Nesse artigo, montamos um guia com as 50 melhores espécies de peixes de água doce para você adicionar no seu aquário. Aproveite!
Então você está procurando entrar no aquarismo através dos aquários de água doce…
Primeiramente parabéns! O aquarismo é um hobby fascinante e muito recompensador. Eu crio peixes há muitos anos e ainda aprendo coisas novas todos os dias.
Em segundo lugar, posso te dizer que você está no caminho certo. Muitas pessoas entram em pet shops sem conhecimento prévio e compram peixes que não estão preparadas para manter – apenas para que eles morram dias depois.
Neste guia, irei te mostrar algumas das melhores espécies de peixes de água doce para aquário disponíveis tanto para aquaristas iniciantes quanto avançados. Aproveite para conhecer cada uma delas e suas principais características e necessidades.
Consulte os links rápidos abaixo para pesquisar pelos peixes de forma mais rápida, se preferir!
Top 50 espécies de peixes de água doce para aquário
Abaixo, tentarei separar as espécies por níveis de dificuldade. Então, isso deve te ajudar na busca pelo peixe ideal.
1. Espécies de peixes de água doce para aquário (Nível Iniciante)
1.1 Coridoras
- Nível de Cuidado: Fácil / Moderado;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 4 ou 5 indivíduos;
Se você já leu alguns dos outros artigos desse blog, deve ter percebido que as coridoras são perfeitas tanto para aquaristas iniciantes quanto experientes.
Esses pequenos peixinhos vivem no fundo do aquário e preferem estar na companhia de outros de sua espécie. Além disso, as coridoras sobrevivem em uma ampla gama de condições de água, e se dão bem com quase todas as espécies.
Como as coridoras são peixes de cardume, devem ser mantidas em grupos de pelo menos 4 ou 5 indivíduos. Elas também não são comedoras exigentes e devem se dar bem com uma boa mistura de rações para peixes de fundo e alimentos liofilizados.
Por conta de sua natureza dócil, eu recomendo que você mantenha as coridoras com outras espécies pacíficas, como tetras, molinésias, cascudos e danios.
Você pode conferir uma lista com as 8 melhores espécies de coridoras para criar em um aquário, clicando aqui!
1.2 Guppy
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para 1 macho e 3 fêmeas;
Os Guppies são uns dos peixes mais populares no mundo do aquarismo – e por bons motivos! Sua natureza resistente, coloração vibrante e facilidade de cuidados os tornam uma ótima escolha, mesmo para iniciantes no hobby.
Por conta de seu pequeno tamanho, os guppies se dão muito bem até mesmo em aquários pequenos – 40 litros é mais do que o suficiente para criá-los. Dito isto, eles também são conhecidos por se reproduzirem com extrema facilidade. Portanto, 1 macho e 3 fêmeas pode se tornar 40 peixes em pouco tempo.
Em termos de cuidados, os guppies são muito fáceis de cuidar. Contanto que o aquário esteja configurado corretamente e você os alimente com rações de alta qualidade, criar um cardume saudável de guppies não vai ser nenhum problema.
Que tal adquirir algumas rações para os seus peixes? Selecionei algumas das melhores do mercado para você adquirir agora mesmo. Clique nos links abaixo:
Última atualização em 2024-11-03 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
1.3 Molinésia
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 72 litros para 1 macho e 3 fêmeas;
Assim como os Guppies, as Molinésias são vivíparos resistentes e fáceis de cuidar, além de se reproduzirem com muita facilidade. No entanto, elas costumam ficar um pouco maiores do que os guppies e necessitam de um pouco mais de espaço.
As Molinésias são peixes onívoros, então elas irão comer praticamente qualquer coisa que você colocar dentro do aquário. Portanto, uma ração em flocos e alimentos vivos ou congelados são as melhores opções para esses peixes. Elas também estão disponíveis em diversas cores, então você deve encontrar aquela cor que mais se encaixa bem com o seu aquário.
1.4 Plati
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 60 litros para 1 macho e três fêmeas;
Um dos peixes mais resistentes do aquarismo, o Plati possui uma enorme variedade de cores e estilos. A espécie prefere águas mais duras, portanto, embora seja resistente, você poderá ter problemas em mantê-lo em água mole.
Assim como a Molinésia, o Plati é um peixe muito fácil de reproduzir e um dos melhores para se iniciar no hobby, tanto em termos de criação quanto em relação aos cuidados. Os filhotes, por exemplo, nascem como miniaturas dos pais, mas devem ter um local apropriado para se esconderem, já que os adultos podem comê-los com facilidade.
1.5 Peixe Espada
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 72 litros para 1 macho e 3 fêmeas;
Muitas vezes agrupados com Guppies e Molinésias, o Peixe Espada é o último vivíparo da lista – mas com um toque único. Os machos da espécie são equipados com uma “espada” interessante saindo de suas caudas, dando-lhe seu nome. Essa característica única o torna um grande atrativo em qualquer aquário comunitário.
Assim como os guppies e as molinésias, o Peixe Espada é fácil de criar e prospera em uma grande variedade de ambientes. Se for mantido em grupos, ele se reproduzirá muito rapidamente.
1.6 Cobrinha Kuhli
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 72 litros para 1 único peixe;
Se você está em busca de um peixe diferente, a Cobrinha Kuhli pode ser a espécie de água doce ideal. Embora ela se assemelhe as enguias, na verdade ela não faz parte da família delas.
A Cobrinha Kuhli costuma ser mais ativa durante à noite, então não espere vê-la muito durante o dia. No entanto, ela pode se tornar um pouco mais ativa durante o dia se estiver na companhia de pelo menos 3 ou 4 outros indivíduos de sua espécie.
Uma outra razão pela qual as Cobrinhas Kuhli são perfeitas para aquaristas iniciantes é porque elas permanecem pequenas, podendo atingir até no máximo 12 centímetros de comprimento.
1.7 Peixe Betta
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 20 litros para 1 único peixe;
Mesmo que você nunca tenha tido um aquário antes, é bem provável que já tenha ouvido falar do peixe Betta. Considerado uma das melhores espécies de peixes de água doce para aquário, esses peixes populares são famosos por sua coloração vibrante, versatilidade e personalidade briguenta.
Apesar da crença comum de que o peixe betta pode viver em uma beteira, você nunca deve colocá-lo nesse tipo de ambiente. As beteiras não são apenas cruéis, mas também podem reduzir significativamente sua vida útil.
Alimentar o peixe betta é uma tarefa muito fácil, pois há muitas rações disponíveis para esse carinha. Além disso ele também aceita alimentos vivos, liofilizados e até mesmo alguns vegetais.
Veja também:
1.8 Paulistinha
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 6 peixes;
O Paulistinha é uma das espécies de peixes de água doce para aquário mais recomendadas para iniciantes no hobby. Esse peixe é muito valorizado por suas cores incríveis e por ser muito ativo e fácil de cuidar.
Manter um grupo de 6 ou mais peixes no aquário fornecerá todo o entretenimento que eles precisam. No entanto, por serem peixes rápidos e animados, você precisará de um aquário com no mínimo 40 litros para que possam se manter saudáveis e seguros.
1.9 Gourami Pigmeu
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um único peixe;
Uma espécie bastante colorida e resistente, o Gourami Pigmeu é um excelente peixe para quem está em busca de sua primeira espécie para criar. Além de ser fácil de cuidar e extremamente adaptável, o G. Pigmeu é uma excelente “peça central” para qualquer ambiente devido às suas cores chamativas e personalidade única.
Você pode manter o Gourami Pigmeu em um aquário com cerca de 20 litros. Ele possui uma natureza muito pacífico, mas pode se tornar territorial se colocado em ambientes com outros peixes. Tome cuidado!
1.10 Peixinho Dourado / Kinguio
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 120 litros para um único peixe;
Assim como o peixe betta, o kinguio está entre as principais espécies de peixes de água doce para aquário. Para a grande surpresa dos aquaristas iniciantes, esse peixe possui uma tonelada de variedades e também cores diferentes (muitas das quais são muito fáceis de cuidar).
Por mais que esse peixe precise de um aquário com bom tamanho para viver, o Kinguio é fácil de cuidar e se dá bem com uma ampla variedade de condições, tornando-o um peixe perfeito para quem está iniciando no hobby. Além disso, o kinguio também se dá bem com uma dieta simples de rações em flocos, portanto, não há necessidade de uma alimentação especial para esse peixe.
1.11 Acará do Congo
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Agressivo;
- Tamanho do aquário: 200 litros para um casal de peixes adultos;
Na minha opinião, o Acará do Congo é um dos melhores ciclídeos para iniciantes no aquarismo. Se você têm algum interesse em reproduzir peixes no seu aquário, essa espécie é definitivamente a que você deve buscar. Contanto que seu aquário seja estável e você tenha um casal, é bem provável que ele se reproduza sem maiores problemas.
Esteja avisado, porém – como ele é uma espécie de ciclídeo, o Acará do Congo nem sempre é amistoso com seus companheiros de aquário (principalmente quando estão desovando ou cuidando dos filhotes). Portanto, se você decidir criar esses peixes, evite colocar quaisquer outras espécies junto deles.
1.12 Ciclídeos Africanos
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um único peixe;
O termo “Ciclídeo Africano“ inclui uma tonelada de diferentes espécies de ciclídeos (mais de 1.200) – sendo algumas das mais populares o Labidochromis Yellow (Labido Amarelo), Pavão Flavescente e o Lamprologus Zebra.
No geral, os ciclídeos africanos são algumas das melhores espécies de peixes de água doce para se ter em um aquário, pois eles são muito coloridos, resistentes e prolíficos. No entanto, assim como acontece com a maioria dos ciclídeos, eles também podem ser agressivos e, por isso, você deve tomar muito cuidado na hora de escolher seus companheiros de aquário.
Clicando aqui, você confere uma lista com os 7 ciclídeos mais coloridos para se criar em aquários!
1.13 Camarão Red Cherry
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um grupo;
O Camarão Red Cherry não é tecnicamente um peixe, mas é interessante mesmo assim! Pequeno, colorido e fácil de cuidar, esse pequeno camarão é muito popular e ideal para iniciantes.
Enquanto a maioria dos camarões são especialmente sensíveis às condições de água, o Red Cherry foi criado para ser um animal resistente. Além disso, ele pode ser mantido em ambientes pequenos, embora deva viver apenas com outros de sua espécie, pois pode ser comidos facilmente por peixes maiores.
1.14 Barbo Cereja
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um grupo de 6 peixes;
Se você está em busca de um peixe colorido e fácil de cuidar, o Barbo Cereja pode ser a escolha ideal. Esse peixe não é apenas atraente e enérgico, mas também muito fácil de cuidar.
Embora seja considerado um peixe pacífico, o Barbo Cereja pode se tornar um pouco agressivo quando mantido com outras espécies agressivas. Mas no geral, ele é um ótimo animal para quem está em busca de um peixe para começar a criar e que necessita de vivacidade dentro do aquário.
1.15 Barbo Sumatra
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 60 litros para um grupo de 6 peixes;
O Barbo Sumatra é um peixe bastante enérgico e famoso por seu padrão listrado de laranja e preto. Na minha opinião, ele é um dos melhores espécies de peixes de água doce para se manter em um aquário, pois nunca para de se mover. Só tome um pouco de cuidado ao colocá-lo com peixes que possuem barbatanas longas, já que ele adora mordiscá-las.
Como uma espécie onívora, o Barbo Sumatra deve ser alimentado com uma mistura de rações em flocos e alimentos vivos (artêmias ou bloodworms). Além disso, ele irá adorar viver em aquários densamente plantados.
1.16 Gourami Pérola
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 130 litros para alguns peixes da espécie;
O Gourami Pérola é um peixe que funciona maravilhosamente bem em aquários comunitários, desde que não haja outras espécies semelhantes.
Assim como os bettas, o G. Pérola possui um órgão chamado labirinto, que lhe permite respirar o ar da superfície. Então, certifique-se de que o aquário possua áreas abertas no topo para que ele possa pegar ar sempre que quiser, ou então ele pode começar a sufocar.
Além disso, esse peixe é bastante fácil de alimentar, não é nada exigente em relação aos parâmetros de água e não requer tanta manutenção do que muitas outras espécies de água doce.
O Gourami Pérola possui uma aparência linda e única, e ficará ótimo em praticamente qualquer aquário que você o colocar.
1.17 Killifish
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um casal;
Embora existam centenas de espécies de killifish, aqui abordaremos alguns aspectos comuns entre todas elas. A maioria das espécies que você pode encontrar à venda se enquadram nessa categoria e cuidados gerais, pois as sensíveis normalmente são vendidas apenas online.
O Killifish é considerado um peixe resistente e, embora seja propenso a pular do aquário vez o outra, ainda assim é ideal para iniciantes.
No geral, as espécies de killifish são muito coloridas, como o Blue Lyretail, mas há inúmeras outras com cores até mais chamativas do que esse mencionado.
Ao contrário dos outros peixes dessa lista, o Killifish se dá bem apenas em um aquário próprio para a espécie. Ele é considerado um peixe arisco e um pouco difícil de alimentar, então um aquário comunitário pode não ser a melhor casa para ele.
1.18 Peixe Arco-íris Boesemani
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 100 litros para um grupo de 6 peixes;
O Arco-íris Boesemani é um peixe considerado muito colorido e ao mesmo tempo ideal para aquários comunitários grandes.
Esses incríveis peixes de cardume são muito ativos, o que pode fazer com que os outros peixes do aquário se sintam mais seguros em sua presença. Além disso, a espécie é considerada fácil de cuidar e muito resistente.
O Arco-íris Boesemani adora viver em aquários densamente plantados.
1.19 Acará Bandeira
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um casal;
O Acará Bandeira é muitas vezes deixado de lado, por absolutamente nenhuma boa razão. Muitas pessoas ficam surpresas ao descobrir que esses animais maravilhosos possuem um grande variedade de cores.
Um aspecto que chama bastante a atenção do Acará Bandeira é que ele se assemelha bastante ao peixe Betta em relação aos seus níveis de agressividade. Por ser um ciclídeo, ele possui um temperamento um tanto quanto difícil de lidar.
Contanto que você pesquise as principais maneiras de lidar com a agressividade dos peixes, você estará pronto para criá-lo.
Ciclídeos, apesar de sua natureza potencialmente agressiva, normalmente são ótimos peixes para iniciantes. Eles são resistentes, fortes, imponentes e vivem por muitos anos.
1.20 Ciclídeo Boca de Fogo
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 100 litros para um casal;
O Ciclídeo Boca de Fogo é um peixe realmente impressionante e resistente, perfeito para iniciantes. Ele é uma espécie muito chamativa e com cores iridescentes, trazendo muita beleza para o aquário.
Além disso, a espécie prospera em uma variedade de condições de água e, portanto, nada precisa ser feito para fornecer um ambiente especial.
Assim como outros ciclídeos, ele pode se tornar um pouco agressivo, especialmente quando está na época de reprodução. Desde que você escolha companheiros de aquário certos para o Ciclídeo Boca de Fogo, as agressões não durarão muito tempo.
1.21 Mandi Anão
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 250 litros para um grupo de 6 peixes;
O Mandi Anão é mais uma das inúmeras espécies de peixes de água doce para aquário ideais para um iniciante. Ele possui corpo todo cinza com manchas pretas, além de seus famosos barbilhões.
Essa espécie de peixe irá formar lindos cardumes, mas você precisará de um aquário grande para mantê-los todos juntos. Além disso, eles são considerados peixes pacíficos e ideais para aquários comunitários, desde que haja decorações suficientes para todos se esconderem.
Por mais que seja um bagre, o Mandi Anão não passa o tempo todo no fundo do aquário. Ele pode nadar também na região intermediária com frequência.
1.22 Peixe Gato Invertido
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para 3 ou 4 peixes;
Ter um peixe de cabeça pra baixo no aquário é um péssimo sinal, certo? Fique tranquilo, o Peixe Gato Invertido nada quase exclusivamente nessa posição. Ele normalmente também descansa de cabeça pra baixo em decorações e vive a maior parte de sua vida desse jeito.
A espécie possui olhos e barbilhões muito grandes, além de barbatanas com um formato bem diferente. O Peixe Gato Invertido apresenta um padrão amarelado, com vários tons castanhos e marrons, semelhantes a um lagarto. Ele costuma se sair bem em grupos de 3 ou 4 indivíduos e é um ótimo habitante pacífico para aquários comunitários.
1.23 Rasbora Galaxy
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um grupo de 6 peixes;
O Rasbora Galaxy é um peixe de cardume bastante pequeno. A espécie prefere ambientes plantados, pois pode ser um pouco arisca, e as plantas proporcionam esconderijos naturais, além de destacar sua coloração.
O corpo do Rasbora Galaxy é de cor cinza com manchas brancas e barbatanas laranja e vermelhas. Assim como outros peixes de cardume, ele precisa estar na companhia de outros 6 indivíduos para se sentir confortável.
A alimentação e manutenção geral não é uma tarefa árdua para esses pequenos, e eles não são nada exigentes em relação aos cuidados.
1.24 Tacnitis
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um grupo de 6 peixes;
O Tanictis é um peixinho muito adorável e chamativo. Embora seja uma espécie recente no hobby, se tornou muito popular em pouco tempo devido a sua natureza animada e pacífica, juntamente com seu corpo branco e barbatanas avermelhadas.
Em termos de resistência, o Tanictis é talvez um dos peixes mais resistentes e uma das melhores espécies de peixes para se manter em um aquário de água doce. Ele pode se adaptar em diferentes parâmetros de água, comida, grupo (embora precise ser pelo menos seis), companheiros de aquário e etc.
O Tacnitis não é nada exigente e é ótimo para um iniciante no aquarismo!
1.25 Barbo Ouro
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um grupo de 5 peixes;
O Barbo Ouro é um peixe de cardume razoavelmente grande e vistoso, apresentando um corpo dourado com manchas pretas e barbatanas vermelhas brilhantes. Um aquário plantado é a melhor casa possível para esse peixe, pois acaba destacando ainda mais suas lindas cores.
No geral, o Barbo Ouro não é um peixe agressivo, mas caso não esteja em um grupo, poderá atacar outras espécies no aquário. Felizmente, para resolver isso basta adicionar apenas um grupo com 5 peixes e ele viverá feliz.
1.26 Barbo Rosado
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um grupo de 4 peixes;
Por mais que o Barbo Rosado possa ser considerado um peixe grande, ainda assim ele não costuma ser muito agitado ou agressivo com seus companheiros de aquário.
A espécie possui esse nome devido a sua coloração avermelhada e escamas iridescentes, que refletem uma cor rosa suave.
Manter um grupo desses peixes é a chave para o sucesso, pois eles tendem a morder as barbatanas de seus companheiros de aquário caso fiquem sozinhos.
No geral, o Barbo Rosado é um peixe muito resistente, além de não ser nada exigente em relação a alimentação. Além disso, ele também se dá bem em aquários comunitários que possuam peixes pacíficos.
1.27 Apisto Cacatua
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 76 litros para um casal;
O Apisto Cacatua é um ciclídeo muito inteligente e possui cores extremamente chamativas. A espécie é frequentemente utilizada como peça central em aquários comunitários devido às suas belas cores.
Enquanto seu corpo possui cor bronzeado / cinza com uma faixa preta horizontal, suas barbatanas são pretas, salpicadas de laranja, vermelho e amarelo.
O Apisto Cacatua gosta de aquários bem decorados e que contenham muitas cavernas e esconderijos.
Em relação aos cuidados, esses peixes não são muito exigentes em nenhum outro aspecto e funcionam muito bem tanto em ambientes comunitários quanto apenas para sua espécie.
1.28 Jack Dempsey
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Agressivo;
- Tamanho do aquário: 200 litros para um único peixe;
O Jack Dempsey é considerado um ciclídeo muito agressivo, mas ainda assim pode ser mantido com sucesso por um iniciante. A espécie é extremamente bonita, com seu corpo escuro salpicado de escamas brilhantes, mudando a cada movimento que faz.
O aquarista deve ter em mente de que peixes agressivos exigem mais cuidados e manutenção do que espécies pacíficas, portanto, um Jack Dempsey exigirá muito mais cuidado do que os outros peixes dessa lista.
Além disso, esses peixes precisam de aquários grandes, alimentos mais caros e filtragem poderosa.
1.29 Barbo Odessa
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 100 litros para um grupo de 6 peixes;
O Barbo Odessa é um peixe de corpo prateado com uma listra vermelha horizontal que vai da cabeça à cauda. Suas escamas aparecem perfeitamente delineadas em preto, e seu brilho faz com que algumas delas pareçam até brancas.
Um cardume desses peixes parece fantástico, e não há barbos ou tetras semelhantes que possam substituí-los. O Barbo Odessa é um peixe muito pacífico e resistente, mas gosta de viver em aquários densamente plantados.
Essa espécie raramente têm problemas com seus companheiros de aquário, a menos que sejam colocados com peixes muito agressivos.
No geral, o Barbo Odessa é um peixe muito resistente e sobreviverá aos erros que um iniciante possa cometer assim que configura seu primeiro aquário.
1.30 Tetra Diamante
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 60 litros para um grupo de 5 peixes;
O Tetra Diamante é um peixe extremamente bonito, de coloração prata e escamas muito brilhantes. A espécie possui uma leve coloração avermelhada ao redor dos olhos, além disso, seus corpo se assemelha a pedras preciosas.
Este peixe prospera em águas moles, embora possa tolerar ambientes diferentes. Contanto que seus parâmetros de água estejam no intervalo tolerado, você conseguirá mantê-lo sem muitas dificuldades em seu aquário.
O Tetra Diamante é um peixe de cardume pacífico e pode interagir tranquilamente com a maioria dos outros peixes. Fora isso, ele é fácil de alimentar, não costuma comer muito e nem impedir que seus companheiros comam.
1.31 Tetra Cardinal
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 60 litros para um grupo de 6 peixes;
O Tetra Cardinal é uma alternativa ao Tetra Neon. Em algumas regiões, o Neon têm se tornado muito mais fraco – seja por conta da genética ou cuidados inadequados, eles não são tão saudáveis quanto antes.
Por outro lado, o Tetra Cardinal é um peixe mais recente no hobby, mas é muito parecido em cores. A espécie possui corpo todo prateado com uma faixa horizontal grossa azulada no meio dele e uma faixa vermelha que ocupa sua metade inferior.
Os tons de vermelho e azul são quase idênticos aos do Tetra Neon, e as principais diferenças entre esses dois peixes é que o Tetra Cardinal fica um pouco maior e a faixa vermelha só vai até a metade de seu corpo.
1.32 Tetra Negro
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 80 litros para um grupo de 8 peixes;
O Tetra Negro é um peixe fácil de cuidar e pouco exigente em relação aos cuidados. A espécie não costuma exigir muito quando se trata de comida ou decorações no aquário.
Por serem peixes que preferem viver em grupos, você precisará manter no mínimo 8 exemplares no aquário para que possam se sentir felizes e saudáveis.
1.33 Tetra Enfermeirinha
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 60 litros para um grupo de 6 peixes;
O Tetra Enfermeirinha é um peixe pacífico e deve ser mantido em grupos de no mínimo 6 exemplares. Sua coloração única e impressionante, faz com que ele seja uma excelente escolha para aquários comunitários.
Além disso, a espécie é resistente e não possui muitos requisitos de cuidados, e pode prosperar na maioria das condições, embora prefira águas mais moles. Por isso, entra na lista facilmente como uma das melhores espécies de peixes de água doce para se colocar em um aquário.
Contanto que você realize trocas parciais de água com frequência, ele passará seu tempo alegre com seus companheiros de aquário.
1.34 Tetra Olho de Fogo
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 60 litros para um grupo de 5 peixes;
O Tetra Olho de Fogo é um peixe com corpo prateado e um anel vermelho ao redor dos olhos, além de duas faixas verticais na cauda, uma branca e outra vermelha. Embora tenha uma aparência simples, uma vez que esteja em cardume, seus olhos vermelhos irão se destacar de uma maneira única!
Essa espécie de peixe prefere viver na companhia de outras espécies pacíficas, pois será incapaz de se defender de peixes agressivos. Além disso, ele gosta de aquários com muitas decorações, pois assim eles se sentem mais seguros e protegidos.
Semelhante aos outros peixes de cardume dessa lista, o Tetra Olho de Fogo pode viver tranquilamente em aquários comunitários.
No geral, eles são resistentes, pouco exigentes e pacíficos, o que significa que há poucas chances de você ter problemas ao criá-los.
1.35 Limpa Vidro
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 5 peixes;
O Limpa Vidro é conhecido por ser um dos maiores comedores de algas do mundo. A espécie é considerada muito pacífica e ideal para iniciantes, e pode ser colocada com diversos outros peixes em aquários comunitários.
Por ser um peixe pouco exigente, ele irá tolerar uma ampla gama de condições de água. Se você mantê-lo em boas condições, poderá ter um peixe com uma expectativa de vida que gira em torno de 6 anos.
O Limpa vidro passa a maior parte do tempo no fundo do aquário ou na superfície de decorações, plantas e vidros.
1.36 Peixe Paraíso
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Agressivo;
- Tamanho do aquário: 100 litros para 1 macho e 2 fêmeas;
Ao mesmo tempo que o Peixe Paraíso é extremamente colorido e interessante para se ter em um aquário, o aquarista precisa ficar atento aos seus níveis de agressividade. A espécie não costuma tolerar nenhum outro peixe em seu aquário, desde que sejam outras fêmeas.
Assim como os bettas, o Peixe Paraíso possui um órgão chamado Labirinto, que lhe permite respirar o ar da superfície. Portanto, é interessante que o aquário possua áreas abertas para que ele possa retirar o ar da atmosfera de vez em quando.
Alimentar o Peixe Paraíso não é uma tarefa muito difícil, já que ele irá aceitar prontamente rações em flocos, alimentos vivos e liofilizados.
1.37 Botia Yoyo
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 100 litros para um grupo de 5 peixes;
O Botia Yoyo é um peixe muito ativo, amigável e resistente para se criar em um aquário. Se você procura por espécies que habitam a região do fundo e que podem viver em aquários comunitários, esse carinha é ideal pra você!
Esse peixe possui corpo alongado, esguio e de cores azul prateado com pequenas faixas escuras e claras que muitas vezes se assemelham com as letras Y e O; o que lhes dá o nome “yoyo”.
O Botia Yoyo é uma espécie de cardume e gosta de viver na companhia de no mínimo outros 5 peixes. Além disso, seu aquário deve conter uma iluminação fraca e uma filtragem eficiente.
1.38 Tetra Foguinho
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 50 litros para um grupo de 10 peixes;
Se você está procurando por espécies de peixes de água doce para aquários que sirvam em pequenos espaços, o Tetra Foguinho pode ser a sua escolha!
Esses peixes não ultrapassam os 2 centímetros de comprimento, exibem uma coloração laranja / avermelhada que pode trazer muita beleza para o seu aquário.
No geral, o Tetra Foguinho é um peixe pacífico, ativo e bastante brincalhão. Além disso, por conta da facilidade de cuidados, é ideal para aquaristas iniciantes que estejam em busca de um primeiro peixinho para criar.
2. Nível Intermediário
Abaixo, confira os peixes com nível de cuidado considerado moderado por boa parte dos aquaristas:
2.1 Tetra Neon
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 8 peixes;
O Tetra Neon é um peixe pequeno e bastante ativo, conhecido por ter cores vibrantes e pelo seu comportamento de nadar sempre em cardumes. Se você deseja montar um aquário vivo e com aspecto bastante natural, esse carinha é a escolha perfeita.
De um modo geral, o Tetra Neon é considerado um peixe fácil de cuidar, mas necessita de excelentes condições de água para prosperar. Portanto, se você tiver um aquário com parâmetros que não oscilam, não terá problemas em criá-los.
2.2 Cascudo Comum
- Nível de Cuidado: Fácil / Moderado. Requer aquário grande para viver;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 400 litros para 1 único peixe;
O Cascudo Comum é um dos peixes de água doce para aquário mais populares no hobby. Apesar de ser um peixe considerado muito pacífico, ainda assim costuma ficar muito grande e precisa de espaço para se manter confortável.
A espécie é considerada fácil de cuidar, mas devido aos seus requisitos em relação ao tamanho do aquário, sistema de filtragem, eu os coloco na lista de peixes para aquaristas que já possuem um certo conhecimento no hobby.
O Cascudo Comum passará a maior parte do tempo vasculhando o substrato e vidros do aquário em busca de alimentos.
2.3 Oscar
- Nível de Cuidado: Fácil / Moderado. Requer aquário grande para viver;
- Comportamento: Agressivo;
- Tamanho do aquário: 100 litros para 1 único peixe;
Se você está em busca de um peixe Oscar, fique sabendo que ele é um grande compromisso que você vai assumir, pois sua vida útil e personalidade são bastante semelhantes ao de um cão.
O Oscar pode aprender, por exemplo, a reconhecer seu dono e normalmente responde de forma positiva, com alguns chegando a permitir que seus donos os acaricie.
Se você for capaz de fornecer o espaço e a alimentação necessária, esse peixe viverá por muitos anos em seu aquário.
2.4 Botia Palhaço
- Nível de Cuidado: Fácil / Moderado;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 280 litros para um grupo;
O Botia Palhaço é famoso por seu corpo amarelado e suas listras pretas, que causam um enorme impacto no aquário. Ele é um peixe agitado e precisa ser mantido em grupos, então não há como eles se misturarem ao fundo.
Muitas pessoas obtêm esses animais para controlar infestações de caramujos, mas você precisa ter certeza de que terá espaço para abrigá-los. O Botia Palhaço não sobreviverá em aquários pequenos. Pelo contrário, ele precisa de ambientes grandes e que contenham muitos esconderijos para que possa se esconder e se livrar do estresse.
Durante o dia, o Botia Palhaço costuma ser bastante ativo, ao contrário da maioria dos outros botias. Contanto que você consiga gerenciar o espaço do aquário, não terá dificuldades em cuidar desse peixe.
2.5 Rasbora Arlequim
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 10 peixes;
O Rasbora Arlequim é um peixe de cardume maravilhoso e relativamente resistente. Ele se encaixa bem em aquários comunitários e pode se adaptar em uma variedade de condições de água.
Além disso, a espécie é muito bonita, apresentando corpo avermelhado com uma grande costeleta de porco como marca preta em sua lateral.
Muitas pessoas encontram problemas para criar esses peixes. No entanto, eles não são ariscos e não apresentarão nenhum problema comportamental, desde que estejam em grandes grupos.
2.6 Peixe Borboleta
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 60 litros para um grupo de 6 peixes;
O Peixe Borboleta é uma espécie linda com formato bastante incomum, além de ter cores impressionantes. Esse peixe passa o tempo todo em pequenos grupos nadando logo abaixo da superfície da água.
Quando colocados com outros peixes pequenos, eles são maravilhosos habitantes de comunidade, e suas atividades muitas vezes incentiva outros peixes a saírem de seus esconderijos.
Contanto que você mantenha os níveis de Nitrato baixos e a água um pouco mole, você não terá problemas para criá-los. No entanto, lembre-se que o Peixe Borboleta adora saltar, por isso, capriche na tampa!
2.7 Ciclídeo Texas
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Comportamento: Agressivo;
- Tamanho do aquário: 180 litros para um único peixe;
O Ciclídeo Texas é o peixe mais agressivo de nossa lista; aplicam-se as mesmas regras sobre agressão listadas para o Jack Dempsey. Ambos os peixes devem ser colocados com companheiros de temperamento e tamanho semelhantes, para que o aquário tenha sucesso. No entanto, durante o período de reprodução, esse peixe tentará matar qualquer um que cruzar seu caminho.
Essa espécie é considerada muito territorial, por isso é importante fornecer vários esconderijos no aquário. Ele reivindicará um ou vários desses esconderijos como seu território e passará a maior parte do tempo ao redor dessas decorações. Enquanto seus companheiros de aquário não mexerem com seu território, tudo ficará bem.
2.8 Ciclídeo Midas
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 480 litros para um casal;
O Ciclídeo Midas é um peixe relativamente grande e fácil de cuidar, mas que precisa de grandes espaços para prosperar.
A espécie aprecia aquários com substratos de areia fina para que possa cavar e muitos esconderijos. No entanto, o aquarista também precisa se certificar de que haja áreas abertas para que o peixe possa nadar livremente.
Você pode manter o Ciclídeo Midas tanto sozinho quanto em pares, mas lembre-se que o aquário precisa ser muito grande para comportá-los.
2.9 Labeo Frenatus
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Comportamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 150 litros para um único peixe;
O Labeo Frenatus ou Tubarão Arco-íris é um peixe bastante comum, embora não seja tão fácil criá-lo devido aos seus requisitos de manutenção.
As decorações do aquário para esses peixes são obrigatórias, pois eles são semi-agressivos e territoriais, e precisam de espaços para reivindicar. Sem qualquer decoração, eles irão reivindicar todo o aquário, o que poderá causar problemas graves de agressão a qualquer peixe que esteja em seu alcance.
No geral, o Labeo Frenatus é um peixe muito ativo, resistente e têm uma personalidade bem interessante, além de sua bela coloração.
2.10 Bagre de Vidro
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 110 litros para um grupo de 6 peixes;
O Bagre de Vidro é um peixe incrivelmente único, com uma aparência bastante diferente. A espécie é toda transparente, embora possa assustar algumas pessoas, a maioria acha realmente fascinante.
Esses peixes se saem melhor em grupos com no mínimo 6 exemplares e adoram aquários plantados. Além disso, eles possuem uma natureza arisca e, sem uma quantidade adequada de esconderijos, ficarão constantemente estressados, especialmente em aquários comunitários.
O Bagre de Vidro é um peixe sensível a flutuações nos parâmetros de água, principalmente em relação a dureza e pH, portanto, certifique-se de aclimatar o peixe lentamente para evitar quaisquer choques.
2.11 Acará Severo
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 170 litros para um único peixe;
O Acará Severo é um peixe muito popular no mundo do aquarismo. Embora seja considerado ideal para todos os níveis de aquaristas, ainda assim é importante saber que ele costuma ficar grande e que suas necessidades mudam bastante à medida que ele cresce.
De um modo geral, esse peixe é fácil de cuidar para um aquarista que já possua uma certa experiência no hobby, pois ele necessita de grandes espaços para prosperar. Além disso, ele se sai bem tanto em ambientes de água doce quanto de água salobra.
3. Nível Avançado
Abaixo, confira os peixes com nível de cuidado considerado avançado por boa parte dos aquaristas:
3.1 Acará Disco
- Nível de Cuidado: Difícil;
- Comportamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 200 litros para um grupo de 5 peixes;
O Acará Disco é considerado por muitos como o “Rei dos aquários”, além deter a fama de ser um animal difícil de cuidar.
Se você decidir manter esses peixes em um aquário, certifique-se de realizar trocas parciais de água com frequência para manter os níveis de nitratos bem baixos. A dieta desses peixes é composta basicamente de proteínas e, por isso, eles produzem muitos resíduos.
Contanto que você forneça um aquário grande, alimentos apropriados e um grupo com no mínimo 6 peixes, você não terá dificuldades em mantê-los.
O Acará Disco é uma das melhores espécies de peixes de água doce para se manter em um aquário, embora tenha um certo grau de dificuldade em sua manutenção.
3.2 Ramirezi
- Nível de Cuidado: Moderado – Difícil;
- Comportamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um casal da espécie;
O Ramirezi é um ciclídeo pequeno e bastante interessante para se ter em um aquário. A espécie costuma viver bem em aquários pequenos e prefere viver em pares ou pequenos grupos.
Esses peixes são considerados exigentes em relação a alimentação, portanto, fornecer uma ração de alta qualidade juntamente com alimentos vivos e liofilizados, é a melhor maneira de mantê-los saudáveis e felizes.
Mesmo sendo um peixe pequeno, o Ramirezi possui uma personalidade bem interessante e não têm medo de se exibir para os outros peixes. Observá-lo interagindo uns com os outros e seus companheiros é intrigante e hilário.
Eu nunca conheci ninguém que tenha se arrependido de ter esse carinha no aquário, embora tenha que reconhecer que ele seja indicado apenas para aquaristas que já possuem uma boa experiência no hobby.
O que você achou da lista das melhores espécies de peixes de água doce para aquário? Adicionaria alguma outra espécie? Conte aqui nos comentários!
3 Comentários
Amei
olá
vcs fornecem para revendedor?
Olá, Néry! Tudo bem? Infelizmente não trabalhamos com venda!