Nesse artigo, separamos algumas lindas espécies de peixes diferentões para você colocar em aquário com até 40 litros.
Se você já está no aquarismo há algum tempo, é bem provável que tenha criado a maioria das espécies mais comuns vendidas em pet shops. Entretanto, criar alguns peixes mais complexos pode ser o próximo passo para o seu desenvolvimento no hobby.
Os peixes diferentões possuem a aparência incomum, podem ser mais difíceis de encontrar e também necessitam de cuidados específicos. Se você está pronto para o desafio, mas não possui espaço suficiente, dê uma olhada nessa lista que montamos com os 5 peixes mais diferentões para aquários com até 40 litros.
Top 5 peixes diferentões para aquários com até 40 litros
1. Ciclídeo Multi Barras
O Ciclídeo Multi Barras (Neolamprologus multifasciatus) é um dos menores ciclídeos africanos que você pode manter em um aquário com até 40 litros. Os adultos, por exemplo, não passam dos 4 cm de comprimento. Embora não sejam peixes muito coloridos, ainda assim possuem uma personalidade bastante interessante que ajuda a compensar a falta de cores.
Esses pequenos carinhas são conhecidos como “moradores de conchas” porque vivem, se reproduzem e criam seus filhotes em conchas vazias de caramujos. Além disso, o Ciclídeo Multi Barras passa boa parte do tempo reorganizando seu espaço, cavando buracos, movendo conchas de lugar e defendendo-o de possíveis invasores.
Veja também:
Por serem considerados animais territoriais, recomendamos que você não os misture com outras espécies em um aquário com até 40 litros.
Como são ciclídeos do Lago Tanganica, aumente o pH da água para 7.5 ou mais, se necessário, utilize coral triturado ou aragonita como substrato. A maioria dos aquaristas adoram criá-los, mas pode ser difícil reproduzi-los quando ainda são jovens, por isso, reúna um grupo de seis machos e fêmeas no aquário e a desova deve ocorrer sem maiores dificuldades.
Se você estiver procurando por algum peixe diferente do convencional, experimente esses moradores de conchas, você não irá se arrepender!
2. Peixe Cachimbo Africano
O Peixe Cachimbo Africano (Enneacampus ansorgii) é uma espécie que requer um conhecimento avançado do aquarista, pois necessita de uma dieta especializada. Como primos dos cavalos-marinhos, eles gostam de enganchar seus rabos nos objetos enquanto suas cabeças balançam para lá e pra cá.
Um aquário para essa espécie deve conter muitas plantas e decorações que possuam pontos de ancoragem. Além disso, a dificuldade principal está na dieta desses animais, pois eles possuem bocas muito pequenas e gostam de comer alimentos vivos que se movem, como artêmas e dáfnias.
Veja também:
Devido ao fato de comerem bem devagar, você deve evitar quaisquer outros peixes que possam superá-los na hora de comer, mas os caramujos podem ser úteis como membros da equipe de limpeza do aquário. Portanto, por conta do seu nível de dificuldade, eles não costumam ser tão comuns em lojas de aquarismo. Então, pergunte ao seu vendedor local se é possível importar algum exemplar da espécie para que você possa criá-lo.
3. Baiacu Anão
O Baiacu Anão (Carinotetraodon travancoricus) é um lindo peixe de água doce que pode atingir até 3 cm de comprimento, mas que às vezes pode ser difícil de cuidar devido à sua natureza semi-agressiva e preferências alimentares.
Os machos costumam lutar entre si por domínios e pelas fêmeas para procriarem. Alguns aquaristas recomendam que você mantenha um único exemplar da espécie no aquário, enquanto outros não vêm problema algum mantê-los em grupos.
Para um aquário com até 40 litros, o ideal é manter um único peixe macho e deixar que ele estabeleça seu território. No entanto, a maioria das pessoas não querem ver uma montagem vazia, então você pode tentar manter um macho com duas ou três fêmeas. Infelizmente, sexar esses peixes pode ser um processo bastante difícil.
Veja também:
Uma outra maneira de minimizar as lutas entre eles é fornecer um ambiente repleto de plantas, troncos, rochas ou decorações para que possam explorar e se esconderem. Em relação a alimentação, eles preferem alimentos vivos como pequenos caramujos, assim como também alimentos congelados como, por exemplo, bloodworms e artêmias.
4. Badis Escarlate
O Badis Escarlate (Dario dario) é um outro peixe bastante interessante para nossa lista de peixes diferentões para aquários com até 40 litros. Esses pequenos animais podem atingir só 2,5 cm e possuem listras vermelhas bem acentuadas em seus corpos. Assim como Baiacu Anão, este micro predador prefere se alimentar de alimentos congelados como dáfnias e artêmias, e os machos costumam ser bem territoriais uns com os outros.
As fêmeas possuem cores mais opacas e, portanto, são muito difíceis de serem vistas em pet shops; por isso, a melhor aposta é manter um único macho ou até quatro deles no aquário para que as agressões se espalhem entre todos.
Se você optar por manter um único peixe da espécie no aquário, fique ciente de que ele passa a maior parte do tempo na região do fundo, ou seja, você pode adicionar alguns companheiros de aquário que habitam outras regiões como, por exemplo, o killifish palhaço e caramujos.
Veja também:
Adicionando muitas plantas vivas ao ambiente desses peixes fará com que seu aquário de 40 litros se torne um lindo lar habitado por espécies bem diferentes.
5. Cobrinha Kuhli
Eu sempre tive vontade de criar cobras em casa, mas meus familiares nunca estiveram de acordo com isso. Então, qual foi a alternativa escolhida? Sim, ela mesmo! A famosa Cobrinha Kuhli (Pangio Kuhlii).
A Cobrinha Kuhli parece uma enguia em miniatura com listras verticais que se alternam o entre amarelo e o marrom escuro. Este pequeno carinha gosta de sair pra procurar comida à noite, mas você pode encorajá-lo a sair mais obtendo um cardume de pelo menos três da espécie.
Além disso, elas costumam se sentir mais seguras em ambientes com muitas plantas e quando estão na companhia de peixes pacíficos, como tetras, rasboras ou até mesmo camarões.
A cobrinha Kuhli é um animal bastante fácil de cuidar e não requer muitos cuidados por parte do aquaristas, ou seja, é uma opção bastante interessante tanto para amantes de peixes diferentões quanto para aqueles que procuram espécies para aquários de até 40 litros.