Confira o nosso top 6 plantas de fundo para você colocar no seu aquário e dê um pouco mais de vida para o seu ambiente aquático!
Um dos jeitos mais fáceis de fazer com que o seu aquário não pareça uma caixa de vidro é cobri-lo com uma exuberante floresta de plantas altas no fundo.
Então para te ajudar, nós criamos esse artigo com as top 6 plantas de fundo para você adicionar no seu aquário! Aproveite!
Veja também:
Top 6 plantas de fundo para você colocar no seu aquário
1. Vallisneria (Vallisneria spiralis)
A Vallisneria é uma planta muito utilizada no aquarismo, pois elas formam grandes gramados altos no fundo do aquário, ondulando suavemente na correnteza.
Mesmo com luz baixa / média, elas se propagam por entre o substrato criando novos brotos para preencher quaisquer espaços vazios do aquário.
Como elas são uma das plantas mais altas dessa lista, são perfeitas para quebrar a linha de visão de outros peixes mais agressivos, por exemplo, ciclídeos africanos. Então, se você está procurando uma planta de fundo para cobrir seu aquário, a Vallisneria é perfeita para isso!
2. Hidrocotile (Hydrocotyle leucocephala)
A Hidrocotile, também conhecida como Brazilian Pennywort, é uma das plantas de aquário mais populares em todo o hobby. Isso não é nenhuma novidade, já que elas são baratas, crescem muito rápido e dão um tom único esverdeado ao aquário.
Essa linda planta possui caules finos e folhas em forma de nenúfar, ou seja, elas pertencem ao gênero de plantas da família das ninféias. Em alguns casos, elas podem ficar longas e emaranhadas, mas para corrigir esse problema, basta apenas podar alguns pedaços para que ela possa criar novos caules e ficar um pouco mais compacta.
De um modo geral, esses cortes podem ser replantados para que crie uma camada ainda mais espessa.
Veja também:
3. Samambaia d’água (Ceratopteris thalictroides)
Caso você esteja procurando uma planta realmente densa para aumentar a taxa de sobrevivência de alevinos, por exemplo, a Samambaia d’água é perfeita para isso!
Suas folhas verde-amareladas são perfeitas para os alevinos se esconderem enquanto evitam que os adultos famintos os alcancem. Como a maioria das plantas do gênero, elas possuem crescimento bastante rápido, isso quer dizer que elas também são perfeitas para oxigenar a água, absorvendo compostos tóxicos produzidos pelos peixes.
4. Amazonense (Echinodorus amazonicus)
Uma das plantas mais conhecidas do hobby é a famosa Amazonense. Enquanto algumas plantas de fundo, como a vallisneria, são altas e estreitas, a Amazonense possui folhas grandes e muito verdes, podendo se transformar em grandes arbustos no aquário.
Elas preferem se alimentar através de suas raízes ao invés da coluna d’água, portanto, o substrato do aquário deve ser rico em nutrientes. Além disso, uma vez que estejam grandes o suficiente, podem começar a produzir pequenos brotos laterais que se transformam em novas mudas. Elas são uma das plantas de fundo mais usadas para compor os aquários.
5. Cabomba (Cabomba Caroliniana)
Se você está começando no aquarismo e quer uma planta fácil de cuidar, a Cabomba é perfeita para você!
As cabombas crescem com muita facilidade e se adaptam a diferentes condições de água. Além disso, ela fornece esconderijo para filhotes devido ao formato de suas folhas, e por fim, é usada para desova de muitos peixes.
A cabomba cresce em qualquer tipo de aquário e deve ser colocada no fundo dele, pois irá formar uma magnífica “floresta” para os seus peixes. Como são pouco exigentes, necessitam de luz fraca para que possam crescer. No entanto, a planta fica com uma cor desbotada e adquiri um tom amarelado quando recebe pouca luz, mas mesmo assim ainda prospera.
Veja também:
6. Hygrophila difformis
A planta Hygrophila difformis é uma linda planta de caule e bem fácil de cuidar. Seus caules podem atingir cerca de 30 cm de altura e até 12 cm de largura.
De um modo geral, elas são consideradas plantas para iniciantes, pois suportam uma grande variedade de condições de água e temperatura. Tudo o que você precisa fazer é fornecer um pouco de luz e, posteriormente, algum tipo de fertilização líquido para nutri-la.
Simplesmente pelo fato de ser uma planta de crescimento rápido, elas são ideais para competir por nutrientes em um aquário que esteja sofrendo com algas. Portanto, são plantas de fundo perfeitas para você colocar no seu aquário.
4 Comentários
Pingback: Tetra Longfin (Bryconalestes longipinnis) - MyAquarium
Pingback: Peixe Cruzeiro do Sul (Hemiodus gracilis) - MyAquarium
Pingback: Top 5 plantas para colocar na parte da frente do aquário - MyAquarium
Pingback: Neolebias de Ansorge (Neolebias ansorgii) - MyAquarium