Quer saber quais são os top 5 ciclídeos anões ideais para você colocar no seu aquário? Leia esse artigo e conheça algumas espécies incríveis!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Quando a gente pensa em ciclídeos, as primeiras espécies que vêm em nossa mente são o Acará-Bandeira, Acará-Disco e o nervoso Oscar. Embora esses animais sejam lindos, eles não são adequados para todos os tipos de aquários.
No entanto, se você sonha em manter ciclídeos em aquários pequenos, chegou ao lugar certo. Nesse artigo, nós iremos listar o top 5 ciclídeos anões ideais para você colocar no seu aquário! Aproveite!
Além disso, aproveitando que estamos falando dos ciclídeos anões, separei excelentes rações para essas espécies! Portanto, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
No products found.
Quais são os 5 ciclídeos anões ideais que eu posso colocar no meu aquário?
1. Ciclídeo Multi Barras
- Nome Científico: Neolamprologus multifasciatus;
- Origem: Lago Tanganica;
- Tamanho: Até 4 cm;
- Temperamento: pacífico; vive em grandes grupos;
O Ciclídeo Multi Barras é um peixe bastante interessante, pois eles vivem ao redor de conchas. Embora não sejam tão coloridos quanto outros ciclídeos anões, ainda assim eles compensam de outras formas. Por exemplo, eles podem ser mantidos em grupos grandes ao invés de haréns, mesmo em aquários pequenos!
Veja também:
Essa espécie de ciclídeo requer aquários com no mínimo 60 litros. Mas, sua características mais marcante, é o fato de que eles formam pequenos territórios em torno de conchas de caramujos. Isso os torna fascinantes de se manter, ainda mais porque são bem diferentes de outros ciclídeos anões.
Além disso, para reproduzir o seu habitat natural, use um substrato arenoso e certifique-se de fornecer conchas de caramujos. Duas conchas é um bom número para começar; espalhe-as pelo aquário.
2. Ciclídeo Goldeneye
- Nome Científico: Nannacara anomala;
- Origem: Rio Aruka na Guiana e Rio Marowijne no Suriname;
- Tamanho: Até 5.6 cm;
- Temperamento: pacífico; vive em grupos;
O Ciclídeo Goldeneye (em tradução, “Ciclídeo dos Olhos Dourados”) é uma espécie com uma bela coloração dourada e azul. De fato, seu pequeno tamanho, robustez e natureza pacífica fazem dele uma ótima escolha para iniciantes que estão procurando seu primeiro ciclídeo anão.
Você consegue manter um casal dessa espécie em um aquário com até 75 litros tranquilamente, embora se você tiver um aquário maior, será possível manter um harém. Lembre-se de que, como a maioria dos seus primos, o Ciclídeo Anão Dourado pode se tornar um pouco agressivo quando está protegendo seus ovos, por isso, fique atento durante a época de reprodução desses peixes.
Assim como outros ciclídeos anões, O Nannacara anomala prefere aquários densamente plantados, além de esconderijos formados por troncos e rochas.
3. Apisto Cacatua
- Nome Científico: Apistogramma cacatuoides;
- Origem: Encontrado na América do Sul (Rios Amazonas e Solim);
- Tamanho: Até 9 cm;
- Temperamento: Agressivo; vive em haréns;
O Apisto Cacatua possui esse nome devido à coloração brilhante do macho e as suas grandes nadadeiras, que podem variar do amarelo ao vermelho. Embora esses peixes não sejam os mais pacíficos, especialmente quando estão lidando com ovos ou filhotes, podem coexistir com outras espécies pacíficas de fundo, assim como também rasboras. Ainda assim, eles são adequados para iniciantes devido à sua robustez e capacidade de se adaptar a uma ampla gama de condições de água.
Veja também:
Um casal de Apisto Cacatua pode ser mantido em um aquário com pelo menos 75 litros. Além disso, você pode mantê-los em haréns, com um macho para várias fêmeas.
Assim como seus primos, o aquário deve possuir uma vegetação densa, além de esconderijos formados com troncos e rochas.
4. Ramirezi
- Nome Científico: Mikrogeophagus ramirezi;
- Origem: América do Sul, Bacia do Rio Orinoco;
- Tamanho: Até 3.4 cm;
- Temperamento: Agressivo; vive em pares;
Quando falamos em ciclídeos anões, o primeiro nome que vem na lista é o famoso Ramirezi, uma vez que esse lindo peixinho agressivo é apreciado por muitos por conta da sua coloração e comportamento interessante.
Você consegue manter um casal de ramirezis tranquilamente em um aquário com até 75 litros. No entanto, o desafio está na manutenção deles, não na configuração do aquário. O Ramirezi é um peixe sensível em relação as condições da água do aquário, portanto, fique de olho nos parâmetros dela.
Sobre a compatibilidade, você pode mantê-los com inúmeros outros ciclídeos, mas evite aqueles mais agressivos ou grandes o suficiente para comê-los.
5. Kribensis
- Nome Científico: Pelvicachromis pulcher;
- Origem: África (Nigéria e Camarões);
- Tamanho: Até 11 cm;
- Temperamento: Pacífico; vive em pares;
Uma breve olhada no Kribensis e você já pode ter uma ideia do porquê dele ter se tornado tão famoso. Hoje em dia, estão meio sumidos, mas são uma excelente escolha para aquaristas novos e experientes que queiram criar ciclídeos.
Veja também:
O Kribensis é um animal bastante interessante, pois são pequenos, fáceis de alimentar e criar em um aquário, e relativamente pouco exigentes quanto a química da água, desde que o aquário seja estabilizado.
A espécie costuma ser muito pacífica e tolerante e, portanto, pode ser mantida com muitos peixes de pequeno porte. Além disso, eles gostam de aquários densamente plantados e, embora gostem de se enterrar no substrato de vez em quando, ainda assim não costumam prejudicar as plantas.
7 Comentários
Pingback: Top 13 peixes para aquários comunitários ideais para iniciantes - MyAquarium
Pingback: Brevis (Neolamprologus brevis) - MyAquarium
Pingback: Coridora Sterbai (Corydoras sterbai) - MyAquarium
Pingback: Cascudo Banjo (Bunocephalus coracoideus) - MyAquarium
Pingback: Coridora Leopardo (Corydoras julii) - MyAquarium
Pingback: Tetra Bandeira (Hyphessobrycon heterorhabdus) - MyAquarium
Pingback: Top 5 peixes diferentões para aquários com até 40 litros - MyAquarium