Nesse artigo, selecionamos algumas lindas plantas exigentes (high-tech) para aquaristas que possuem aquários com alta tecnologia.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Se você começou a se aventurar agora nos aquários plantados já deve ter ouvido falar dos termos “Low-tech” e “High-tech”, certo? Caso ainda não esteja familiarizado, iremos te ajudar a entendê-los de uma forma bem simples.
Um aquário considerado “High-tech” possui iluminação intensa, um sistema de CO2 completo pressurizado e grandes quantidades de uso de fertilizantes para as plantas. Em contrapartida, um aquário “Low-tech” possui configurações mais modestas, com uma luminária mais simples, sem uso de fertilização líquida ou um sistema de CO2 pressurizado. É basicamente isso!
Como o sistema “High-tech” é mais robusto, dificilmente vemos pessoas com esse tipo de montagem em casa, pois ele costuma ser bem caro. De qualquer forma, nesse artigo, iremos separar algumas lindas plantas exigentes (high-tech) para esses tipos de aquários. Portanto, se você já possui um sistema high-tech em casa, tá na hora de adicionar algumas plantinhas mais exigentes aí!
Top 5 plantas exigentes (High-tech) para aquários
1. Alternanthera reineckii
A Alternanthera reineckii é uma linda planta que se desenvolve muito bem mesmo em condições de luz moderada. Ela possui uma coloração vermelha intensa e deve ser plantada na região do meio ou fundo do aquário.
Você pode podar essa planta para deixá-la mais curta ou mais alta, isso vai depender de onde você a tenha plantado. Devido a sua coloração vermelha, ela irá se destacar entre as plantas verdes do seu aquário.
Veja também:
2. Hydrocotyle tripartita (mini)
O que torna a Hydrocotyle tripartita uma planta única são suas mini folhas que mais parecem trevos. Essa espécie é pequena e bem delicada, o que a torna perfeita para compor aquários high-tech.
Em aquários low-tech, elas podem crescer com caules longos e pra cima ou podem até mesmo rastejar pelo substrato. No entanto, quando se encontra em um ambiente com iluminação forte, fertilização líquida e um sistema de CO2 robusto, elas se tornam densas, espessas e não crescem muito, formando um lindo arbusto cheio de pequenos trevos.
3. Hemianthus Cuba (Hemianthus callitrichoides)
Embora não seja impossível, pode ser um pouco difícil conseguir um carpete espesso da famosa Hemianthus Cuba em um aquário sem luz forte ou CO2 pressurizado.
Por outro lado, aqueles que não querem esperar muito para ter um carpete formado, podem optar por adicionar essa planta em um aquário high-tech, onde irá crescer a um ritmo muito, mas muito rápido. A Hemianthus Cuba é uma plantinha de folhas bem pequenas e finas, e é realmente agradável vê-la crescer e preencher todos os cantinhos do aquário, formando um lindo carpete.
Veja também:
Que tal adquirir alguns fertilizantes para as suas plantas? Separei os melhores do mercado! Para comprá-los, basta clicar nos links abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Fertilizante MacroPlus NPK Mbreda | Fertilizante à base de macronutrientes NPK para aquários plantados. Fornece quantidade ideal de macros: Nitrogênio, Fósforo, Potássio e micronutrientes para as plantas. Embalagem: 120ml |
Comprar na Amazon | |
Fertilizante MicroNutri Mbreda | Contém os micros nutrientes, Magnésio, Manganês, Cobre, Enxofre, Molibdênio, Boro, Zinco e Ferro em partes proporcionais para as plantas de aquários. Embalagem: 120ml |
Comprar na Amazon | |
Fertilizante Ferro Mbreda | O Ferro é um ativador enzimático, importante na síntese da clorofila e dos citocrômos, assim como também a fotossíntese e fixação do nitrogênio das plantas. Embalagem: 120ml |
Comprar na Amazon |
4. Monte Carlo (Micranthemum tweediei)
A planta Monte Carlo é uma excelente alternativa para aqueles que não tiveram muita sorte com a Hemianthus Cuba. Esta planta não requer tantos cuidados e cresce a um ritmo um pouco mais rápido, mesmo em um ambiente low-tech. No entanto, se você der para essas plantas uma luz moderada e muitos nutrientes, elas podem praticamente decolar e formar um lindo “rio” de folhas verdes em cascata ao longo do substrato do seu aquário.
5. Ammannia gracilis
A Ammannia gracilis é uma linda planta encontrada em pântanos, riachos e margens de rios na África Ocidental. Na natureza, elas crescem em brotos grossos em solos arenosos com poucos nutrientes.
As cores dessa espécie variam do verde pálido ao vermelho, já que essa variação de cor dependerá da intensidade da luz e dos nutrientes disponíveis no aquário.
Em um aquário high-tech, por exemplo, que possua iluminação intensa, uso de fertilizantes líquidos e CO2 pressurizado, elas irão atingir seu potencial máximo e exibirão um vermelho intenso a uma cor quase marrom-rosada em toda a planta.