Neste artigo, mostraremos alguns dos erros mais comuns de quem está iniciando no aquarismo.
Quando iniciamos um projeto, seja ele profissional ou pessoal, podemos cometer vários erros, principalmente se não estivermos preparados o suficiente, isso inclui, entre outros, a falta de conhecimento prévio sobre o assunto.
Hoje, vamos listar os 5 erros mais comuns de quem está iniciando no aquarismo. Eu acredito que muitos desses erros, você também pode ter cometido.
5 erros mais comuns de quem está iniciando no aquarismo
1. Começar com aquários pequenos
Quando vamos a uma petshop, encontramos todos os tipos de aquários à venda. Embora na maioria das vezes, quando consultamos um vendedor, somos aconselhados a comprar um aquário pequeno para começar.
Veja também:
Isso pode ser influenciado por diversos fatores, como o preço do aquário e o tamanho, já que os menores são mais baratos e também ocupam menos espaço em casa ou no trabalho. Em outras palavras, esse é um dos erros mais comuns de quem está iniciando no aquarismo, pois aquários pequenos geralmente são usados por aquaristas experientes.
Quando há pouco volume de água em um aquário, os principais parâmetros (pH, temperatura, oxigenação, amônia, nitrito, nitrato) mudam muito rapidamente e não deixam margem para erros. O recomendado é que quanto maior o aquário, menor será o impacto na fauna ou flora do tanque. Portanto, se você está pensando em comprar um aquário agora e não tem ideia do seu tamanho, prefira aqueles que contenham no mínimo 75 litros.
2. Adicionar peixes logo após comprar o aquário
Ao comprar um novo aquário, ficamos ansiosos para adicionar os primeiros habitantes e vê-los nadando por toda parte. Algumas pessoas têm sorte, mas, na maioria dos casos, alguns ou todos os peixes morrem ao realizar esse processo tão rapidamente.
A água do aquário precisa se estabilizar. Gases dissolvidos na água, assim como metais pesados e minerais, devem ser tratados com condicionadores vendidos em pet shops.
Confira alguns condicionadores vendidos em nossa loja virtual, acesse esse link.
Veja também:
Se a água do aquário não for tratada, muitos desses materiais nocivos permanecerão e os peixes podem se intoxicar e morrer em poucas horas. O procedimento correto para este caso, no entanto, é realizar a Ciclagem. A Ciclagem, em outras palavras, é o processo pelo qual o aquário funciona com um filtro biológico conectado por 30 dias. Sem a ciclagem, por exemplo, as bactérias nitrificantes não estarão presentes em seu aquário e você terá picos de amônia / nitrito que serão fatais para os peixes.
3. Adicionar vários peixes ao mesmo tempo
Você fez a Ciclagem no aquário e agora deseja adicionar os peixes. E a primeira coisa que você faz é ir a uma loja e comprar cerca de 5 peixes daquela espécie que você namorou quando foi comprar o aquário. Infelizmente, adicionar vários peixes ao aquário é outro erro muito comum cometido por quem está iniciando no aquarismo.
Veja também:
No começo, tente adicionar alguns peixes pequenos e mais resistentes. Faça testes de amônia e nitrito e verifique como estão esses parâmetros. Quando estiverem zerados, adicione mais peixes, caso o tamanho do aquário permita a adição.
4. Superalimentar os peixes
Talvez esse seja um dos erros mais comuns de quem está iniciando no aquarismo. Quando você chega perto do aquário, seus peixes irão aparentar que estão sem comer há uns 200 anos. Mas não é só porque eles parecem estar com fome que você deve alimentá-los todo o tempo.
Os peixes devem consumir uma quantidade de alimento suficiente por cerca de 5 minutos. Depois disso, eles já estarão satisfeitos e não precisarão de mais ração.
Nossa loja virtual possui rações de qualidade para os seus peixes. Confira algumas nesse link.
Veja também:
Evite superalimentá-los, pois, como mencionamos anteriormente, a superalimentação pode gerar picos de amônia e nitrito.
Além disso, os peixes podem passar facilmente alguns dias sem comer, se necessário. Mas sempre tente alimentá-los de 2 a 3 vezes ao dia.
5. Limpar excessivamente o aquário
Nós sempre queremos que o aquário esteja limpo. Mas no aquarismo, um aquário saudável é um aquário parcialmente sujo. Mas como assim? Em um aquário totalmente limpo, a água ficará em um estado que chamamos de “Água Morta”, ou seja, uma água que não contém bactérias benéficas que auxiliam na decomposição de resíduos do aquário, como as fezes dos peixes, por exemplo.
E como resolver esse problema?
NUNCA, mas NUNCA mesmo troque totalmente a água do aquário. Sempre faça trocas parciais de água.
Procure trocar cerca de 20% a 30% na hora de realizar uma manutenção no aquário. Além disso, limpe os vidros internamente com uma pequena esponja ou escova de dentes que nunca tenha sido usada.
Veja também:
Caso o filtro do aquário esteja sujo, tente limpá-lo com a água do próprio aquário. Nunca vá a torneira e limpe o filtro junto com as mídias biológicas, pois isso matará todas as bactérias benéficas presentes no equipamento.
Ao realizar trocas parciais de água, adicione uma nova água com os mesmos parâmetros do aquário principal.
Conclusão
Como podemos ver, existem alguns erros muitos comuns no aquarismo. Mas todos eles podem ser contornados facilmente, caso o aquarista possua um pouco de conhecimento sobre o assunto.
O ideal é que você sempre pesquise informações na internet, revistas e livros sobre as espécies e plantas que deseja criar.
A busca pelo conhecimento é a chave para o sucesso no aquarismo. É por isso que esse hobby é tão fascinante!
O que você achou do artigo sobre os erros mais comuns de quem está iniciando no aquarismo? Deixe um comentário!
4 Comentários
Como vou saber se o filtro está realmente filtrando e fazendo o certo?
Boa tarde , puxa vida …li tantas informações de como limpar meu aquário e o filtro , mas infelizmente só agora achei sua página e erros que cometemos ao limpar o filtro , porque bem hoje, levei o filtro em baixo da torneira e lavei ele todinho , até desmontei para lavar melhor. E agora, será que prejudiquei a filtragem e meu betta ? Estou arrasada
Olá, Silmara! Tudo bem?
Fico feliz que tenha gostado do conteúdo, mas ao mesmo tempo triste por você ter descoberto como limpar seu filtro tarde demais!
Se você lavou seu filtro na água da torneira é bem provável que ele tenha perdido as bactérias que se formaram nas mídias biológicas dele.
Para saber se a filtragem está fazendo seu trabalho, realize nos próximos dias testes de amônia e nitrito para verificar se seus níveis estão aumentando. Caso continuem zerados, quer dizer que as bactérias do seu filtro ou até mesmo do substrato, caso você esteja utilizando algum, estarão dando conta de eliminar esses compostos e, com isso, você não terá problemas!
Se tiver alguma dúvida sobre os termos que utilizei aqui, pode me escrever novamente, ok? Beijos.
Boa tarde, vou fazer o teste ! Todos os filtros vem com midias biológicas? Porque quando desmontei o meu filtro , não vi as mídias, e outra dúvida eu cai de paraquedas nesse mundo de aquarismo , não imagina que era tão grande assim, não sabia q precisa fazer ciclagem e já coloquei meu betta e acreditando que está fazendo o certo, tirando ele da beteira , já tem um ano dentro da beteira e não tive problema nenhum., mas agora estou preocupada com o aquário grande e sem ciclagem , o que devo fazer ?