”.
Existem muitos tipos diferentes de Discos e há uma variedade enorme de cores, desde vermelhos, azuis, amarelos e por aí vai.
No entanto, além de serem peixes relativamente territoriais, existem alguns outros desafios quando se trata dos cuidados desses animais. Eles precisam de parâmetros muito específicos de água e uma dieta complexa para que possam prosperar.
4. Ramirezi
- Nível de Dificuldade: Moderado – Difícil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho: Até 3,4 cm;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um casal;
O Ramirezi é um ciclídeo que possui cores únicas. A primeira coisa que você vai notar nesses peixes são as longas listras escuras que correm sobre seus olhos.
Além disso, esses pequenos peixinhos têm um visual “punk rock” que nós amamos, uma vez possuem um pouco da cor preta na parte frontal da barbatana dorsal que acaba criando esse efeito engraçado e bonito de se observar.
Embora sejam animais pequenos, ainda assim necessitam de configurações de aquário bem específicas para que possam prosperar.
Veja também:
5. Peixe Paraíso
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Territorial;
- Tamanho: Até 6,7 cm;
- Tamanho do aquário: 100 litros para um macho e duas fêmeas;
Seria bem estranho que um peixe com o nome de “Peixe paraíso” não fosse colorido, certo? Sem dúvida, este é um dos peixes mais populares de nossa lista devido à sua beleza.
O que torna o peixe paraíso um dos animais mais bonitos dessa lista é a combinação de cores e nadadeiras. Esses peixes possuem barbatanas longas e esvoaçantes que mais se parecem fitas brilhantes movendo-se pelo aquário.
O maior desafio quando se trata de manter esses peixes é a sua natureza extremamente agressiva, por isso, você terá que tomar bastante cuidado no caso de querer mantê-los com outras espécies.
6. Killifish
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho: Até 6,5 cm;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um casal;
O Killifish é uma espécie de peixe realmente muito interessante e que merece estar nessa lista, já que algumas das variações de cores desses peixes são simplesmente magníficas.
Para você que está iniciando no hobby, o killifish é uma excelente escolha devido à sua natureza descontraída e parâmetros de água flexíveis. Além disso, como eles são peixes pequenos e gostam de nadar em cardumes, isso os tornam uma das espécies mais divertidas de se observar em um aquário.
7. Peixe Betta
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Territorial;
- Tamanho: Até 6 cm;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um exemplar;
O Peixe Betta dispensa apresentações, né? Eles são uns dos peixes mais fáceis de serem encontrados em lojas de aquarismo. De fato, talvez seja a espécie mais popular que existe!
Há uma variedade enorme de cores e formas diferentes de peixe betta, mas as mais comuns são o azul e vermelho.
Mesmo que eles sejam considerados peixes ideais para iniciantes, ainda há alguns cuidados que você precisa ter antes de comprá-los. Eles requerem parâmetros específicos de água e podem se tornar bastante agressivos com outros peixes, por isso, o ideal é sempre criá-los sozinhos.
8. Guppy
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho: Até 5 cm;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um macho e três fêmeas;
O Guppy é um outro peixinho bastante popular no aquarismo devido à sua resistência, variedade de cores e sua facilidade de reprodução.
Os guppies possuem corpos pequenos e grandes nadadeiras coloridas. Esses animais adoram viver em grandes grupos no aquário, sempre com mais fêmeas do que machos, pois eles costumam persegui-las implacavelmente.
De um modo geral, esses peixes são indicados para iniciantes no aquarismo, pois são muito resistentes e aceitam uma variedade enorme de condições de água.
Veja também:
9. Rasbora Galaxy
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho: Até 2,1 cm;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um pequeno grupo;
Nós sempre tivemos uma quedinha por esses peixes e conhecemos muitos aquaristas que pensam da mesma forma. O Rasbora Galaxy não é apenas um peixe bastante colorido, mas também um prazer cuidar deles.
Há algo em sua natureza calma e pacífica que é bastante cativante. Esta espécie não quer causar problemas e só quer dar algumas voltas ao redor do aquário.
Com lindos pontos brancos e detalhes vermelhos em suas nadadeiras, não é difícil descobrir de onde esses peixes tiraram esse nome.
Sobretudo, por conta de sua natureza bastante pacífica e resistência invejável, o Rasbora Galaxy é um excelente animal para aqueles que estão buscando algo de baixa manutenção.
10. Peixe Arco-íris Boesemani
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho: Até 9 cm;
- Tamanho do aquário: 100 litros para um pequeno grupo de 6 peixes;
O Peixe Arco-íris Boesemani apresenta um padrão de cores mais simples em relação aos outros peixes dessa lista, mas ainda assim isso não significa que eles não sejam bonitos e coloridos! Há algo no visual desses peixes que realmente adoramos!
A metade frontal deles é azul, enquanto a metade posterior costuma ser amarela ou laranja (com os tons variando de acordo com o espécime).
Esse peixe costuma ser bastante ativo, o que o torno muito divertido de observar ao longo do dia. Além disso, eles raramente ficam parados e são muito curiosos sobre tudo o que está acontecendo ao seu redor.
É importante prestar muita atenção aos parâmetros da água se você estiver pensando em comprar esses peixes, já que eles costumam ser bem sensíveis às mudanças dos parâmetros e requerem uma faixa específica para prosperarem.
Então, o que você achou da lista com os peixes de água doce coloridos para colocar no aquário? Adicionaria alguma outro? Conte aqui nos comentários!
6 Comentários
Gostei das dicas ,mas quero mesmo saber mas acerca dos peixes q chamamos noivas
FALTARAM OUTROS PEIXES COMO: PLATIS,,ESPADAS,PAULISTINHAS,CORIDORAS,PORÉM,VALEU SABER DESTES..UM POUCO MAIS
Já tive betas (um macho e várias fêmeas) em aquários comunitários e eles não criaram problemas. A dica é colocar só um macho num aquário já habitado, onde o novato seja ele.
Boa noite!
Montei um aquário de 200litros e quero que seja comunitário, o que me indica?
Adorei esse site .e esses peixinhos.
Que bom que gostou, Noemia!
Fico muito feliz! Volte sempre! 😉