Nesse artigo, selecionamos 5 lindas plantas para você colocar na parte da frente do seu aquário. Conheça as características de cada uma delas!
Quando você é ainda um iniciante nos aquários plantados, é bastante comum sair comprando qualquer tipo de planta e ir colocando na região que você acha que é a mais correta para ela. No entanto, quando você começa a aprender um pouco mais sobre as características de cada uma das suas plantas, percebe que elas se dão melhor em determinadas regiões do aquário.
Há plantas que são perfeitas para o fundo do aquário, outras que funcionam mais como uma transição entre a frente e o fundo e há aquelas que ficam muito mais bonitas na parte da frente do aquário.
Então, para ajudá-lo a começar a entender um pouco mais sobre isso, selecionamos as 5 melhores plantas para você colocar na parte da frente do seu aquário. Aproveite!
Compre agora mesmo os principais fertilizantes líquidos para nutrir as plantas do seu aquário. Para adquiri-los, basta clicar nos links abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Fertilizante MacroPlus NPK Mbreda | Fertilizante à base de macronutrientes NPK para aquários plantados. Fornece quantidade ideal de macros: Nitrogênio, Fósforo, Potássio e micronutrientes para as plantas. Embalagem: 120ml |
Comprar na Amazon | |
Fertilizante MicroNutri Mbreda | Contém os micros nutrientes, Magnésio, Manganês, Cobre, Enxofre, Molibdênio, Boro, Zinco e Ferro em partes proporcionais para as plantas de aquários. Embalagem: 120ml |
Comprar na Amazon | |
Fertilizante Ferro Mbreda | O Ferro é um ativador enzimático, importante na síntese da clorofila e dos citocrômos, assim como também a fotossíntese e fixação do nitrogênio das plantas. Embalagem: 120ml |
Comprar na Amazon |
Top 5 plantas para colocar na parte da frente do aquário
1. Cryptocoryne wendtii
A Cryptocoryne Wendtii é uma excelente planta para compor a parte da frente do seu aquário, pois ela cresce bem devagar e não requer poda constante. Além disso, essa planta não costuma ficar muito alta e se dá bem em aquários que não possuem iluminação forte, por exemplo.
Mas, como nem tudo é um mar de rosas, a Cryptocoryne necessita de fertilização líquida e um substrato fértil para que possa crescer saudável e sem maiores problemas. Depois que elas se estabelecem no aquário, começam a desenvolver pequenas mudas nas laterais do substrato para se expandirem.
Veja também:
2. Utricularia graminifolia
Se você está procurando plantas para colocar na parte da frente do seu aquário, pode optar pela Utricularia graminifolia. Essa linda plantinha originária da Ásia foi introduzida em aquários de água doce apenas em 2005.
Ela é composta por milhares de folhas minúsculas, conectadas entre si por um corredor que percorre todo o substrato. Além disso, suas folhas podem atingir apenas 1 cm de comprimento e 1-2mm de largura.
Caso o seu aquário possua um excelente sistema de CO2, fertilização líquida constante e uma luminária potente, essa planta irá criar um lindo carpete rapidamente.
3. Sagitária (Sagittaria subulata)
A Sagitária não é uma planta exigente e irá ficar muito linda se for colocada na região da frente ou do meio do aquário. Ela é muito fácil de cuidar e se desenvolve bem na maioria dos ambientes, no entanto, costumam ficar bem altas quando estão em condições de boa iluminação e suplementação.
Lembre-se que essa planta pode atingir até 30 centímetros de altura e não gosta de ser perturbada, ou seja, movida de lugar o tempo todo. O máximo que você pode fazer é podá-la para que fique com um aspecto de gramado mais compacto.
Se quiser que elas cresçam rápido e muito mais saudáveis, forneça uma boa suplementação com ferro.
Veja também:
4. Hemianthus Cuba (Hemianthus callitrichoides)
Caso você queira montar um verdadeiro carpete denso de crescimento lento, eu recomendo que você utilize a famosa Hemianthus Cuba. Essa linda planta é usada pela maioria dos aquaristas que querem montar aquários com carpetes, pois ela é uma das plantas que possui as menores folhas encontradas no hobby.
No entanto, assim como algumas outras plantas dessa lista, elas são bem exigentes e requerem fertilização líquida, utilização de um sistema de CO2, substrato fértil e iluminação intensa.
Se você já possui a experiência necessária para criação de plantas mais exigentes, recomendo que você monte seu carpete com essa linda espécie!
5. Hydrocotyle tripartita (Mini)
A Hydrocotyle tripartita é uma planta famosa por crescer bem rápido quando há injeção de CO2 e substrato fértil no aquário.
Essa espécie se caracteriza por ser muito compacta, já que apresenta folhas pequenas e bem esverdeadas. Quando estão sob luz intensa e uso de CO2, irão crescer bem rápido e tomarão todos os cantos do aquário, se tornando uma planta invasiva.
Sob baixa luminosidade, elas crescem verticalmente, ou seja, não conseguem formar carpetes no aquário.
No geral, é uma planta bastante diferente e que vai trazer um tipo de beleza única ao ambiente onde seus peixinhos vivem.