Nesse artigo, selecionamos os 5 principais Dither Fish ou peixes pacificadores para você colocar no seu aquário.
Se você está tendo problemas com peixes agressivos no seu aquário e está buscando soluções para acalmá-los, chegou ao lugar certo! Os Dither Fish ou Peixe Pacificadores possuem uma personalidade bastante extrovertida e gostam de nadar livremente por todos os cantos do aquário.
Por terem um comportamento confiante, isso acaba fazendo com que os peixes mais tímidos ou agressivos se sintam mais seguros para sair de seus esconderijos. Um grande grupo de peixes do tipo também ajuda a distrair e evitar a hostilidade de espécies mais agressivas, de modo que eles não possam simplesmente marcar um único peixe e atacar.
Então, nesse artigo, listamos os 5 principais dither fish ou peixes pacificadores para você adicionar no seu aquário. Aproveite!
Top 5 Dither Fish ou Peixes Pacificadores para o seu aquário
1. Vivíparos
Os vivíparos são alguns dos peixes mais comuns disponíveis em lojas de aquarismo (por exemplo, guppies, platis e molinésias). Eles são muito amigáveis, coloridos e se reproduzem com extrema facilidade, e até mesmo seus próprios filhotes nadam sem muita preocupação por todos os cantos do aquário. Portanto, quando peixes mais assustados veem os intrépidos filhotes nadando livremente, é bem provável que eles também comecem a nadar.
Além disso, se você tiver Acará Bandeira que gosta de brigar por territórios, tente adicionar alguns vivíparos maiores (por exemplo, Peixe Espada) para quebrar um pouco essa tensão. O Peixe Espada, com toda a certeza, irá nadar pelos cantos do aquário e nem se importar com o território do Acará Bandeira.
Veja também:
Mantê-los dessa forma é um jeito bastante interessante de evitar possíveis agressões, pois o Acará Bandeira ficará indeciso com os peixes que estão entrando em seu território e, por conta disso, acabará desistindo de tentar defendê-lo.
Lembre-se que o Acará Bandeira é um peixe relativamente grande e pode acabar comendo alguns filhotes desses peixes. Mas isso também é algo bom, pois ajuda a manter a população dos vivíparos sob controle.
2. Tetras e Rasboras
Esses pequenos peixinhos de água doce possuem corpos aerodinâmicos e conseguem escapar dos peixes mais furiosos do aquário. No entanto, tenha em mente que alguns tetras e rasboras podem ser um pouco mais cautelosos. Leve em consideração que eles não costumam passar dos 7 centímetros de comprimento. Ainda assim, eles tendem a se tornar corajosos conforme você aumenta o tamanho do cardume, então procure pegar pelo menos entre 6 – 12 peixes da mesma espécie.
Caso você queira encorajar um peixe pequeno e que esteja mais tímido, escolha um cardume que também seja pequeno. Por outro lado, se você espera apaziguar um peixe grande e mais violento, opte por adicionar um grande cardume ao aquário.
O Rodóstomo, em particular, é um peixe de cardume bastante interessante para se criar, pois eles nadam e mudam de direção todos juntos mesmo em grandes cardumes. Esse comportamento tende a confundir os predadores porque eles têm dificuldade em capturar um único peixe que está cercado por uma horda deles.
Veja também:
Nessa lista de peixes pacificadores, podemos citar o Rasbora Tesourinha, Tetra Neon, Rasbora Arlequim, Tetra do Congo e o Tetra Imperador. No entanto, a escolha ideal vai variar dependendo do tamanho do peixe que você quer pacificar dentro do aquário.
3. Coridoras
Enquanto a maioria dos tetras e rasboras nadam na região do meio do aquário, as coridoras ficam sempre no substrato procurando por comida. Esses animais são maravilhosos peixes pacificadores para outros habitantes do fundo, como apistogrammas e kribensis, que querem ter uma ideia de quando é seguro para seus bebês nadarem pelo aquário.
As coridoras são ótimas para compor a equipe de limpeza e vivem bem quando estão em grupos de 6 ou mais peixes, e há muitas espécies para escolher. Na verdade, você pode manter muitos vivíparos, coridoras e tetras juntos em um aquário comunitário cheio de peixes vibrantes.
Veja também:
4. Danio Gigante e Peixe Arco-íris
Às vezes, predadores de médio e grande porte como o Jack Dempsey e o Oscar podem ser estranhamente tímidos e propensos a se esconder. Nesses casos, você pode adicionar um cardume de peixes maiores e rápidos, como o Danio Gigante. Esses animais têm grandes chances de escapar das mandíbulas desses predadores!
Além disso, se você possui um Tubarão Bala que adora saltar e bater nos vidros do aquário, você também pode adicionar esses peixes para ajudá-lo a ficarem mais tranquilos. O Peixe Arco-íris, por exemplo, costuma viver em cardumes e, além de ser muito bonito, pode ajudar a pacificar outras espécies mais raivosas.
5. Peixes de Superfície
Se você tiver no aquário peixes tímidos e quiser que eles desovem, mas não quer que os mais violentos comam seus filhotes, procure por peixes de superfície, como o Peixe-Lápis. Esses habitantes nadam na região superior e possuem bocas minúsculas voltadas para cima, que preferem comer alimentos flutuantes vindos de lá. Esses animais são perfeitos para viver com Ramirezis e Apistogrammas, que costumam proteger seus filhotes perto do substrato.
Veja também:
O Peixe Borboleta também é uma outra espécie bastante interessante, pois raramente desce para se alimentar e não vai comer os alevinos dos seus peixes. Além disso, quando você alimenta os peixes do seu aquário, aqueles que estão mais assustados verão os de superfície correndo para abocanhar a comida, então se sentirão mais seguros para irem até lá e pegarem um pouco também.
Os peixes pacificadores ou dither fish podem deixar seu aquário bem mais tranquilo. Eles irão persuadir os outros peixes mais tímidos a saírem de seus esconderijos e deixarão os brigões à vontade para explorarem.