Nesse artigo, separamos 10 lindas plantas de aquário que não precisam de substrato. Aproveite para conferir as características de cada uma delas!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Se você chegou até aqui deve estar se perguntando se existem plantas que não precisam ficar enterradas no substrato do aquário, certo? Fique sabendo que há muitas plantas assim, e a grande maioria delas é bem fácil de cuidar.
Pensando nisso, criei um artigo para facilitar sua busca pelas plantas de aquário que não precisam de um substrato para prosperar. Aproveite!
Top 10 plantas de aquário que não precisam de substrato
1. Samambaia de Java
A primeira planta dessa lista é a famosa Samambaia de Java. Caso você já esteja familiarizado com o aquarismo, já deve ter ouvido falar dela.
A Samambaia de Java é uma planta resistente que desenvolve bem tanto em luz fraca quanto média. Ela deve ser amarrada em rochas e troncos, onde irá obter seus nutrientes diretamente através da água.
O erro número um que os iniciantes cometem quando começam a manter essas plantas em um aquário, é enterrá-las no substrato ou cascalho. Isso faz com que seu rizoma (onde brotam as raízes e as folhas) comece a apodrecer e acabe causando a morte da planta.
Eu recomendo que você adicione fertilizantes líquidos para fornecer todos os nutrientes que essa e outras plantas dessa lista vão precisar. Então, vou deixar aqui a lista com os principais produtos do mercado para você adquirir agora mesmo:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Fertilizante MicroNutri 120 ml | Comprar na Amazon | ||
Fertilizante MacroPLus NPK 120 ml | Comprar na Amazon | ||
Fertilizante Ferro 120 ml | R$ 55,60 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-11-27 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
2. Anubias barteri var. Angustifolia
A Anubias Barteri var. Angustifolia é uma outra planta bastante popular no hobby por conta de suas folhas verdes grossas e resistentes. Além disso, a espécie é também uma das preferidas de muitos aquaristas pois os peixes costumam deixá-la de lado, mesmo os peixes maiores.
As anubias estão no topo da lista de plantas que não requerem CO2. Mas há uma desvantagem nesse processo, já que elas crescem bem devagar e tendem a adquirir algas em suas folhas com frequência.
Eu escrevi um artigo que fala sobre “plantas de crescimento rápido” que eu encorajo você a dar uma lida, caso não queira ter problemas com algas.
3. Anubias barteri var. Nana
A Anubias Nana é uma das plantas favoritas de muitos aquaristas. O que eu acho muito interessante sobre essa espécie é que você pode montar um aquário inteiro apenas com elas.
Você deve se lembrar apenas de amarrá-las em troncos e rochas, pois não podem viver enterradas no substrato, assim como a Samambaia de Java e a Anubias Angustifolia.
Por ter um crescimento lento, eu recomendo que você não deixe-a em um aquário muito iluminado e adicione fertilizantes líquidos vez ou outra, pois assim evita que suas folhas se infestem de algas.
4. Bucephalandra
Uma plantinha de aquário que ganhou muita notoriedade nos últimos anos foi a Bucephalandra.
A espécie possui folhas com texturas bem estranhas e possui muitas cores distintas. Por experiência, posso dizer que elas se dão bem quando estão presas a troncos ou rochas. Assim como as anubias, elas crescem bem devagar e requerem luz fraca ou moderada.
Há muitas variedades dessa planta disponíveis, mas eu prefiro a que possui folhas roxas e bordas curvas.
5. Alface d’água
Claro, eu não poderia deixar de falar delas, as plantas flutuantes! As plantas flutuantes são perfeitas para compor aquários onde as espécies de peixes necessitam de ambientes mais escuros.
Há inúmeras espécies de plantas flutuantes disponíveis, mas a Alface d’água possui seu charme único!
6. Lentilha d’água
A Lentilha d’água é uma outra planta flutuante bem fácil de cuidar, pois se multiplica com muita facilidade. No entanto, eu recomendo que você tome um pouco de cuidado com ela, pois ela pode tomar todos os espaços da superfície do seu aquário com bastante facilidade.
De um modo geral, as plantas flutuantes proporcionam grandes benefícios para os peixes. Algumas espécies de peixes mais assustados costumam ficar nadando na parte de baixo do aquário quando não há esse tipo de planta. Ao adicioná-las, por exemplo, os peixes podem encontrar coragem para nadar próximo da superfície.
Lembre-se apenas de que a grande maioria das plantas flutuantes vão se multiplicar muito rápido e, por isso, você precisará estar sempre retirando um tanto delas da superfície para desobstruir as entradas de luz no aquário.
7. Musgo de Java
Você sabia que é possível cultivar musgo em seu aquário?
O Musgo de Java é super popular no hobby de aquarismo por vários motivos, mas o principal deles é sua versatilidade.
Muitas aquaristas utilizam o Musgo de Java para montar incríveis paisagens aquáticas. Ele pode ser usado tanto na frente do aquário quanto no meio e fundo. Assim como algumas outras plantas dessa lista, você deve amarrá-lo em um tronco ou rocha para que possa prosperar.
8. Elódea
A próxima planta da lista é uma das mais bonitas e que possui o crescimento mais rápido dentre todas elas. Além de ser uma planta muito versátil e bonita, a Elódea absorve muitos nutrientes do aquário, isso ajuda a combater as algas, caso você esteja tendo dificuldades com elas.
A forma como esta planta se propaga é disparando novas plantas a partir dos caules principais, ou seja, basta apenas cortar uma ramificação dela e colocar em um outro canto do aquário que você terá uma nova planta prontinha para crescer.
Dica: Você pode juntar alguns caules desta planta e formar um lindo buquê dentro do aquário.
As Elódeas não precisam de um substrato para prosperarem e, por isso, você pode até mesmo deixá-las flutuando no aquário que mesmo assim elas irão crescer.
9. Rabo de Raposa
Se você está procurando plantas de aquário que não precisam de substrato, a Rabo de Raposa é perfeita pra você! Na natureza, essas plantas conseguiram se espalhar por todos os continentes, exceto a Antártida. Embora isso possa não ser algo muito bom na natureza, é bastante interessante para quem quer mantê-las em um aquário.
A Rabo de Raposa consegue viver em diferentes parâmetros de água e, por isso, é considerada uma das plantas mais indicadas para aquaristas iniciantes.
10. Marismo Moss Ball
Por muito tempo, eu pensei que a Marimo Moss Ball fosse um tipo de “musgo falso”, que era produzida. Na verdade, ela é encontrada no fundo de rios e possui esse formato porque costuma ficar rodando por causa da correnteza da água.
A Marimo Moss Ball é excelente para aquários com camarões. Você pode comprá-las pela internet em diferentes tamanhos. E, novamente, elas são de longe plantas muito fáceis de cuidar e adicionar ao aquário.
Há apenas uma coisa que você precisa ficar ligado. Quando for realizar trocas parciais de água, certifique-se de virá-la vez o outra para que todos os seus lados recebam luz.
Conclusão
Nesse artigo, procuramos listar as plantas de aquário mais fáceis de cuidar e que não precisam de um substrato para prosperarem.
No entanto, caso você opte por criar qualquer uma delas, é importante que faça uma pesquisa sobre suas principais características, pois cada uma requer quantidades de luz e fertilização diferentes.