Nesse artigo, listaremos 5 espécies de caranguejo de água doce para você colocar no seu aquário! Confira as características de cada uma delas!
Os caranguejos de água doce são algumas das espécies mais interessantes que você pode manter no seu aquário. Infelizmente, a maioria das pessoas só pensam nos famosos caranguejos de água salgada. No entanto, existem várias espécies ideais para colocar em um aquário de água doce.
Na maioria das vezes, esses caranguejos tendem a ser bem pequenos, então você pode ouvir bastante por aí o termo “mini caranguejo”.
Esses animais são necrófagos e é bastante divertido vê-los caminhar ao redor do aquário coletando alimentos que possam ficar flutuando. Lembre-se que além de ser bastante legal observá-los, os caranguejos ainda ajudam a manter o aquário limpo.
Nota: Os caranguejos necessitam de aquaterrários para que possam sobreviver. Eles não podem ficar o tempo todo submersos!
Nesse artigo, iremos listar 5 espécies de caranguejo de água doce ideais para você colocar no seu aquário. Aproveite a leitura!
Top 5 espécies de caranguejo de água doce para você colocar no aquário
Grande parte das pessoas escolhem os caranguejos simplesmente por conta de sua aparência, ou seja, escolhem a espécie mais colorida para adicionar em seus aquários. Mas fique ciente de que cada um deles possui necessidades específicas. Portanto, fique de olho nisso!
1. Red Claw Crab (Perisesarma bidens)
O Red Claw Crab ou “Caranguejo de Garras Vermelhas” é uma espécie bastante comum em aquários de água doce. As garras vermelhas desses animais atingem cerca de 5 – 10 cm e eles podem viver por até 5 anos quando mantidos em condições ideais.
Na natureza, os caranguejos Red Claw vivem em águas salobras. No entanto, muitas lojas acabam mantendo esses animais em ambientes de água doce. Caso você queira que seu caranguejo viva por bastante tempo, procure criar um habitat com água salobra.
Veja também:
Praticamente todos os caranguejos adoram escalar, mas o Red Claw é conhecido por ser um dos melhores no assunto. Por isso, eles são excelentes fujões, até mais do que os outros caranguejos.
2. Caranguejo Violinista / Chama-Maré (Uca minax)
O famoso caranguejo violinista ou “chama-maré”, como é popularmente conhecido, é uma espécie bastante pequena que não passa dos 5 cm de comprimento, mas ainda assim, são lindos de se observar.
Eles possuem uma garra bem desproporcional ao corpo. Esta garra maior costuma ser bastante colorida – geralmente um amarelo brilhante e dourado.
De um modo geral, essa espécie não costuma ser muito agressiva. Eles gostam de estar sempre em pares ou pequenos grupos, então compre pelo menos dois desses animais para mantê-los no aquário. Como a maioria dos caranguejos, eles também adoram se esconder, e por serem bem pequenos, você precisará ficar de olho nas rochas e fendas para encontrá-los.
O caranguejo violinista possui uma vida bastante longa na natureza, mas nos aquários não costumam passar de alguns anos.
Veja também:
3. Thai Devil Crab (Cardisoma carnifex)
Apesar do nome Thai Devil Crab (“Caranguejo Diabo Tailandês”, em tradução livre), esses animais são extremamente dóceis, sendo excelentes companheiros para outros habitantes pacíficos do aquário.
O Thai Devil Crab atinge cerca de 10 centímetros de comprimento, sendo considerado um caranguejo bastante pequeno. Além disso, possuem uma variedade de cores, incluindo vermelho intenso e roxo.
No geral, esses animais podem viver por até 15 anos (embora isso seja algo bastante incomum em aquários, já que costumam viver por 5 anos).
4. Caranguejo Vampiro (Geosesarma dennerle)
O Caranguejo Vampiro é uma espécie bastante divertida para se criar em um aquário. O único problema é que eles são mais difíceis de serem encontrados do que outros caranguejos dessa lista. Mas ainda assim, possuem uma variedade enorme de cores, geralmente com tons de laranja, roxo ou vermelho.
O nome assustador vêm do fato deles terem olhos amarelos únicos que às vezes são descritos como “brilhantes”. Então, caso você esteja esperando por um crustáceo sugador de sangue, desculpe desapontá-lo.
O Caranguejo Vampiro é um animal bastante pequeno, podendo medir cerca de 2,5 cm de largura. Eles normalmente vivem por até 3 anos quando mantidos em boas condições.
Veja também:
Assim como a maioria dos outros caranguejos, eles não são animais completamente aquáticos, por isso precisam de um pouco de terra seca. Então, não esqueça de fornecer um ambiente parecido com um aquaterrário para eles.
5. Caranguejo Pantera (Parathelphusa pantherina)
O Caranguejo Pantera é uma espécie que pode chegar aos 7 centímetros de largura quando atinge a fase adulta. Eles são também conhecidos por viverem em cativeiro por até 10 anos.
O Pantera costuma ser um pouco mais agressivo e territorial do que os outros caranguejos de aquário listados nesse artigo, tanto que eles lutam entre si, assim como também com outros companheiros de aquário.
Se você colocá-los juntos, é melhor escolher um par macho / fêmea ou mesmo um harém, pois dois machos certamente irão brigar.
O Caranguejo Pantera possui esse nome devido à sua aparência, que é amarela com manchas pretas ou marrons.
Quais outras espécies de caranguejo de água doce você indicaria para colocar em um aquário? Conte aqui nos comentários!