Nesse artigo, selecionamos os 5 melhores ciclídeos Mbuna para aquaristas iniciantes. Confira as características de cada um deles!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Os ciclídeos Mbuna representam um grupo de ciclídeos encontrados apenas no Lago Malawi, no continente africano. Estes peixes costumam viver em costões rochosos e possuem uma variedade enorme de cores e personalidades únicas. Os Mbunas se tornaram queridinhos de muitos aquaristas e, por conta disso, sua popularidade aumentou muito nos últimos anos.
Tanto aquaristas experientes quanto novatos tentam a sorte na criação desses peixes mas, de fato, não é uma tarefa das mais fáceis. Os Mbunas pertencem a um grupo gigante de ciclídeos nascidos no Lago Malawi, abrangendo mais de mil espécies.
Há dois fatores que tornam os Mbunas tão populares entre os aquaristas. A primeira é a diversidade de cores, pois eles exibem padrões espetaculares, a maioria com listras e manchas espalhadas pelo corpo. Isso permite maior liberdade na escolha dos espécimes para o aquário.
A segunda é a compatibilidade generalizada. Os Mbunas não se importam em dividir espaço com outras espécies de Mbuna, o que é único no mundo dos ciclídeos. De um modo geral, os ciclídeos aceitam membros de sua própria espécie e raramente se dão bem com outros peixes. Com Mbunas, você não terá esse tipo de problema.
Um aquário grande, por exemplo, podem conter até 50 espécies diferentes de Mbunas, desde que o tamanho e a configuração permita. Mas será que esses ciclídeos são ideais para iniciantes? O que você deve considerar? Vamos ver!
Veja também:
Mbunas são bons ciclídeos para iniciantes?
Sim, Mbunas podem ser criados por iniciantes, mas há vários aspectos a serem lembrados aqui! Primeiro, os ciclídeos, em geral, não são considerados peixes amigáveis para iniciantes. A diferença é que os Mbunas são mais “gerenciáveis” nas circunstâncias certas. Fazendo uma pesquisa rápida, conhecendo um pouco as espécies, você pode criar um ambiente saudável e estável para eles prosperarem.
No entanto, quando se trata de Mbunas, é importante que você saiba com o que está lidando. Abaixo, listarei algumas das principais características desses peixes.
O que você precisa saber sobre os Mbunas?
Mbunas são habitantes de rochas
Os Mbunas costumam viver em costões rochosos no Lago Malawi e, portanto, você deve prover um ambiente repleto de rochas para que eles possam se esconder e criar seus próprios territórios. A configuração com muitas rochas mantém os ciclídeos seguros e faz com que diminua seus sinais de agressividade, permitindo que peixes mais fracos possam encontrar um refúgio.
A superpopulação de Mbunas é muitas vezes necessária
Apesar de muitas espécies de Mbunas serem calmas e pouco agressivas, ainda assim são ciclídeos. E os ciclídeos são bastante territoriais! Os machos, por exemplo, mostram uma predileção pela territorialidade, fazendo com que entrem em brigas frequentes pelos espaços do aquário. Além disso, eles também lutarão pelas fêmeas, comida, hierarquia e qualquer coisa que possam considerar dignas. Por isso, adicionar uma quantidade considerável de Mbunas no aquário ajuda a mantê-los mais calmos e pacíficos. O problema é que o excesso de peixe também pode criar problemas adicionais, que abordaremos abaixo.
Manutenção e limpeza rigorosa
Os ciclídeos são peixes extremamente sujões, então espere ter que lidar com muitos resíduos a longo prazo. O problema tende a crescer em aquários maiores e com uma grande quantidade de peixes. Além disso, os ciclídeos são sensíveis as más condições de água e parâmetros que flutuam com frequência, podendo ocasionar graves problemas de saúde.
O objetivo do aquarista é manter o aquário de Mbunas sempre com uma temperatura estável, amônia e nitrito zerados e realizar trocas parciais de 15% da água do aquário uma ou duas vezes na semana. Você também deve monitorar os parâmetros da água todos os dias, 7 dias por semana, para garantir que tudo permaneça na zona segura.
Veja também:
Cuide da dieta e horário de alimentação
Você nunca deve alimentar demais os ciclídeos. Ao contrário de outras espécies de peixes, eles têm sistemas digestivos notoriamente ruins. A superalimentação levará a problemas de saúde, incluindo a constipação, que pode ser fatal. Sem mencionar que alimentar demais os peixes também diminui a qualidade da água devido às partículas de comida não consumidas que se decompõem nela.
Em termos de dieta, os Mbunas são basicamente herbívoros, alimentando-se de Aufwuchs, um crescimento composto por algas, pequenos crustáceos e outros organismos minúsculos. Em cativeiro, eles exigem uma dieta um pouco mais diversificada com pequenas quantidades de proteína, focada mais em nutrientes à base de vegetais.
Eu não recomendaria ciclídeos para aquaristas iniciantes devido à sua intrincada rotina de manutenção e personalidades voláteis, mas os Mbunas são uma exceção à regra.
Top 5 melhores ciclídeos Mbuna para iniciantes
Apesar de suas necessidades de manutenção e perfil de cuidado serem bastante únicos, alguns ciclídeos Mbuna são mais tolerantes do que outros. Hoje, vamos listar os 5 melhores ciclídeos Mbuna para iniciantes. Aproveite!
1. Labidochromis Yellow
O Labidochromis Yellow possui vários nomes incluindo, por exemplo, Labido Amarelo, Lemon Drop Cichlid, Eletric Yellow, Yellow lab entre outros. O nome é bastante autoexplicativo quando se trata da aparência desse ciclídeo. Seu corpo possui um amarelo brilhante, com apenas uma grossa faixa preta ou azul escura atravessando sua barbatana dorsal. No entanto, as nadadeiras ventral e anal também podem adquirir cores mais escuras.
Este ciclídeo pode atingir até 8.1 centímetros de comprimento e é mais amigável do que a maioria das outras espécies. Ele é classificado como semi-agressivo, que é o grau mais baixo que os ciclídeos podem atingir. O aspecto mais interessante sobre esses peixes é que são muito fáceis de cuidar.
Tal como acontece com qualquer outro ciclídeo Mbuna, o Labidochromis Yellow prefere viver em grupos para se sentir mais confortável e seguro. O aquário deve ter no mínimo 200 litros para um pequeno grupo composto de um macho e algumas fêmeas.
Fatos interessantes sobre a espécie
- O Labidochromis Yellow é um animal carnívoro, mas onívoro em cativeiro. Ele exige uma dieta equilibrada e diversificada, misturando rações para peixes herbívoros e carnívoros;
- O macho exibe um padrão de manchas de ovos perto de sua barbatana anal, que ele tentará esfregar no rosto da fêmea depois que ela coloca seus ovos. A fêmea vai confundir essas manchas com seus próprios ovos e tentará pegá-los pela boca, estimulando o macho a liberar seu esperma no processo;
- A fêmea realiza incubação bucal, ou seja, ela cria os ovos em sua boca e, por isso, durante essa fase de 25 – 40 dias ela não se alimenta;
2. Pseudotropheus acei
O Acei de Cauda Amarela ou simplesmente Ciclídeo Acei, é talvez um dos mais lindos ciclídeos Mbuna que você pode encontrar. Seu corpo esbelto e azul brilhante, ladeado pelas barbatanas e cauda amarelas, é nada menos do que um colírio para os olhos. Ele será uma ótima adição para o seu aquário, ainda mais se o ambiente for bem projetado, com muitas rochas e luz moderada.
O Ciclídeo Acei pode atingir até 15 centímetros, o que o torna um espécime bastante grande em comparação com outros peixes mais comuns. Como é natural, isso significa que o Acei exige muito mais espaço, ainda mais se levarmos em consideração de que eles são bastante sociáveis. O aquário ideal para que o Acei possa se manter seguro e prosperar precisa ter no mínimo 260 litros.
A boa notícia é que o Acei é menos agressivo do que outros ciclídeos africanos e não é territorial. Eles vão se ater apenas a brigas ocasionais por comida e fêmeas.
Fatos interessantes sobre a espécie
- O Ciclídeo Acei é um animal herbívoro. Fornecer alimentos ricos em proteínas afetará seu sistema digestivo, portanto, limite a proteína animal sempre que julgar necessário;
- Na natureza, o Acei pode formar grupos de até 50 indivíduos ou mais, especialmente em espaços abertos. Contudo, ao viver perto de áreas rochosas, eles se apegam a grupos menores de até 10 membros;
- A espécie pode viver por até 10 anos;
Veja também:
3. Ciclídeo Lavanda
O Ciclídeo Lavanda, também conhecido como Rusty Cichlid, é um dos mbunas mais interessantes e coloridos, graças às suas mudanças de cor à medida que passa por diferentes fases de desenvolvimento. Machos e fêmeas mais jovens exibem um marrom enferrujado, enquanto os adultos exibem cor lavanda com barbatanas amarelas. Em suma, essa espécie é uma adição bastante interessante para o seu aquário de Mbunas.
Esses peixes são considerados muito amigáveis, embora o termo “amigável” não seja provavelmente a escolha de palavra ideal. Eles não são tão agressivos, para se dizer assim, a ponto de serem intimidados por espécies mais agressivas. Isso significa que o Ciclídeo Lavanda requer muitos esconderijos para se manter seguro na presença de outras espécies.
Fatos interessantes sobre a espécie
- A fêmea do Ciclídeo Lavanda pode colocar até 60 ovos durante a fase de reprodução. Ela os colocará em lotes e depois ficará com todos eles em sua boca até a eclosão;
- O ambiente desses peixes deve incluir rochas planas para que possam utilizar como local de desova;
4. Ciclídeo Perlmutt
O Ciclídeo Perlmutt é uma espécie pouco conhecida. Sua origem taxonômica é ainda um pouco confusa, não sendo possível defini-la em uma determinada categoria. Esses peixes possuem cores claras e uniformes, como azul e roxo, e os machos terão elas bem intensas durante a fase de acasalamento.
Quando se trata de parâmetros de água, por exemplo, o Perlmutt não exige muito. A temperatura ideal deve permanecer entre 24 e 28°C, de preferência no limite superior para instigar a desova. Mas, no geral, cuidar desses peixes é bastante fácil.
Este ciclídeo onívoro aceita uma variedade enorme de alimentos, desde que sejam nutritivos e adequados para a espécie.
Fatos interessantes sobre a espécie
- O Ciclídeo Perlmutt requer alimentos ricos em proteínas em quantidades maiores do que os outros ciclídeos. Eles podem precisar de mais proteínas em suas refeições, mas tome cuidado para não superalimentá-los, pois o excesso pode causar problemas digestivos;
- A fêmea deve produzir entre 10 e 15 filhotes, embora possa colocar um pouco mais;
- Mantenha esses peixes apenas com outros ciclídeos do Lago Malawi, pois outras espécies podem desencadear violência e comportamento territorial extremo;
Veja também:
5. Ciclídeo Afra
O Ciclídeo Afra é um outro Mbuna ideal para iniciantes. Esses peixes vêm em diversas cores, incluindo tons de azul, amarelo, prata e marrom, geralmente com padrões listrados. No entanto, a espécie é considerada um pouco mais agressiva do que o normal. O aquário ideal deve conter muitas rochas, pois eles adoram correr por entre cavernas e fendas para explorar todo o ambiente.
Aqui vai um conselho: Devido ao seu comportamento um tanto quanto agressivo, eu recomendo que você crie esses peixes em um aquário próprio para a espécie. Evite colocá-los em aquários comunitários!
Fatos interessantes sobre a espécie
- Os machos do Ciclídeo Afra Cobue estabelecem seus territórios perto das entradas de cavernas. Eles as utilizam como esconderijos e também para as fêmeas grávidas;
- Você pode até mesmo manter esses peixes em aquários plantados, desde que você adicione espécies de plantas resistentes;
- O Ciclídeo Afra Cobue prefere viver em haréns, onde um macho tem pelo menos 3 fêmeas à sua disposição. Contudo, isso pode levar os machos a se envolverem em lutas de dominação, com o vencedor ganhando acesso a mais fêmeas e um território maior;
Conclusão
Por mais que os Mbunas sejam considerados peixes ideais para aquaristas experientes, ainda assim há algumas espécies que podem ser criadas por iniciantes. O único problema nesse caso é encontrar espécimes à venda dependendo do local onde você mora.
Algumas espécies listadas nesse artigo são difíceis de encontrar, mas geralmente são fáceis de cuidar e criar. Seja qual for os espécimes escolhidos, lembre-se de anotar nossas dicas de cuidado sobre os Mbunas e você terá sucesso em sua criação.
1 comentário
Amigo, estou montando um aquário pequeno 40x40x40 cm mais sump separado.
Dos ciclideos africanos, qual seria o mais adequado na sua opinião?
48 996268099